por XxXMarlonXxX » Qui Out 04, 2012 16:57
Primeiramente gostaria de me apresentar, sou Marlon, sou novo por aqui e estou iniciando meus estudos para as específicas em engenharia mecânica, e como (quase) todo estudante do ensino médio tenho muitas dificuldades. Vamos a questão, depois ao que eu entendi, depois direi minha dúvida:
Admita dois números inteiros positivos, representados por a e b. Os restos das divisões de a e b por 8 são, respectivamente, 7 e 5.
Determine o resto da divisão do produto a.b por 8.
É o seguinte, as minhas conclusões (me corrijam caso eu esteja errado,por favor):
a pode ser infinitos números, mas existe uma maneira de representar, que é multiplicando o 8 por um número e somando ao resto da divisão. Chamei o este numero que multiplica de x.
a = 8.x + 7
A mesma coisa com b, chamando o número que multiplica o 8 de y:
b = 8.y + 5
Agora vamos ao produto:
a.b = (8x + 7).(8y + 5) = 64xy + 40x + 56y + 35
Aí está minha dúvida, não sei como prosseguir..
Tenho dúvidas em várias questões, meu ensino fundamental e médio foram bem abaixo da média, gostaria de contar com a ajuda de vocês.
Um abraço, obrigado!
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XxXMarlonXxX
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por Cleyson007 » Qui Out 04, 2012 17:23
Boa tarde Marlon!
Seja bem-vindo ao AjudaMatemática!
Acredito que posso ajudá-lo.. Vamos lá?
a = 8.x + 7 (OK)
b = 8.y + 5 (OK)
Quanto ao produto a.b = (8x + 7).(8y + 5) = 64xy + 40x + 56y + 35 (OK)
Chegou na beira do gol era só chutar..
64xy + 40x + 56y + 35 ---> 8(8xy + 5x +7y + 4) + 3
Chamando (8xy + 5x +7y + 4) de "q", temos: 8q + 3. Logo, o resto da divisão do produto a.b por 8 é
3Bons estudos! Qualquer dúvida estou por aqui
Abraço,
Cleyson007
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por XxXMarlonXxX » Qui Out 04, 2012 17:33
Poxa, é verdade! Agora consegui enxergar, muito obrigado! Esse lance que você fez é alguma propriedade ou apenas uma jogada matemática? Pergunto isso porque, como eu disse anteriormente, meu ensino fundamental e médio foram péssimos...To tentando correr atrás do prejuízo!
Abusando ainda de sua boa vontade, você sabe de algum material, online mesmo se possível, de matemática de ensino fundamental?Pois tenho livros do ensino médio, porém as dúvidas que tenho não me dão uma "base" pra prosseguir, sempre fica umas lacunas em função de não conhecer as propriedades que não foram bem vistas no ensino fundamental...
Obrigado mais uma vez amigo, uma boa tarde!
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por Cleyson007 » Qui Out 04, 2012 18:22
Olá, boa tarde!
Marlon, fico feliz em saber que pude ajudar!
É uma propriedade matemática (ih, fugiu o nome agora..). O importante é a compreensão e saber aplicá-la.
Quanto ao material, acredito que esse site lhe seja útil:
http://www.videoaulaestudante.com/ensin ... matematicaAmigo, qualquer coisa estou por aqui
Abraço,
Cleyson007
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por MarceloFantini » Qui Out 04, 2012 18:48
Ele apenas aplicou a distributiva. O conceito importante aqui era notar que bastava que você escrevesse o produto como um múltiplo de 8 somado a algum resto. Como os três primeiros números eram todos múltiplos de 8, você precisava escrever 35 como um múltiplo de 8 mais algo, mas

, daí usou a distributiva.
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por XxXMarlonXxX » Qui Out 04, 2012 19:00
@Cleyson007
Muito obrigado mais uma vez, vou conferir o material, me ajudou bastante mesmo!
@MarceloFantini
Pois é, de início não consegui enxergar esse ponto, quando o @Cleyson007 postou a resolução eu consegui perceber, tenho de ter mais atenção mesmo...Preciso treinar mais, obrigado!
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por Cleyson007 » Qui Out 04, 2012 19:40
Boa tarde amigos!
Fantini, o nome que fugiu não é a distributiva. Para mim, esse processo de chamar de "q" e somar com o resto é que tem um nome e o nome fugiu rsrs.
Marlon, como eu te disse acredito que o site lhe será útil. Vamos fazer o seguinte: A medida que forem surgindo as dúvidas poste-as aqui no fórum, que eu, ou algum outro amigo, irá te ajudando
No mais, bons estudos!
Abraço,
Cleyson007
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por MarceloFantini » Qui Out 04, 2012 19:47
Seria o algoritmo da divisão (ou algoritmo de Euclides)?
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por Cleyson007 » Qui Out 04, 2012 19:56
É isso ai Fantini!
Obrigado por relembrar --> Algoritmo de Euclides!
Abraço,
Cleyson007
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por XxXMarlonXxX » Qui Out 04, 2012 21:45
Distributiva eu lembro (pelo menos isso), lembro de alguns outros, que na minha época chamavam de produto notável, creio que não tenha mudado, nem foi tanto tempo assim.
Procurei sobre esse algoritmo de Euclides, é interessante pra encontrar o MDC, porém prefiro outros métodos...
@Cleyson007
Obrigado, não me falta é dúvidas! Interessante o site, só falta eu procurar uns exercícios pra complementar. Agradeço mais uma vez! Sobre as dúvidas amanhã irei postar,
um abraço a todos!
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por LuizAquino » Sex Out 05, 2012 15:32
XxXMarlonXxX escreveu:(...)
Abusando ainda de sua boa vontade, você sabe de algum material, online mesmo se possível, de matemática de ensino fundamental?
(...)
Eu gostaria de recomendar as videoaulas do Nerckie:
http://www.youtube.com/nerckieSeria interessante você começar pelo curso "Matemática Zero", que faz exatamente uma revisão dos conteúdos do nível fundamental.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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