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Provar, usando a propriedade arquimediana

Provar, usando a propriedade arquimediana

Mensagempor Aliocha Karamazov » Sex Set 09, 2011 01:25

Pessoal, vou postar nessa seção, pois esse exercício está no capítulo de sequência do livro...

Usando a propriedade arquimediana, prove que se |x-y|<\frac{1}{n} para todo n\in\mathds{N}, então x=y
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Re: Provar, usando a propriedade arquimediana

Mensagempor fraol » Sex Dez 16, 2011 19:05

Lá vai uma tentativa: (todo n Natural)

|x-y| < \frac{1}{n} \iff - \frac{1}{n} < x - y < \frac{1}{n} \iff y - \frac{1}{n} < x < \frac{1}{n} + y

Se n tende a 0 então ficaremos com algo assim - \infty  < x < \infty o que é sempre verdade para qualquer x real e nada concluímos.

Se n tende ao \infty então ficaremos com y  < x < y e portanto x = y.

É isso aí. Que tal?
Editado pela última vez por fraol em Sáb Dez 17, 2011 06:16, em um total de 1 vez.
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Re: Provar, usando a propriedade arquimediana

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Dez 17, 2011 00:05

Se fosse menor ou igual talvez, mas y<y não faz muito sentido.
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Re: Provar, usando a propriedade arquimediana

Mensagempor fraol » Sáb Dez 17, 2011 06:13

Oops!

Está certo Marcelo,

Vou repensar a tentativa, você tem alguma dica?

Abç,
Francisco.
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Re: Provar, usando a propriedade arquimediana

Mensagempor fraol » Sáb Dez 17, 2011 20:53

Repensando e usando melhor o enunciado, vamos a uma nova parcial:

(1) A propriedade Arquimediana diz que dados a, b \in R tais que 0 < a < b então existe algum m \in N tal que m.a > b.

(2) Da hipótese do enunciado temos |x - y| < \frac{1}{n}, invertendo ficamos com n < \frac{1}{|x - y|}.

(3) Aplicando a Arquimediana em (2) pode-se, então, afirmar que existe algum m \in N tal que m.n < \frac{1}{|x - y|}.

(4) Mas olhando para (3) e (1), vemos que o tal m em (3) só existirá se |x - y| \ne 0

E agora eu encalhei, será que foi a cerveja? Será que teremos que partir para uma contradição para provar a hipótese?

Bom, se alguém tiver alguma dica, por favor, manda pra cá.
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Re: Provar, usando a propriedade arquimediana

Mensagempor fraol » Seg Dez 19, 2011 19:53

Retomando o raciocínio da minha intervenção anterior e, corrigindo alguns equívocos temos o seguinte:

(1) A propriedade Arquimediana diz que dados a, b \in R tais que 0 < a < b então existe algum m \in N tal que m.a > b.

(2) Da hipótese do enunciado temos |x - y| < \frac{1}{n}. Vamos supor então que x \ne y e portanto | x - y | > 0.

(3) Aplicando a Arquimediana em (2) pode-se, então, afirmar que existe algum m \in N tal que m . |x - y| > \frac{1}{n} \iff |x - y| > \frac{1}{m.n}.

(4) Como m, n \in N então m . n \in N também, chamemos esse produto de p.

(5) Assim, chegamos a uma contradição: |x - y| < \frac{1}{n} e |x - y| > \frac{1}{p}. Ambos n e p naturais quaisquer contrariando a hipótese dada no enunciado original e a nossa suposição de que x \ne y.

(6) Portanto, só resta aceitar que x = y.

Aliás, há outra forma de forma provar isso. Antes teríamos que provar que o ínfimo do conjunto { \frac{1}{n}; n \in N } é igual a 0 (usando a Arquimediana). E daí usaríamos limites, mas aí estaríamos usando outros recursos além da Arquimediana.

Demorou mas fechou.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?