por AlexandreLuna » Ter Abr 24, 2012 22:10
2.Certa importância foi distribuída entre quatro pessoas em partes diretamente proporcionais ao número de filhos e inversamente proporcionais ás suas idades. A primeira tem 2 filhos e 42 anos; a segunda , 3 filhos e 50 anos; a terceira 5 filhos e 48 anos e a quarta, 6 filhos e 45 anos. Sabendo-se que a primeira recebeu R$156,00, calcular a importância total e as partes das outras três. Respostas: 1130,61; 196,56; 341,25; 436,80
Este é o tipo de exercício que eu nem sei por onde começar, pois na minha apostila só tem exemplos de exercícios separados em que ou é só proporcional ou é só inversamente proporcional. E não sei qual se faz primeiro se é a idade ou os filhos, e o valor citado da primeira me deixou mais confuso ainda.
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por DanielFerreira » Dom Abr 29, 2012 16:06
AlexandreLuna escreveu:2.Certa importância foi distribuída entre quatro pessoas em partes diretamente proporcionais ao número de filhos e inversamente proporcionais ás suas idades. A primeira tem 2 filhos e 42 anos; a segunda , 3 filhos e 50 anos; a terceira 5 filhos e 48 anos e a quarta, 6 filhos e 45 anos. Sabendo-se que a primeira recebeu R$156,00, calcular a importância total e as partes das outras três. Respostas: 1130,61; 196,56; 341,25; 436,80
Este é o tipo de exercício que eu nem sei por onde começar, pois na minha apostila só tem exemplos de exercícios separados em que ou é só proporcional ou é só inversamente proporcional. E não sei qual se faz primeiro se é a idade ou os filhos, e o valor citado da primeira me deixou mais confuso ainda.
Saiba que:
=> se um número é diretamente proporcional a outro, então multiplique; ex: 4 é diretamente proporcional a x, então: 4x
=> se um número é inversamente proporcional a outro, então divida; ex: 4 é inversamente proporcional a x, então:

Imagine que a importância a ser distribuída é k, então:

Foi dito que a 1ª recebeu R$ 156,00,
daí,



Alexandre,
agora substitua k em cada uma das frações acima e obterá o respectivo valor de cada uma.
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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
zig - Sex Set 23, 2011 13:57
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}](/latexrender/pictures/19807748a214d3361336324f3e43ea9a.png)
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}](/latexrender/pictures/3d7908e5b4e397bf635b6546063d9130.png)
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
Vennom - Sex Set 23, 2011 21:41
zig escreveu:![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[5]}](/latexrender/pictures/19807748a214d3361336324f3e43ea9a.png)
![{(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}} {(0,05)}^{-\frac{1}{2}}=\frac{10}{\sqrt[2]{5}}](/latexrender/pictures/3d7908e5b4e397bf635b6546063d9130.png)
Rpz, o negócio é o seguinte:
Quando você tem uma potência negativa, tu deve inverter a base dela. Por exemplo:
Então pense o seguinte: a fração geratriz de 0,05 é

, ou seja, 1 dividido por 20 é igual a 0.05 . Sendo assim, a função final é igual a vinte elevado à meio.
Veja:
A raiz quadrada de vinte, você acha fácil, né?
Espero ter ajudado.
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
fraol - Dom Dez 11, 2011 20:23
Nós podemos simplificar, um pouco,

da seguinte forma:

.
É isso.
Assunto:
simplifiquei e achei...está certo?????????????
Autor:
fraol - Dom Dez 11, 2011 20:24
Nós podemos simplificar, um pouco,

da seguinte forma:

.
É isso.
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