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[limites] provar que existe o limite

[limites] provar que existe o limite

Mensagempor heric » Qui Out 13, 2011 14:36

provar que o limite de [f(x).g(x)] existe mesmo que f(x) e g(x) não existam.
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Re: [limites] provar que existe o limite

Mensagempor heric » Sáb Out 15, 2011 01:32

para quem resolveu, desculpe cometi um erro, na verdade era pra provar que lim [f(x)-g(x)] existe mesmo que f(x) e g(x) não existam. eu troquei o sinal de subtração(-) por multiplicação(.) se puder responder novamente...muito obrigado!
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Re: [limites] provar que existe o limite

Mensagempor LuizAquino » Sáb Out 15, 2011 07:48

Qual é exatamente o texto do exercício? Você poderia por favor copiar aqui exatamente da mesma maneira como ele aparece?
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Re: [limites] provar que existe o limite

Mensagempor heric » Sáb Out 15, 2011 13:42

"Mostre, por meio de exemplos, que o limite[f(x) - g(x)] existe mesmo que f(x) e g(x) não existam."
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Re: [limites] provar que existe o limite

Mensagempor LuizAquino » Seg Out 17, 2011 11:35

heric escreveu:"Mostre, por meio de exemplos, que o limite[f(x) - g(x)] existe mesmo que f(x) e g(x) não existam."

O enunciado desse exercício não está bem posto.

Um texto mais adequado seria, por exemplo, algo como:

"Verifique, por meio de exemplos, que em alguns casos \lim_{x\to c}f(x)-g(x) existe mesmo que f(c) e g(c) não estejam definidos."

Basta então fornecer um exemplo. Considere as funções:

f(x) = \frac{x - 1}{x^2 - 1}

g(x) = \frac{x - 1}{4x^2 - 4}

Ambas as funções não estão definidas em x = 1. Entretanto, temos que:

\lim_{x\to 1} f(x) - g(x) = \lim_{x\to 1}  \frac{x - 1}{x^2 - 1} - \frac{x - 1}{4x^2 - 4}

= \lim_{x\to 1}  \frac{x - 1}{(x-1)(x+1)} - \frac{x - 1}{4(x - 1)(x+1)}

= \lim_{x\to 1}  \frac{1}{x+1} - \frac{1}{4(x+1)}

= \frac{1}{1+1} - \frac{1}{4(1+1)} = \frac{3}{8}

Observação
Note que no enunciado proposto está escrito que "(...) em alguns casos (...)" isso pode ser verdadeiro. Vejamos um exemplo onde isso é falso.

Considere as funções:

f(x) = \begin{cases} 5,\, x < 0 \\ 3,\, x > 0\end{cases}

g(x) = \begin{cases} 2,\, x < 0 \\ 1,\, x > 0\end{cases}

Ambas as funções não estão definidas em x = 0. Além disso, temos que \lim_{x\to 0}f(x)-g(x) não existe, pois os limites laterais são distintos:

\lim_{x\to 0^-} f(x) - g(x) = 5 - 2 = 3

\lim_{x\to 0^+} f(x) - g(x) = 3 - 1 = 2
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?