por Jhonata » Qui Mai 02, 2013 16:09
Estou com o seguinte problema em mãos, aparentemente bem simples:
Assinale a solução geral do sistema linear representado pela matriz aumentada

a)

b)

c)

d)

A alternativa b e c são falsas; na matriz, nitidamente tenho apenas uma linha nula, o que vai nos dar uma variável independente e teremos como conjunto solução uma reta(que no ponto de vista geral, o sistema terá infinitas soluções). Cara, eu terminei de escalonar(pra matriz totalmente escalonada) a matriz e parametrizei as equações lineares:
~


Fazendo z = t (o parâmetro, ou seja, a variável livre.):

Dai o conjunto solução seria a reta:

{

}
Que não bate com nenhuma das alternativas do gabarito que é a alternativa
a.
Mas vemos algo em comum na minha resposta com relação ao gabarito.
1)o vetor do espaço gerado é metade do que aparece no gabarito;
2) o vetor (-2,1,0) aparece no gabarito.
No que posso ter errado? Me corrijam, por favor. Qualquer ajuda é bem vinda. Grato desde já.
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por e8group » Qui Mai 02, 2013 16:56
Sua solução está correta . No entanto ,qualquer vetor não nulo paralelo ao vetor diretor também é vetor diretor da reta . Assim , o vetor

é diretor da reta .Onde :

.
Além disso , note que :

.
Daí ,

. Isto mostra que seus cálculos estão corretos .
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por Jhonata » Qui Mai 02, 2013 17:26
Excelente explicação, mas ainda permaneceram duas dúvidas:
Como encontrar o vetor diretor?
E como eu saberia/notaria que deveria encontrá-lo pra utilizar no problema em questão?
Ah, muito obrigado mesmo pela ajuda!
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por e8group » Qui Mai 02, 2013 18:01
Jhonata escreveu:Como encontrar o vetor diretor?
Se uma reta passa pelos pontos

e

qualquer vetor que é múltiplo escalar de

será paralelo a

, ou seja , qualquer vetor que é múltiplo escalar de

será vetor diretor desta reta .(*) A escolha deste vetor irá influenciar no parâmetro ,por exemplo ,enquanto tomando-se

obtemos que o ponto

pertence a reta ,por outro lado ,tomando-se

obterá

.
Jhonata escreveu:E como eu saberia/notaria que deveria encontrá-lo pra utilizar no problema em questão?
Está pergunta não sei responder ,geralmente quando a questão é múltipla escolha podemos verificar se a solução é equivalente a uma das alternativas . Neste caso , é fácil ver que o vetor

é múltiplo escalar de

,pelo argumento (*) ,podemos ver que a mudança de variável

nos levará a resposta que está no formato do item (a) .
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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