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Sem utilizar o método de indução matemática

Sem utilizar o método de indução matemática

Mensagempor Prof Prevaricador » Dom Abr 14, 2013 19:39

Este exercício nem sei por onde começar...

Sem utilizar o método de indução matemática, mostre que:


\sum_{{i}={0}}^{n}i(_{i}^{n}\textrm{})^2=n(_{n}^{2n-1}\textrm{}) , n ? 1

Podem dar-me um empurrãozinho?

P.S. - Penso que seja suposto usar as igualdade binomiais
mas não estou a ver como... :$
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Re: Sem utilizar o

Mensagempor e8group » Dom Abr 14, 2013 20:52

Pensei da seguinte forma :

Solução :

Desenvolvendo , \sum_{i=0}^n i\binom{n}{i}^2 ,segue

\sum_{i=0}^n i\binom{n}{i}^2 = \sum_{i=0}^n i\frac{n!^2}{i!^2(n-i)!^2} = n!^2 \left(\frac{1}{(n-1)!^2}+ \frac{1}{2(n-2)!^2} +\frac{1}{12(n-3)!^2}  + \hdots + \frac{1}{n!(n-1)!} \right) .

E ainda ,


n!^2 \left(\frac{1}{(n-1)!^2}+ \frac{1}{2(n-2)!^2} +\frac{1}{12(n-3)!^2}  + \hdots + \frac{1}{n!(n-1)!} \right) =


\frac{n}{n!(n-1)!} \cdot \left(\frac{1}{(n-1)!^2}+ \frac{1}{2(n-2)!^2} +\frac{1}{12(n-3)!^2}  + \hdots + \frac{1}{n!(n-1)!}\right) \cdot (n-1)!^2 n!^2 .


OBS.: n!^2 =n! \cdot n! =  n \cdot n! \cdot (n-1)! =     n \cdot  (n!   \cdot (n-1)!)^2/( n!   \cdot (n-1)!) .

Dica : Mostre que

\left(\frac{1}{(n-1)!^2}+ \frac{1}{2(n-2)!^2} +\frac{1}{12(n-3)!^2}  + \hdots + \frac{1}{n!(n-1)!}\right) \cdot (n-1)!^2 n!^2  =  \\ \\  (2n-1)! .
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Re: Sem utilizar o método de indução matemática

Mensagempor Prof Prevaricador » Dom Abr 14, 2013 21:08

Obrigado pela ajuda santhiago!!
Vou ler melhor a tua explicação mas entretanto,
após uma leitura mais aprofundada sobre esta matéria estou
a pensar usar a Lei da Simetria e a Convolução de Vandermonde...

\sum_{{i}={0}}^{n}i(_{i}^{n}\textrm{})^2=\sum_{{i}={0}}^{n}i(_{i}^{n}\textrm{})(_{i}^{n}\textrm{})

Aplicando a lei da simetria: (_{k}^{n}\textrm{})=(_{n-k}^{n}\textrm{})
Nota:(tenho dúvidas se se pode aplicar por causa do "i" que ficou de fora...)

\sum_{{i}={0}}^{n}i(_{i}^{n}\textrm{})(_{n-i}^{n}\textrm{})

Aplicando a Convolução de Vandermonde \sum_{{k}={0}}^{n}(_{k}^{r}\textrm{})(_{n-k}^{s}\textrm{})=(_{n}^{r+s}\textrm{})

Ficando com

i(_{n}^{2n}\textrm{})

Ou seja, a demonstração dá-me errado!!
Não consigo perceber porquê...

Podes verificar esta resolução e porque é que dá errado?

Abraço
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Re: Sem utilizar o método de indução matemática

Mensagempor Prof Prevaricador » Seg Abr 15, 2013 13:51

Santhiago:

Não consegui resolver este exercíco com a Convolução de Vandermonde
e acho que nem sequer se pode aplicar neste caso...

Mas continuo sem perceber a tua resoluçao!

Neste passo:

\sum_{i=0}^n i\binom{n}{i}^2 = \sum_{i=0}^n i\frac{n!^2}{i!^2(n-i)!^2} = n!^2 \left(\frac{1}{(n-1)!^2}+ \frac{1}{2(n-2)!^2} +\frac{1}{12(n-3)!^2} + \hdots + \frac{1}{n!(n-1)!} \right) .

o que é que aconteceu ao

\sum_{i=0}^n i

Além disso, ao desevolver não te esqueceste que no divisor i!^2 ?

Cumprimentos
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Re: Sem utilizar o

Mensagempor e8group » Seg Abr 15, 2013 16:07

Então ,observe que i!^2 = i \cdot (i-1)! \cdot i ! não é verdade ? .


Assim , \sum_{i=0} ^n  i \frac{ n!^2 }{i!^2 (n-i)!^2} = 0 + \sum_{i=1}^n i \frac{ n!^2 }{i!^2 (n-i)!^2}  = \sum_{i=1} i \frac{ n!^2 }{i!^2 (n-i)!^2} = n!^2  \sum_{i=1}^n  \frac{ 1}{ (i-1)! \cdot i ! (n-i)!^2}= n!^2  \sum_{i=1}^n \frac{ 1}{(i-1)! \cdot i ! (n-i)!^2} .



Quando i= 1,2,\hdots , n veja como fica cada parcela :

n!^2 \frac{ 1}{(1-1)! \cdot 1 ! (n-1)!^2} = n!^2 \frac{ 1}{(n-1)!^2}

n!^2 \frac{ 1}{(2-1)! \cdot 2 ! (n-2)!^2}  =  n!^2 \frac{ 1}{2 (n-2)!^2}


(...)

n!^2 \frac{ 1}{(n-1)! \cdot n ! (n-n)!^2}  =  n!^2 \frac{ 1}{n! (n-1)!}


Certo ?

OBS_1.: A solução que indiquei infelizmente não é adequada .Convenhamos que não é simples mostrar que

\left(\frac{1}{(n-1)!^2}+ \frac{1}{2(n-2)!^2} +\frac{1}{12(n-3)!^2}  + \hdots + \frac{1}{n!(n-1)!}\right) \cdot (n-1)!^2 n!^2 é igual a (2n-1)! .

OBS_2.:Acredito que seu pensamento está correto ao utilizar Convolução de Vandermonde.Mas que tal trabalhar antes em \sum_{i=0}^n i\binom{n}{i}^2 de forma a eliminar o termo "i" ?
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Re: Sem utilizar o método de indução matemática

Mensagempor Prof Prevaricador » Seg Abr 15, 2013 16:45

Obrigado santhiago, vou voltar a resolver o problema usando a abordagem que indicas.

Entretanto podes dar a tua opinião sobre como resolver o exercício:
http://www.ajudamatematica.com/viewtopic.php?f=121&t=11710

Cumprimentos
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Re: Sem utilizar o

Mensagempor e8group » Seg Abr 15, 2013 18:18

Ok , vou analisar o exercício do outro tópico .Qualquer evolução no mesmo postarei lá .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?