• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Cálculo, Valor Médio. Velocidade instantânea.

Cálculo, Valor Médio. Velocidade instantânea.

Mensagempor leocastilho » Qua Jun 12, 2013 12:35

Olá pessoal, estou com um problema aqui que não consigo resolver.

O velocimetro de um automóvel registra a velocidade de 50km/h quando ele passa por um marco quilométrico ao longo da rodovia. Quatro minutos mais tarde, quando o automóvel passa por um segundo marco a 5 Km do primeiro, o velocimetro registra 55Km/h. Use o teorema do valor médio para provar que a velocidade excedeu a 70 Km/h em alguns instântes enquanto o automovel percorria a distância entre os dois marcos.

Primeiramente eu tentei criar um gráfico do tempo em função da velocidade e apliquei na fórmula do valor médio


f '(c) = f(b) - f(a)/ b - a
quando o tempo é 4 a velocidade é 55, logo f(4) = 55
quando o tempo é 0 a velocidade é 50, logo f(0)= 50
f '(c) = 55 - 50 / 4 - 0
f '(c) = 5/4

Apartir deste ponto já não sei o que posso fazer =/. Outro problema é que não sei aonde posso usar a distância de 5 Km entre os marcos.

Obrigado desde já.
leocastilho
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 12:12
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia da Computação
Andamento: cursando

Re: Cálculo, Valor Médio. Velocidade instantânea.

Mensagempor e8group » Qua Jun 12, 2013 22:40

Vamos tentar ,considere a função X na variável t que fornece a posição do automóvel .Suponha que no instante t_k,tem-se X(t_k) = x_k km para algum x_k > 0 e v(t_k) = X'(t_k) = 50km/h ,mas sabemos que após 4 min , X(t_n) = (5+x_k)km com t_n = t_k + 4min (pois X(t_n) - X(t_k) = 5km ) .Mas ,pelo TVM , existe algum c em (t_k,t_n) tal que ,X'(c) = v(c) = \frac{X(t_n) - X(t_k)}{t_n - t_k} =\frac{5km}{4min} =75km/h .
e8group
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 1400
Registrado em: Sex Jun 01, 2012 12:10
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia Elétrica
Andamento: cursando


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

 



Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.