por natanaelskt » Sáb Jun 28, 2014 09:25
estou com dúvida na resolução deste exercício de integral indefinia.caiu na minha prova e eu errei. na verdade,nem sei como começa.
obrigado desde já. postei a foto do exercício em anexo.
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natanaelskt
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por e8group » Sáb Jun 28, 2014 14:13
Novamente friso para anexar imagens se for necessário .
Bem , o processo natural é integrar por partes sucessivas vezes . Derivando-se ln(x) e multiplicando por um monômio da forma

reduzirá a potência deste termo .
Não gosto de fazer contas . Um certo dia precisei computar

, entretanto percebi que

. Onde o operador

a cada função k vezes diferenciável faz corresponde a

-ésima derivada da função , convencionado que

. Pode-se provar a fórmula por indução .
Agora computaremos

. Duas substituições simples . Primeiro , deixe

.
Assim ,

.
Segundo , deixe

....

.
Está última integral pode ser calculada por partes ... ou simplesmente aplicação da formula ,

, ou seja
![\frac{1}{(n+1)^2} \int x \cdot e^x dx = e^x (x-1) = \frac{1}{(n+1)^2} e^{(n+1)z}(-1+(n+1)z) = \frac{1}{(n+1)^2} e^{(n+1)ln(y)}(-1+(n+1)ln(y)) = \frac{1}{(n+1)^2} y^{n+1} (-1+ [n+1]ln(y) ) \frac{1}{(n+1)^2} \int x \cdot e^x dx = e^x (x-1) = \frac{1}{(n+1)^2} e^{(n+1)z}(-1+(n+1)z) = \frac{1}{(n+1)^2} e^{(n+1)ln(y)}(-1+(n+1)ln(y)) = \frac{1}{(n+1)^2} y^{n+1} (-1+ [n+1]ln(y) )](/latexrender/pictures/7afe58462187cbcaa07d16ba6a90f785.png)
, em particular com

terá o resultado .
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por natanaelskt » Sáb Jun 28, 2014 16:28
muito obrigado sathiago. estou com dúvida em mais alguns exercícios. eu posso continuar postando em imagens? eu não sei utilizar o látex. já tentei,mas tô perdendo muito tempo e acaba saindo errado.
muito obrigado. me ajudou muito
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natanaelskt
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por e8group » Sáb Jun 28, 2014 17:16
Não há de quê . Mais dúvidas compartilha com a comunidade .Como disse é uma das regras da casa deixar organizado o fórum . No inicio é difícil digitar as equações usando o LaTeX , e nesta fase recomendo o site
http://www.codecogs.com/latex/eqneditor.php o qual contém uma tabela com os símbolos .Assim , por exemplo , clicando sobre o simbolo da integral , terá o código \int e a imagem compilada gerando tal simbolo . Mas , se não conseguir acredito que pode sim continuar a postar os exercícios como tem feito até você se adaptar com o LaTeX .Importante é não deixar dúvidas pendentes . E outro fator importante , tente expor o que você tentou , quais as dúvidas e etc .
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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