• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Integrais Triplas

Integrais Triplas

Mensagempor nakagumahissao » Qui Ago 15, 2013 11:04

Pessoal, não consegui resolver esta questão. Apenas consegui o esboço do gráfico que se trata de uma esfera e de um cone. O cone limita a parte inferior e parte da esfera, o limite superior.

Poderiam me ajudar por favor? A questão é a seguinte:

Calcule a integral:

{I}_{4} = \int_{R}^{}\int_{}^{}\int_{}^{}z\sqrt[]{{x}^{2} + {y}^{2} + {z}^{2}} dV

Onde R é a região limitada por:

z = \sqrt[]{2 - {x}^{2} - {y}^{2}}

e

z = \sqrt[]{{x}^{2} + {y}^{2}}

Tentei utilizar coordenadas esféricas, mas obtive uma coisa muito complicada de se resolver. Alguém saberia resolver esta questão?
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
nakagumahissao
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 386
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 14:07
Localização: Brazil
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Lic. Matemática
Andamento: cursando

Re: Integrais Triplas

Mensagempor young_jedi » Sex Ago 16, 2013 15:51

minha sugestão é uma mudança para coordenadas polares

ai teríamos que

x^2+y^2=r^2


e

z=\sqrt{r^2}=r

então a integral ficaria

\int^{2\pi}_{0}\int_{0}^{1}\int_{r}^{\sqrt{2-r^2}}z.\sqrt{r^2+z^2}dz.r.dr.d\theta
young_jedi
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1239
Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
Andamento: formado

Re: Integrais Triplas

Mensagempor nakagumahissao » Sex Ago 16, 2013 16:35

Young_Jedi,


Vou tentar com polares, apesar de que o exercício foi dado para utilizarmos as coordenadas esféricas ou cilíndricas. Qualquer dúvida volto aqui novamente. Por enquanto, muitíssimo obrigado pela sua resposta.
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
nakagumahissao
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 386
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 14:07
Localização: Brazil
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Lic. Matemática
Andamento: cursando

Re: Integrais Triplas

Mensagempor mecfael » Dom Ago 18, 2013 00:43

Vamos usar coordenadas Cilíndricas para montar a integral, como temos uma região compreendida entre dois sólidos:

Onde o sólido de baixo z=\sqrt{(x^2+y^2)} (cone)

E o sólido de cima é z=\sqrt{2-(x^2+y^2)} (esfera na origem de raio r²=2)

E a intersecção é igual a:

z=z\therefore \sqrt{x^2+y^2}=\sqrt{2-(x^2+y^2)}\therefore x^2+y^2=1

Uma circunferencia de raio r=1 no plano z=1, ou seja, as região será dividida da origem entre a parte do cone z=\sqrt{x^2+y^2} até z=1, e de z=1 até
a esfera z=\sqrt{2-(x^2+y^2)}
Então as regiões em coordenadas cilindricas r, \theta, z e dV=rdrd\theta dz e x^2+y^2=r^2
temos:
R_1:\begin{Bmatrix}0\leq r\leq z
\\ 0\leq \theta \leq 2\pi
\\ 0\leq z \leq 1

\end{Bmatrix}

e

R_2=\begin{Bmatrix}0\leq r \leq \sqrt{2-z^2}
\\ 0 \leq \theta \leq 2\pi
\\ 1 \leq z \leq \sqrt{2}

\end{Bmatrix}

Os limites de R1 são os mesmos do cone, então é inútil explicar como achei, os limites de R2 temos que z=\sqrt{2-r^2} então se isolar o r temos que r=\sqrt{2-z^2} e verificamos que é verdade, pois em z=1, temos que o r=1 pois estamos na fronteira entre os dois sólidos que é a circunferência de raio r=1, e z=\sqrt{2} temos que r=0, pois é o máximo da região R2, agora que achamos R1 e R2 vamos montar a integral I dividida entre duas regiões:

I=I_1+I_2
I_1=\iiint_{R1}z\sqrt{r^2+z^2}rdrd\theta dz=\int_{0}^{1} \int_{0}^{2\pi} \int_{0}^{z} zr\sqrt{r^2+z^2}drd\theta dz
I_2=\iiint_{R2}z\sqrt{r^2+z^2}rdrd\theta dz=\int_{1}^{\sqrt{2}} \int_{0}^{2\pi} \int_{1}^{\sqrt{2-z^2}} zr\sqrt{r^2+z^2}drd\theta dz

Essas integrais se resolvem com substituição simples fazendo u=r^2+z^2 \therefore du=2rdr e de forma análoga para a variável z.
mecfael
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Ago 17, 2013 23:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Mecânica
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?