por silviopuc » Seg Dez 23, 2013 20:09
Pessoal estou com dúvida no seguinte exercício:
Da folha circular corta-se setor circular de modo que se obtenha o funil conforme mostra a figura abaixo. Se o funil tem volume máximo, então o ângulo central

, em radianos, é igual a:

- figura
- fig1.jpg (9.44 KiB) Exibido 1406 vezes
A resposta é:
![2\pi\sqrt[]{\frac{2}{3}} 2\pi\sqrt[]{\frac{2}{3}}](/latexrender/pictures/9b41d8f6c1b1866e9c8345bf4b7f48d3.png)
Eu cheguei na seguinte expressão para o volume do cone:
![V=\frac{\pi{R}^{3}}{3}\left(\frac{2\pi-\alpha}{2\pi} \right)^{2}\sqrt[]{1-\left(\frac{2\pi-\alpha}{2\pi} \right)^{2}} V=\frac{\pi{R}^{3}}{3}\left(\frac{2\pi-\alpha}{2\pi} \right)^{2}\sqrt[]{1-\left(\frac{2\pi-\alpha}{2\pi} \right)^{2}}](/latexrender/pictures/746004ab1a52f6bbb05bf3e135c6e87b.png)
Chamei

, e reescrevi assim:
![y=\frac{\pi{R}^{3}}{3}{y}^{2}\sqrt[]{1-{y}^{2}} y=\frac{\pi{R}^{3}}{3}{y}^{2}\sqrt[]{1-{y}^{2}}](/latexrender/pictures/7c84505e51fa66e1cc41345f7f53460c.png)
, com

Derivando obtive o ponto de máximo
![y=\sqrt[]{\frac{2}{3}} y=\sqrt[]{\frac{2}{3}}](/latexrender/pictures/e215c3380230385cd0a4ec5d34f1aedf.png)
Pois bem, já fiz um monte de cálculos e não chego no gabarito. Para chegar na fórmula do volume eu fiz assim:

e o H eu tirei por Pitágoras.
Não sei se fiz certo, pois considerei o meu cone obtido a partir da parte branca (já que subtraio

) se é aqui que está meu erro, como consertá-lo e encontrar a resposta do gabarito?
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silviopuc
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por young_jedi » Seg Dez 23, 2013 21:37
é exatamente ai que esta o seu erro
a parte que voce tem que considerar como o cone é a cinza
a forma de corrigir é simples


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por silviopuc » Seg Dez 23, 2013 22:33
Obrigado!
Devo ter esgotado os neurônios para chegar onde cheguei e fiquei sem eles para concluir. Fiz a alteração sugerida e deu certo.
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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- [Dúvida] Integral e ponto máximo de uma função
por ruisu » Seg Mar 04, 2013 15:19
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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por mhsr » Sex Jan 15, 2010 18:39
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por RJ1572 » Sex Mai 21, 2010 11:21
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por RJ1572 » Seg Mai 24, 2010 11:26
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por RJ1572 » Seg Jun 07, 2010 13:28
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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