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[Eq. da Tangente] x^(2/3)+y^(2/3)=1

[Eq. da Tangente] x^(2/3)+y^(2/3)=1

Mensagempor ajurycaba » Ter Abr 28, 2015 14:15

Encontre a equação da tangente de {x}^{2/3}+{y}^{2/3}=1 no ponto x = -\frac{1}{8}

Provavelmente estou fazendo algo errado pois não esta batendo com a resposta do wolfram..
segue minha resolução:

{x}^{2/3}+{y}^{2/3}=1

\sqrt[3]{{x}^{2}}+\sqrt[3]{{y}^{2}}=1

\sqrt[3]{{y}^{2}}=1-\sqrt[3]{{x}^{2}}

{y}^{2}={(1-\frac{1}{4})}^{3}

y=\sqrt[2]{\frac{27}{64}}

y=±\frac{3\sqrt[2]{3}}{8} \leftarrow encontrei\:meu\:y

Agora vamos encontrar os M´s para as equações da tangente:

{x}^{2/3}+{y}^{2/3}=1

\left( \frac{2}{3{x}^{(1/3)}} \right) + \left( \frac{2}{3{y}^{(1/3)}} \right).y´

\left( \frac{2}{3{y}^{(1/3)}} \right).y´=-\left( \frac{2}{3{x}^{(1/3)}} \right)

y´=\frac{\left({y}^{\left(\frac{1}{3} \right)} \right)}{\left({x}^{\left(\frac{1}{3} \right)} \right)}

{m}_{\left(-\frac{1}{8}, \frac{3\sqrt[2]{3}}{8} \right)}=-\sqrt[3]{\frac{\frac{3\sqrt[2]{3}}{8}}{-\frac{1}{8}}} \rightarrow -\sqrt[3]{-3\sqrt[2]{3}} = \sqrt[2]{3}

{m}_{\left(-\frac{1}{8}, -\frac{3\sqrt[2]{3}}{8} \right)}=-\sqrt[3]{\frac{\frac{3\sqrt[2]{3}}{8}}{-\frac{1}{8}}} \rightarrow -\sqrt[3]{-3\sqrt[2]{3}} = -\sqrt[2]{3}

Eq. da Tg. do ponto \left(-\frac{1}{8}, \frac{3\sqrt[2]{3}}{8} \right):

y=m.\left( x-{x}_{0} \right)-{y}_{0}

y=\sqrt[2]{3}.\left(x+\frac{1}{8} \right)-\frac{3\sqrt[2]{3}}{8} \right) \rightarrow x\sqrt[2]{3}+\frac{\sqrt[2]{3}}{8} - \frac{3\sqrt[2]{3}}{8} \rightarrow y=x\sqrt[2]{3}+\sqrt[2]{3}.\left(-\frac{1}{3} \right) \rightarrow y=x\sqrt[2]{3}-\frac{\sqrt[2]{3}}{4}

segue a resposta do wolfram:
https://www.wolframalpha.com/input/?i=t ... x%3D-1%2F8

desde já agradeco!
ajurycaba
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Re: [Eq. da Tangente] x^(2/3)+y^(2/3)=1

Mensagempor young_jedi » Ter Abr 28, 2015 22:36

a equação da reta é na verdade

y=m(x-x_0)+y_0

só um pequeno erro de sinal mas sua resolução esta correta
young_jedi
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?