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R.L com números.

R.L com números.

Mensagempor wesley franciz » Seg Abr 21, 2014 20:15

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Questão




Galera eu só achei um linha que é: 1234 ---- 4321 ---- 1234 ---- 4321
------------Posições nos números: Primeiro -- Segundo -- Terceiro -- Quarto
Percebi que os números de ordem ímpar terminam em Par que é o 4 e os de ordem Par terminam em ìmpar que é o 1
Estão marquei a letra D) 1, pq o 86 termo é Par.
Ainda não saiu o gabarito oficial, vcs veem outra R.L nessa questão? afinal o resultado é a letra B) 3
Obrigado.
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Re: R.L com números.

Mensagempor Russman » Seg Abr 21, 2014 22:07

Trata-se de uma sequência periódica. Não é tão simples resolver pois o período é 8 e teríamos de resolver uma equação polinomial de 8° grau. Dá pra fazer. Mas eu pensei, alternativamente, vista simetria do período(parece redundante essa expressão) em resolver da seguinte forma.

Seja a sequência S= \left \{ 1,2,3,4,4,3,2,1,1,2,3,4,4,3,... \right \} cujo n-ésimo elemento é S_n, n \geq 1.
Tome duas subsequências A=\left \{ 1,2,3,4 \right \} e B= \left \{ 4,3,2,1 \right \}.

Assim, podemos escrever S= \left \{A,B,A,B,A,... \right \}. Se imaginarmos que A e B são, na verdade, números reais quaisquer então S_n = \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n]
Escrevendo formalmente, temos S_n \in \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n]. Isto é, o n-ésimo termo pertencerá a prevista subsequência. É interessante notar aqui que o "4" de A é diferente do "4" de B. Em geral, é como se as subsequências tivessem elementos todos diferentes.

Portanto, agora podemos prever em qual sub-sequência que o n-ésimo termo da sequência vai pertencer. Ainda, como ambas subsequências tem 4 elementos, cada vez que n for múltiplo de 4 o S_n será 4 se S_n \in A e 1 se S_n \in B. Daí, se N é o resto da divisão de n por 4, então S_n será o 1\leq N \leq4 termo de A ou B.

Como 86/4 tem resto 2 e S_{86} \in B, então S_{86} é o 2° termo de B que é 3.

(:
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Re: R.L com números.

Mensagempor wesley franciz » Seg Abr 21, 2014 22:21

Russman escreveu:Trata-se de uma sequência periódica. Não é tão simples pq dentro do período há termos repetidos. Eu pensei em resolver da seguinte forma.

Seja a sequência S= \left \{ 1,2,3,4,4,3,2,1,1,2,3,4,4,3,... \right \} cujo n-ésimo elemento é S_n, n \geq 1.
Tome duas subsequências A=\left \{ 1,2,3,4 \right \} e B= \left \{ 4,3,2,1 \right \}.

Assim, podemos escrever S= \left \{A,B,A,B,A,... \right \}. Se imaginarmos que A e B são, na verdade, números reais quaisquer então S_n = \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n]
Escrevendo formalmente, temos S_n \in \frac{1}{2}[A+B+(B-A)(-1)^n]. Isto é, o n-ésimo termo pertencerá a prevista subsequência. É interessante notar aqui que o "4" de A é diferente do "4" de B. Em geral, é como se as subsequências tivessem elementos todos diferentes.

Portanto, agora podemos prever em qual sub-sequência que o n-ésimo termo da sequência vai pertencer. Ainda, como ambas subsequências tem 4 elementos, cada vez que n for múltiplo de 4 o S_n será 4 se S_n \in A e 1 se S_n \in B. Daí, se N é o resto da divisão de n por 4, então S_n será o 1\leq N \leq4 termo de A ou B.

Como 86/4 tem resto 2 e S_{86} \in B, então S_{86} é o 2° termo de B que é 3.

(:

Muito obrigado, vou separar um tempo pra fazer desse jeito umas dez vezes, até pegar a senha,kkkk
Vi na internet uma pessoa colocou assim:
86 | 8_____
8. . 10
. 6

86º = 1, 2, 3, 4, 4, (3) <= 3 <= a resposta

Mas não explicou o processo. É o msm Raciocínio seu?
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Re: R.L com números.

Mensagempor Russman » Seg Abr 21, 2014 22:42

É, o mesmo raciocínio. Mas nesse caso a pessoa usou o período todo, que é 8. Se fizermos C = \left \{ 1,2,3,4,4,3,2,1 \right \}, então S = \left \{ C,C,C,C,... \right \}. Daí, como C tem 8 termos, se o resto da divisão n/8 é 1 \geq N \geq <8 então o S_n será o N-ésimo termo de C.

Parece mais simples fazer assim do que dividir a sequência em 2. A vantagem em dividir a sequência em 2 é que temos de dividir n por 4 ao invés de 8, que parece mais fácil! hahaha brincadeira.

Mas, de fato, resolver por Equações de Diferenças Finitas seria BEM mais elegante do que esse monte de suposições.
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Re: R.L com números.

Mensagempor wesley franciz » Seg Abr 21, 2014 23:13

Vou treina mais na sua resolução msm, pq tem mais base,kkk. No dia da prova vai ficar por último, a banca IBFC sempre compra um questões assim e sempre é fácil o raciocínio, mas nas últimas prova ela está pegando mais pesado,kkkkk.
Muito Obrigado.
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Re: R.L com números.

Mensagempor Russman » Seg Abr 21, 2014 23:20

Não por isso. Boa sorte. (:
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1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


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1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59