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Sem utilizar o método de indução matemática

Sem utilizar o método de indução matemática

Mensagempor Prof Prevaricador » Dom Abr 14, 2013 19:39

Este exercício nem sei por onde começar...

Sem utilizar o método de indução matemática, mostre que:


\sum_{{i}={0}}^{n}i(_{i}^{n}\textrm{})^2=n(_{n}^{2n-1}\textrm{}) , n ? 1

Podem dar-me um empurrãozinho?

P.S. - Penso que seja suposto usar as igualdade binomiais
mas não estou a ver como... :$
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Re: Sem utilizar o

Mensagempor e8group » Dom Abr 14, 2013 20:52

Pensei da seguinte forma :

Solução :

Desenvolvendo , \sum_{i=0}^n i\binom{n}{i}^2 ,segue

\sum_{i=0}^n i\binom{n}{i}^2 = \sum_{i=0}^n i\frac{n!^2}{i!^2(n-i)!^2} = n!^2 \left(\frac{1}{(n-1)!^2}+ \frac{1}{2(n-2)!^2} +\frac{1}{12(n-3)!^2}  + \hdots + \frac{1}{n!(n-1)!} \right) .

E ainda ,


n!^2 \left(\frac{1}{(n-1)!^2}+ \frac{1}{2(n-2)!^2} +\frac{1}{12(n-3)!^2}  + \hdots + \frac{1}{n!(n-1)!} \right) =


\frac{n}{n!(n-1)!} \cdot \left(\frac{1}{(n-1)!^2}+ \frac{1}{2(n-2)!^2} +\frac{1}{12(n-3)!^2}  + \hdots + \frac{1}{n!(n-1)!}\right) \cdot (n-1)!^2 n!^2 .


OBS.: n!^2 =n! \cdot n! =  n \cdot n! \cdot (n-1)! =     n \cdot  (n!   \cdot (n-1)!)^2/( n!   \cdot (n-1)!) .

Dica : Mostre que

\left(\frac{1}{(n-1)!^2}+ \frac{1}{2(n-2)!^2} +\frac{1}{12(n-3)!^2}  + \hdots + \frac{1}{n!(n-1)!}\right) \cdot (n-1)!^2 n!^2  =  \\ \\  (2n-1)! .
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Re: Sem utilizar o método de indução matemática

Mensagempor Prof Prevaricador » Dom Abr 14, 2013 21:08

Obrigado pela ajuda santhiago!!
Vou ler melhor a tua explicação mas entretanto,
após uma leitura mais aprofundada sobre esta matéria estou
a pensar usar a Lei da Simetria e a Convolução de Vandermonde...

\sum_{{i}={0}}^{n}i(_{i}^{n}\textrm{})^2=\sum_{{i}={0}}^{n}i(_{i}^{n}\textrm{})(_{i}^{n}\textrm{})

Aplicando a lei da simetria: (_{k}^{n}\textrm{})=(_{n-k}^{n}\textrm{})
Nota:(tenho dúvidas se se pode aplicar por causa do "i" que ficou de fora...)

\sum_{{i}={0}}^{n}i(_{i}^{n}\textrm{})(_{n-i}^{n}\textrm{})

Aplicando a Convolução de Vandermonde \sum_{{k}={0}}^{n}(_{k}^{r}\textrm{})(_{n-k}^{s}\textrm{})=(_{n}^{r+s}\textrm{})

Ficando com

i(_{n}^{2n}\textrm{})

Ou seja, a demonstração dá-me errado!!
Não consigo perceber porquê...

Podes verificar esta resolução e porque é que dá errado?

Abraço
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Re: Sem utilizar o método de indução matemática

Mensagempor Prof Prevaricador » Seg Abr 15, 2013 13:51

Santhiago:

Não consegui resolver este exercíco com a Convolução de Vandermonde
e acho que nem sequer se pode aplicar neste caso...

Mas continuo sem perceber a tua resoluçao!

Neste passo:

\sum_{i=0}^n i\binom{n}{i}^2 = \sum_{i=0}^n i\frac{n!^2}{i!^2(n-i)!^2} = n!^2 \left(\frac{1}{(n-1)!^2}+ \frac{1}{2(n-2)!^2} +\frac{1}{12(n-3)!^2} + \hdots + \frac{1}{n!(n-1)!} \right) .

o que é que aconteceu ao

\sum_{i=0}^n i

Além disso, ao desevolver não te esqueceste que no divisor i!^2 ?

Cumprimentos
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Re: Sem utilizar o

Mensagempor e8group » Seg Abr 15, 2013 16:07

Então ,observe que i!^2 = i \cdot (i-1)! \cdot i ! não é verdade ? .


Assim , \sum_{i=0} ^n  i \frac{ n!^2 }{i!^2 (n-i)!^2} = 0 + \sum_{i=1}^n i \frac{ n!^2 }{i!^2 (n-i)!^2}  = \sum_{i=1} i \frac{ n!^2 }{i!^2 (n-i)!^2} = n!^2  \sum_{i=1}^n  \frac{ 1}{ (i-1)! \cdot i ! (n-i)!^2}= n!^2  \sum_{i=1}^n \frac{ 1}{(i-1)! \cdot i ! (n-i)!^2} .



Quando i= 1,2,\hdots , n veja como fica cada parcela :

n!^2 \frac{ 1}{(1-1)! \cdot 1 ! (n-1)!^2} = n!^2 \frac{ 1}{(n-1)!^2}

n!^2 \frac{ 1}{(2-1)! \cdot 2 ! (n-2)!^2}  =  n!^2 \frac{ 1}{2 (n-2)!^2}


(...)

n!^2 \frac{ 1}{(n-1)! \cdot n ! (n-n)!^2}  =  n!^2 \frac{ 1}{n! (n-1)!}


Certo ?

OBS_1.: A solução que indiquei infelizmente não é adequada .Convenhamos que não é simples mostrar que

\left(\frac{1}{(n-1)!^2}+ \frac{1}{2(n-2)!^2} +\frac{1}{12(n-3)!^2}  + \hdots + \frac{1}{n!(n-1)!}\right) \cdot (n-1)!^2 n!^2 é igual a (2n-1)! .

OBS_2.:Acredito que seu pensamento está correto ao utilizar Convolução de Vandermonde.Mas que tal trabalhar antes em \sum_{i=0}^n i\binom{n}{i}^2 de forma a eliminar o termo "i" ?
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Re: Sem utilizar o método de indução matemática

Mensagempor Prof Prevaricador » Seg Abr 15, 2013 16:45

Obrigado santhiago, vou voltar a resolver o problema usando a abordagem que indicas.

Entretanto podes dar a tua opinião sobre como resolver o exercício:
http://www.ajudamatematica.com/viewtopic.php?f=121&t=11710

Cumprimentos
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Re: Sem utilizar o

Mensagempor e8group » Seg Abr 15, 2013 18:18

Ok , vou analisar o exercício do outro tópico .Qualquer evolução no mesmo postarei lá .
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.