por beel » Seg Set 19, 2011 00:03
Como eu resolvo um problema com a derivação?como meu resultado pode dar um numero real com a derivação?Eu sempre tenho que fazer o limite da razão incremental ou eu derivo ( pela "regra do tombo") ate dar um numero real?
Por exemplo nesse problema:
O numero de pessoas infectadas por uma epidemia se da pela função
![I(t)=\frac{t^3}{3}+ 3t^2 + 8\sqrt[]{t} I(t)=\frac{t^3}{3}+ 3t^2 + 8\sqrt[]{t}](/latexrender/pictures/f9ea950fab64b036ddd8e8eeed1ffec3.png)
, com que taxa o numero de infectados esta aumentando no quarto dia?
Essa taxa de variação é a derivada certo? mas como acho isso?
-
beel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 172
- Registrado em: Sex Ago 26, 2011 13:14
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Seg Set 19, 2011 09:58
isanobile,
Para ter uma ideia de como proceder, eu recomendo que você assista as vídeo-aulas "09. Cálculo I - Taxa de Variação" e "10. Cálculo I - Função Derivada". Elas estão disponíveis em meu canal no YouTube:
http://www.youtube.com/LCMAquino
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por beel » Dom Out 16, 2011 17:08
Ok assistirei,obrigada.
-
beel
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 172
- Registrado em: Sex Ago 26, 2011 13:14
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- limite com derivada
por giboia90 » Qui Jan 05, 2012 01:50
- 2 Respostas
- 1660 Exibições
- Última mensagem por giboia90

Qui Jan 05, 2012 10:59
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Derivada pela definição de limite
por SheylaTamarossi » Dom Jun 12, 2011 11:27
- 6 Respostas
- 8133 Exibições
- Última mensagem por Fabio Cabral

Seg Jun 13, 2011 12:07
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Derivada pela definição de limite
por Andreyan » Ter Jul 12, 2011 17:55
- 4 Respostas
- 2658 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Qua Jul 13, 2011 15:27
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [LIMITE] derivada de funções trigonometricas
por beel » Qua Set 21, 2011 13:09
- 3 Respostas
- 2552 Exibições
- Última mensagem por beel

Dom Out 16, 2011 17:07
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [Limite, Continuidade, Derivada] Bibliografias básicas
por danielbrisolara » Ter Out 02, 2012 07:12
- 5 Respostas
- 3994 Exibições
- Última mensagem por danielbrisolara

Qua Out 03, 2012 07:47
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.