• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Derivada] regra do produto, da cadeia e trigonometria

[Derivada] regra do produto, da cadeia e trigonometria

Mensagempor souzalucasr » Sáb Mai 05, 2012 19:33

Olá pessoal,

Gostaria de ajuda na seguinte questão, que envolve derivadas com uso da regra do produto, regra da cadeia e trigonometria. Resolvi a questão em uma apostila, mas a solução está diferente do meu resultado e eu gostaria de verificar com vocês. Posto abaixo minha resolução e a resposta dada.

Determinar a derivada da expressão abaixo
f(x)=x\cdot  sen(\frac {\pi}{5}+3x)+cos^2(\frac {\pi}{5}+x)

Resolvi da seguinte forma:

f'(x)=(x\cdot  sen(\frac {\pi}{5}+3x))' +(cos^2(\frac {\pi}{5}+x))' (derivada da soma = soma das derivadas)

Na primeira derivada, como é um produto, aplico a regra do produto. Na segunda, aplico a regra da cadeia. Sendo assim, temos:

f'(x)=(x)'\cdot  sen(\frac {\pi}{5}+3x)+x\cdot (sen(\frac {\pi}{5}+3x))'+(cos(\frac {\pi}{5}+x))'\cdot ((cos(\frac {\pi}{5}+x))^2)'

f'(x)=sen(\frac {\pi}{5}+3x)+x\cdot cos(\frac {\pi}{5}+3x)-sen(\frac {\pi}{5}+x)\cdot 2 cos(\frac {\pi}{5}+x)

Então, minha resposta ficou assim:

f'(x)=sen(\frac {\pi}{5}+3x)+x\cdot cos(\frac {\pi}{5}+3x)-2sen(\frac {\pi}{5}+x) cos(\frac {\pi}{5}+x)

E a resposta da apostila é a seguinte:

f'(x)=sen(\frac {\pi}{5}+3x)+3x\cdot cos(\frac {\pi}{5}+3x)-sen(\frac {2\pi}{5}+2x)

Eu estou errado ou a resposta que está errada?

Desde já, muito obrigado pela ajuda de vocês!
souzalucasr
Usuário Ativo
Usuário Ativo

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado em Economia
Andamento: cursando

Re: [Derivada] regra do produto, da cadeia e trigonometria

Mensagempor LuizAquino » Sáb Mai 05, 2012 19:54

souzalucasr escreveu:Olá pessoal,

Gostaria de ajuda na seguinte questão, que envolve derivadas com uso da regra do produto, regra da cadeia e trigonometria. Resolvi a questão em uma apostila, mas a solução está diferente do meu resultado e eu gostaria de verificar com vocês. Posto abaixo minha resolução e a resposta dada.

Determinar a derivada da expressão abaixo
f(x)=x\cdot  sen(\frac {\pi}{5}+3x)+cos^2(\frac {\pi}{5}+x)

Resolvi da seguinte forma:

f'(x)=(x\cdot  sen(\frac {\pi}{5}+3x))' +(cos^2(\frac {\pi}{5}+x))' (derivada da soma = soma das derivadas)

Na primeira derivada, como é um produto, aplico a regra do produto. Na segunda, aplico a regra da cadeia. Sendo assim, temos:

f'(x)=(x)'\cdot  sen(\frac {\pi}{5}+3x)+x\cdot (sen(\frac {\pi}{5}+3x))'+(cos(\frac {\pi}{5}+x))'\cdot ((cos(\frac {\pi}{5}+x))^2)'

f'(x)=sen(\frac {\pi}{5}+3x)+x\cdot cos(\frac {\pi}{5}+3x)-sen(\frac {\pi}{5}+x)\cdot 2 cos(\frac {\pi}{5}+x)

Você esqueceu de aplicar a regra da cadeia no termo \textrm{sen}\,\left(\frac{\pi}{5}+3x\right) . Note que:

\left[\textrm{sen}\,\left(\frac{\pi}{5}+3x\right)\right]^\prime = \left[\cos \left(\frac{\pi}{5}+3x\right)\right]\left(\frac{\pi}{5}+3x\right)^\prime = 3\cos \left(\frac{\pi}{5}+3x\right)

Já no termo \cos^2\left(\frac {\pi}{5}+x\right) temos que aplicar a regra da cadeia duas vezes. Note que:

\left\{\left[\cos \left(\frac {\pi}{5}+x\right)\right]^2\right\}^\prime = 2\left[\cos \left(\frac {\pi}{5}+x\right)\right]\left[\cos\left(\frac {\pi}{5}+x\right)\right]^\prime

=  2\left[\cos \left(\frac {\pi}{5}+x\right)\right]\left[-\,\textrm{sen}\,\left(\frac {\pi}{5}+x\right)\right]\left[\left(\frac {\pi}{5}+x\right)\right]^\prime

=  2\left[\cos \left(\frac {\pi}{5}+x\right)\right]\left[-\,\textrm{sen}\,\left(\frac {\pi}{5}+x\right)\right]\cdot 1

=  -2\cos \left(\frac {\pi}{5}+x\right)\,\textrm{sen}\,\left(\frac {\pi}{5}+x\right)

Por fim, usando a identidade trigonométrica 2\,\textrm{sen}\,\alpha\cos \alpha = \,\textrm{sen}\, 2\alpha , temos que:

-2\cos \left(\frac {\pi}{5}+x\right)\,\textrm{sen}\,\left(\frac {\pi}{5}+x\right) = -\,\textrm{sen}\,\left(\frac {2\pi}{5} + 2x\right)
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor

Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: [Derivada] regra do produto, da cadeia e trigonometria

Mensagempor souzalucasr » Sáb Mai 05, 2012 20:16

Perfeito, Luiz! Mais uma vez você me ajudando =)

Muito obrigado!
souzalucasr
Usuário Ativo
Usuário Ativo

Área/Curso: Mestrado em Economia
Andamento: cursando

Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

• Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem