por vinik1 » Qua Out 12, 2011 16:03
Tenho o seguinte problema:
Dois resistores R1 e R2 são conectados em paralelo, e a resistência equivalente R medida em ? é dada por:

Se R1 e R2 estão variando a uma taxa de 0,1 ?/s e 0,4 ?/s respectivamente,
determinar a taxa de variação de R quando R1=75? e R2=100?
Então:
R1 em função de t (em segundos):

R2 em função de t

Muito bem..
Cheguei na expressão de R em função de t (em segundos):
Que é igual a:

Então, a taxa de variação é 2/25, certo?
Mas aonde vai o 75 e o 100??????
Como a função é linear, a derivada não varia, certo? ou seja, o 75 e 100 não servem para nada?
Estou interpretando algo errado, ou o professor colocou esses valores justamente para gerar essa duvida nos alunos?
?
?
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por Neperiano » Qua Out 12, 2011 22:07
Ola
Não cheguei ainda em associção de resistores, mas acredito que aqueles valores só servem para tu descobrir o tempo, tu pode isolar o t com eles, na física vai haver muitas questões, pricipalmente em termodinâmica que metade das informações não vai servir para nada.
Atenciosamente
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por LuizAquino » Qua Out 12, 2011 22:08
vinik1 escreveu:R1 em função de t (em segundos):

R2 em função de t

Você já começou a errar a partir daqui.
Leia com
atenção o enunciado:
"(...) Se R1 e R2 estão variando a uma taxa de 0,1 ?/s e 0,4 ?/s respectivamente (...)"O que isso significa é:


Como
R está em função de

e

, sendo que eles estão em função do tempo, temos que
R também está em função do tempo.
Aplicando a regra da cadeia, temos que:

Lembrando que

, que é o mesmo que

, temos que as derivadas de
R em relação a

e a

serão:


Pelos dados do exercício, temos que

e

. Sendo assim, podemos dizer que:


Portanto, no final temos que a taxa de variação de
R considerando os dados fornecidos será:
ObservaçãoEu recomendo que você assista a vídeo-aula "18. Cálculo I - Taxas de Variação Relacionadas". Ela está disponível em meu canal no YouTube:
http://www.youtube.com/LCMAquino
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por vinik1 » Qua Out 12, 2011 22:46
LuizAquino escreveu:vinik1 escreveu:R1 em função de t (em segundos):

R2 em função de t

Você já começou a errar a partir daqui.
Leia com
atenção o enunciado:
"(...) Se R1 e R2 estão variando a uma taxa de 0,1 ?/s e 0,4 ?/s respectivamente (...)"
Pois é, mas a minha interpretação foi a seguinte:
A taxa de variação é 0,1 ?/s
Se essa taxa é constante, isso significa uma função linear, com o coeficiente angular da reta de 0,1 onde o eixo da ordenadas é R1 (em ?) e o eixo da abscissa é t (em segundos)
certo?
Ai vem a minha função:

logo

Tem algo de errado ai?? Até ai eu não tinha duvidas...
Se estiver errado, estou equivocado, e isso nao é bom
Depois que eu entender o meu erro nesse ponto, passo para o próximo.
Pensando em gráficos, eu não consegui enxergar aonde vai os valores de 75 e 100, pois se tratando de funções lineares, as taxas de variação são constantes!
R em função de t é linear? como seria essa função?
Vou assistir a aula que vc me disse, talvez ele me dê uma luz
Obrigado!
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por LuizAquino » Qui Out 13, 2011 10:13
vinik1 escreveu:Pois é, mas a minha interpretação foi a seguinte:
A taxa de variação é 0,1 ?/s
Se essa taxa é constante, isso significa uma função linear, com o coeficiente angular da reta de 0,1 onde o eixo da ordenadas é R1 (em ?) e o eixo da abscissa é t (em segundos)
certo?
Ai vem a minha função:

logo

Tem algo de errado ai??
O formato geral de uma função linear é

. Note que há dois coeficientes a determinar:
a e
b.
Das informações do exercício, você até pode supor

.
Mas quanto ao valor de
b? Não há informação no problema que permita o seu cálculo!
A única coisa que você sabe é que há um tempo

(que não foi fornecido), tal que

. Isso não é suficiente para determinar explicitamente o valor de
b. O máximo que você pode fazer é expressar
b em função de

. Mas nesse caso você apenas estaria trocando uma informação desconhecida por outra!
vinik1 escreveu:R em função de t é linear?
Não!vinik1 escreveu:como seria essa função?
Supondo que

,

e usando o fato de que

, temos que:

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por vinik1 » Qui Out 13, 2011 10:48
Compreendi meu erro, mas ainda não consegui enxergar a resolução do exercício..
Voltarei a pensar nele com calma no final de semana..
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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