• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[Problema de Máximo] Dúvida

[Problema de Máximo] Dúvida

Mensagempor silviopuc » Seg Dez 23, 2013 20:09

Pessoal estou com dúvida no seguinte exercício:

Da folha circular corta-se setor circular de modo que se obtenha o funil conforme mostra a figura abaixo. Se o funil tem volume máximo, então o ângulo central \alpha, em radianos, é igual a:

fig1.jpg
figura
fig1.jpg (9.44 KiB) Exibido 1406 vezes


A resposta é: 2\pi\sqrt[]{\frac{2}{3}}

Eu cheguei na seguinte expressão para o volume do cone: V=\frac{\pi{R}^{3}}{3}\left(\frac{2\pi-\alpha}{2\pi} \right)^{2}\sqrt[]{1-\left(\frac{2\pi-\alpha}{2\pi} \right)^{2}}

Chamei y=\frac{2\pi-\alpha}{2\pi} \right), e reescrevi assim: y=\frac{\pi{R}^{3}}{3}{y}^{2}\sqrt[]{1-{y}^{2}}, com 0\leq y\leq1

Derivando obtive o ponto de máximo y=\sqrt[]{\frac{2}{3}}

Pois bem, já fiz um monte de cálculos e não chego no gabarito. Para chegar na fórmula do volume eu fiz assim:

\frac{2\pi R}{2\pi r}=\frac{2\pi}{2\pi-\alpha}\Rightarrow r=R\left(\frac{2\pi-\alpha}{2\pi} \right) e o H eu tirei por Pitágoras.

Não sei se fiz certo, pois considerei o meu cone obtido a partir da parte branca (já que subtraio \alpha) se é aqui que está meu erro, como consertá-lo e encontrar a resposta do gabarito?
silviopuc
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Jan 15, 2013 12:41
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: [Problema de Máximo] Dúvida

Mensagempor young_jedi » Seg Dez 23, 2013 21:37

é exatamente ai que esta o seu erro
a parte que voce tem que considerar como o cone é a cinza

a forma de corrigir é simples

\frac{2\pi R}{2\pi r}=\frac{2\pi}{\alpha}

r=\frac{ \alpha R}{2\pi }
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado

Re: [Problema de Máximo] Dúvida

Mensagempor silviopuc » Seg Dez 23, 2013 22:33

Obrigado!

Devo ter esgotado os neurônios para chegar onde cheguei e fiquei sem eles para concluir. Fiz a alteração sugerida e deu certo.
silviopuc
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 7
Registrado em: Ter Jan 15, 2013 12:41
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?