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[Limite] Conceito de Limite

[Limite] Conceito de Limite

Mensagempor Raphaela_sf » Qui Abr 05, 2012 19:11

Boa tarde,

Tenho dúvidas sobre a forma numérica (intuitiva) de encontrar um limite e a forma lim f(x) para x --> a = f(a).
Sendo o valor numérico, impreciso, ocasionando erros, faz-se necessário o uso de 'ferramentas algébricas'.
Para o exemplo, f(x) = (x² + 4x) para x-->2. Sei que o limite é igual a 12 apenas pelo cálculo de f(2). Se há uma indeterminação só posso realizar este processo quando simplificada a equação. Existe alguma outra situação que me impeça de utilizar esse meio, ou mesmo a forma intuitiva com os limites laterais?

Muito Obrigada!
Raphaela_sf
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Re: [Limite] Conceito de Limite

Mensagempor LuizAquino » Qui Abr 05, 2012 20:56

Raphaela_sf escreveu:Tenho dúvidas sobre a forma numérica (intuitiva) de encontrar um limite e a forma lim f(x) para x --> a = f(a).
Sendo o valor numérico, impreciso, ocasionando erros, faz-se necessário o uso de 'ferramentas algébricas'.
Para o exemplo, f(x) = (x² + 4x) para x-->2. Sei que o limite é igual a 12 apenas pelo cálculo de f(2). Se há uma indeterminação só posso realizar este processo quando simplificada a equação. Existe alguma outra situação que me impeça de utilizar esse meio, ou mesmo a forma intuitiva com os limites laterais?


Não existe. Sempre podemos aplicar uma das estratégias: numérica; algébrica. Lembrando que a estratégia algébrica é preferível, pois a numérica é imprecisa.

Além disso, vale lembrar que você não "simplifica a equação". Não há uma equação. O que há é uma função, que você tenta simplificar a sua expressão toda vez que no limite aparece uma indeterminação.

Por exemplo, considere a função f(x) = \frac{x^2 - 1}{x - 1}. Ao tentar calcular \lim_{x\to 1} f(x) , temos uma indeterminação do tipo 0/0.

Podemos então efetuar a seguinte simplificação:

\lim_{x\to 1} \frac{x^2 - 1}{x - 1} = \lim_{x\to 1} \frac{(x-1)(x+1)}{x - 1} = \lim_{x\to 1} x + 1

Note que agora no limite há uma outra função, que seria por exemplo g(x) = x + 1. Não aparece mais a função f(x) original. Entretanto, por esse desenvolvimento podemos dizer que:

\lim_{x\to 1} f(x) =  \lim_{x\to 1} g(x)

Mas como a função g é contínua (você ainda deve estudar o conceito de continuidade), podemos dizer que \lim_{x\to 1} g(x) = g(1) .

Conclusão:

\lim_{x\to 1} f(x) =  g(1) = 1 + 1 = 2
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Re: [Limite] Conceito de Limite

Mensagempor Raphaela_sf » Sex Abr 06, 2012 13:29

Desculpe, mas a noção de continuidade me parece vaga.
Como saber se uma função é contínua?
Sei que quando \lim_{x\rightarrow a} f(x) = f(a), essa função é contínua em a.
Porque, como você disse g(x) é contínua e por isso se pode aplicar a definição algébrica de limite.
Isto é, g(x) = x+1, você verificou a função, a classificou como contínua e aplicou a definição.
Ou estou entendendo errado?

Muito Obrigada mesmo!
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Re: [Limite] Conceito de Limite

Mensagempor LuizAquino » Sex Abr 06, 2012 19:17

Raphaela_sf escreveu:Desculpe, mas a noção de continuidade me parece vaga.
Como saber se uma função é contínua?
Sei que quando \lim_{x\rightarrow a} f(x) = f(a), essa função é contínua em a.


Eu recomendo que você assista a videoaula "04. Cálculo I - Limites e Continuidade". Ela está disponível em meu canal no YouTube:

http://www.youtube.com/LCMAquino

Se após assistir essa videoaula a dúvida continuar, então poste aqui novamente.

Raphaela_sf escreveu:Porque, como você disse g(x) é contínua e por isso se pode aplicar a definição algébrica de limite.


O que você está chamando de "definição algébrica" de limite? Por acaso seria: \lim_{x\to a} f(x) = f(a) ? Isso não é a "definição algébrica" de limite. Na verdade, como você mesmo já disse acima, isso aparece na definição de continuidade de f no ponto x = a.

Raphaela_sf escreveu:Isto é, g(x) = x+1, você verificou a função, a classificou como contínua e aplicou a definição.
Ou estou entendendo errado?


Está correto. Ao verificar que g(x) é contínua, podemos aplicar a definição de continuidade e escrever por exemplo que: \lim_{x\to 1} g(x) = g(1) .
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?