por rhmgh » Dom Jun 10, 2012 14:53
Bom Dia
Meu Profº passou uma lista de exericios e eu fiquei na duvida na resolução de alguns tem como alguém me ajudar?
os exercicios são
y= x² . (Raiz Quadrada de 9 - 4x²) --- o 9-4x² está tudo dentro da raiz
y= ( x³ - 1) . Raiz Cubica de 1 + 3x --- o 1 + 3x está tudo dentro da raiz
y = (x² - 1) (1 - 2x) (1 - 3x²)
y = cos³ (x/3)
Atc
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por Jhonata » Dom Jun 10, 2012 15:31
Para esses exercícios(e pra toda sua vida diante do cálculo), é fundamental que estude a regra do produto, a regra do quociente e a regra da cadeia, mas basicamente, são dadas pelas fórmulas abaixo, respectivamente:
Se f(x) e g(x) são diferenciáveis.


Se y for diferenciável em x e f(x) for derivável em g(x).

Se tiver alguma dúvida relacionado a isso, pergunte... Se eu puder ajudar, ficarei feliz.
.
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por rhmgh » Dom Jun 10, 2012 22:51
assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...
mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?
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por Jhonata » Dom Jun 10, 2012 22:55
rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...
mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?
Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...
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por rhmgh » Dom Jun 10, 2012 22:58
Jhonata escreveu:rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...
mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?
Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...
você sabe onde eu posso encontrar varios desses exemplos?
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por Jhonata » Dom Jun 10, 2012 23:01
Jhonata escreveu:rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...
mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?
Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...
Veja só, essa função que você pegou: y= x² . (Raiz Quadrada de 9 - 4x²), pra facilitar, vamos escrever assim:

, observe que nesse caso, há uma multiplicação entre as funções:

e

, então utilizaremos a regra do produto(verifique as relações que postei antes).
Nesse caso, chamamos

e

. Tente agora aplicar a fórmula e veja o que consegue.
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por Jhonata » Dom Jun 10, 2012 23:05
rhmgh escreveu:Jhonata escreveu:rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...
mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?
Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...
você sabe onde eu posso encontrar varios desses exemplos?
Acho que uma ótima solução, seria estudar com as video aulas que o amigo postou acima, mas segue o link do canal das video aulas pra cálculo I:
http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcpou
http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcpUtilizo esses videos como "material" de estudo e me ajudam bastante.
Recomendo o acompanhamento desses videos por um livro, sugiro o James Steward 6a edição, mas na internet você dificilmente encontrará pra baixar, mas encontrará facilmente a 5a edição. O livro contém muitos exemplos com muitas resoluções detalhadas.

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por rhmgh » Dom Jun 10, 2012 23:10
Jhonata escreveu:rhmgh escreveu:Jhonata escreveu:rhmgh escreveu:assisti o video, tenho a tabelinha também, as regras...
mais a minha dificuldade ainda é encaixar os numeros no lugar das letras, eu ainda não to conseguindo identificar o que é o que, não peguei o jeito ainda...alguém tem alguma dica?
Bem, isso você pega com o tempo e claro que tem que ter muita dedicação, portanto, estude.
Você não deve deixar as "letras" amedrontarem você. Seria bom você ver alguns exemplos, prestar atenção neles(por exemplo, os passos até a resposta final) e se possível, tentar refazê-los, utilizar a base que você tem pra seguir adiante também é fundamental...
você sabe onde eu posso encontrar varios desses exemplos?
Acho que uma ótima solução, seria estudar com as video aulas que o amigo postou acima, mas segue o link do canal das video aulas pra cálculo I:
http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcpou
http://www.youtube.com/playlist?list=PL ... ature=plcpUtilizo esses videos como "material" de estudo e me ajudam bastante.
Recomendo o acompanhamento desses videos por um livro, sugiro o James Steward 6a edição, mas na internet você dificilmente encontrará pra baixar, mas encontrará facilmente a 5a edição. O livro contém muitos exemplos com muitas resoluções detalhadas.

Bele, muito obrigado pela força...vo dar uma intensivada ver se eu pego o jeito, encontrei o livro para download 5ª Edição!
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Assunto:
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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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