miguel135 escreveu:Quantas vezes em um dia um relógio normal (analógico) tem seus 3 ponteiros formando 120 graus entre si?

para
e o que indica minuto passar de
para
e o de segundo passar de
para
, teremos o segundo horário que o fato acontece que é às 01:25:45. E O processo continua ... 

miguel135 escreveu:santhiago, não é isso. Às 00:20:40 eles não formam 120 graus entre si(lembre-se que o ponteiro pequeno não está exatamente no "12" do relógio após 20min e 40s nem o o ponteiro do minuto esta exatamento no "4" do relógio).

que cada ponteiro forma com um referencial fixo segue uma equação diferencial da forma
, onde
é uma constante. Ou seja, os ponteiros percorrem ângulos iguais em tempos iguais. Certo, isso não é novidade. Portanto se, por exemplo,
é o angulo formado entre o ponteiro dos minutos e das horas a cada instante te tempo, eu acredito que precisamos calcular um número
de vezes tal que
para o intervalo de tempo de 1 dia.
) todos os ponteiros formem com relação ao eixo vertical do relógio
e o crescimento dos ângulos se dá no sentido horário. As velocidades angulares de cada ponteiro são para o das horas, minutos e segundos, respectivamente,
rad/s ,
rad/2 e
rad/s. Assim, as soluções das equações de crescimento são

. Daí, seguindo o raciocínio, precisamos calcular
tal que
para
já que
é à meia-noite. Fazendo a conta, encontramos que o menor
inteiro tal que
é
. Daí, o ângulo entre estes ponteiros será 120° 21 vezes por dia. (será q é certo isso ???)
fizesse o mesmo papel que
no ângulo relativo entre o ponteiro dos minutos e segundos, por exemplo, eu acho que teríamos uma equação diofantina relacionando-os.
/6 rad/h
/21.600)rad/s
/1800)rad/s
/30)rad/s
rad em 12h. Assim, sua velocidade é
rad/h.
rad a cada minuto. Como 1 minuto é
de hora, então a velocidade será
rad/h ou
rad/h.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes