por nakagumahissao » Qui Ago 15, 2013 11:04
Pessoal, não consegui resolver esta questão. Apenas consegui o esboço do gráfico que se trata de uma esfera e de um cone. O cone limita a parte inferior e parte da esfera, o limite superior.
Poderiam me ajudar por favor? A questão é a seguinte:
Calcule a integral:
![{I}_{4} = \int_{R}^{}\int_{}^{}\int_{}^{}z\sqrt[]{{x}^{2} + {y}^{2} + {z}^{2}} dV {I}_{4} = \int_{R}^{}\int_{}^{}\int_{}^{}z\sqrt[]{{x}^{2} + {y}^{2} + {z}^{2}} dV](/latexrender/pictures/db5b81b4fc0f561bab447ff493098c67.png)
Onde R é a região limitada por:
![z = \sqrt[]{2 - {x}^{2} - {y}^{2}} z = \sqrt[]{2 - {x}^{2} - {y}^{2}}](/latexrender/pictures/e1128b31491a40f553d7021da41db36f.png)
e
![z = \sqrt[]{{x}^{2} + {y}^{2}} z = \sqrt[]{{x}^{2} + {y}^{2}}](/latexrender/pictures/593fda6c93daf33d4379ead6624bbe20.png)
Tentei utilizar coordenadas esféricas, mas obtive uma coisa muito complicada de se resolver. Alguém saberia resolver esta questão?
Eu faço a diferença. E você?
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por young_jedi » Sex Ago 16, 2013 15:51
minha sugestão é uma mudança para coordenadas polares
ai teríamos que

e

então a integral ficaria

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por nakagumahissao » Sex Ago 16, 2013 16:35
Young_Jedi,
Vou tentar com polares, apesar de que o exercício foi dado para utilizarmos as coordenadas esféricas ou cilíndricas. Qualquer dúvida volto aqui novamente. Por enquanto, muitíssimo obrigado pela sua resposta.
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por mecfael » Dom Ago 18, 2013 00:43
Vamos usar coordenadas Cilíndricas para montar a integral, como temos uma região compreendida entre dois sólidos:
Onde o sólido de baixo

(cone)
E o sólido de cima é

(esfera na origem de raio r²=2)
E a intersecção é igual a:

Uma circunferencia de raio r=1 no plano z=1, ou seja, as região será dividida da origem entre a parte do cone

até z=1, e de z=1 até
a esfera

Então as regiões em coordenadas cilindricas

e

e

temos:

e

Os limites de R1 são os mesmos do cone, então é inútil explicar como achei, os limites de R2 temos que

então se isolar o r temos que

e verificamos que é verdade, pois em z=1, temos que o r=1 pois estamos na fronteira entre os dois sólidos que é a circunferência de raio r=1, e

temos que r=0, pois é o máximo da região R2, agora que achamos R1 e R2 vamos montar a integral I dividida entre duas regiões:



Essas integrais se resolvem com substituição simples fazendo

e de forma análoga para a variável z.
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Qui Out 08, 2009 17:09
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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