por Isabela Sa » Qui Jul 14, 2011 02:58
Nao consigo intender algumas coisas sobre limite
baseando nessa aula
http://www.youtube.com/watch?v=KSZNRo_o ... ideo_title
n consigo encontra resposta como o dono da aula encontro. algm ajuda com a resposta? tenho essa duvida e n consigo responder tem uns 3 dias.

pela direita nem pela esquerda eu encontro os msm resultados
n consigo intender oq e feito na aula
algm pode me ajudar, os conceitos eu ja sei, mas n consigo aplica nesse exercicio
to achando q viro meio q um bloqueio ja. =/
algm ajuda?
thanks
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Isabela Sa
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por Guill » Qui Jul 14, 2011 11:42
Use a regra do L'Hospital:

Derive o numerador e o denominador:

Substitua os valores:

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Guill
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por Isabela Sa » Qui Jul 14, 2011 14:47
e algm pode me ajudar na primeira resposta
n consigo e ngm me ajuda
thanks
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Isabela Sa
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por LuizAquino » Qui Jul 14, 2011 14:56
Isabela Sa escreveu:Nao consigo intender algumas coisas sobre limite
baseando nessa aula
http://www.youtube.com/watch?v=KSZNRo_o ... ideo_title
n consigo encontra resposta como o dono da aula encontro. algm ajuda com a resposta? tenho essa duvida e n consigo responder tem uns 3 dias.
Você está se referindo a
vídeo-aula "22. Cálculo I - Construção de Gráficos".
Em verdade, nessa vídeo-aula há o cálculo dos limites laterais:
(a)

(b)

Para entender como calcular esses limites, é importante que você já tenha assistido a vídeo-aula "05. Cálculo I - Limites Infinitos".
Isabela Sa escreveu:
pela direita nem pela esquerda eu encontro os msm resultados
n consigo intender oq e feito na aula
Primeiro, esse limite não foi calculado "pela direita" e nem "pela esquerda".
Nessa vídeo-aula foram calculados os limites:
(c)

(d)

Atenção: não confunda "tender a mais infinito" com "tender pela direita", e nem "tender a menos infinito" com "tender pela esquerda".
Novamente, para entender o cálculo desses limites é importante que você já tenha assistido a vídeo-aula "06. Cálculo I - Limites no Infinito".
Uma maneira de resolvê-los, além das que já foram mencionadas aqui, é utilizar o que foi dito na própria vídeo-aula 22, que é através da divisão entre os polinômios x² + 1 e x + 2. Através dessa divisão, sabemos que:
x² + 1 = (x - 2)(x + 2) + 5
Desse modo, para o limite (c), temos que:






Utilizando uma ideia análoga, você obterá que o limite (d) é tal que:

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por Isabela Sa » Qui Jul 14, 2011 15:06
Luiz Aquino
desde ontme eu to estudano e n consigo resolver esse exercicio
ja assisti todas as aulas e sei calcular limistes laterais porem esse nao sei como manipular algebricamente, tem como vc mostrar isso pra mim? obrigada
e seobre a divisao de x^2+1/x+2
eu encontrei (x-2) e com resto 5
entao n intendi tbm pq ficou (x-2)x+2+5
thanks
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por LuizAquino » Qui Jul 14, 2011 15:13
Isabela Sa escreveu:desde ontme eu to estudano e n consigo resolver esse exercicio
ja assisti todas as aulas e sei calcular limites laterais porem esse nao sei como manipular algebricamente, tem como vc mostrar isso pra mim?
Note que no limite (a), o numerador tende a 5 e o denominador tende a 0 (sendo que o denominador é negativo quando x < -2). Desse modo,

.
Já no limite (b), o numerador também tende a 5 e o denominador também tende a 0 (sendo que o denominador é positivo quando x > -2). Desse modo,

.
Isabela Sa escreveu:e seobre a divisao de x^2+1/x+2
eu encontrei (x-2) e com resto 5
entao n intendi tbm pq ficou (x-2)x+2+5
Do conhecimento sobre divisão, sabemos que se p(x) dividido por d(x) resulta em quociente q(x) e resto r(x), então temos que:
p(x) = d(x)q(x) + r(x)
Na divisão do exercício, temos que p(x) = x² + 1, d(x) = x + 2, q(x) = x - 2 e r(x) = 5.
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por Isabela Sa » Qui Jul 14, 2011 15:21
Mto obrigada Luiz Aquino
sao explicações assim como a sua q eu busco
thanks
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Isabela Sa
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por LuizAquino » Qui Jul 14, 2011 15:25
Isabela Sa escreveu:Mto obrigada Luiz Aquino
sao explicações assim como a sua q eu busco
Por favor, não deixe de valorizar as contribuições do
MarceloFantini e do
Guill.
Além disso, você está estudando Cálculo sozinha? Caso você não esteja, porque você não procura o seu professor também?
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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