por moyses » Qui Out 06, 2011 12:16
Bom pessoal tenho uma duvida nesse limite aqui:
![\lim_{x\rightarrow1}\frac{\sqrt[5]{x}-\sqrt[3]{x}}{x-1} \lim_{x\rightarrow1}\frac{\sqrt[5]{x}-\sqrt[3]{x}}{x-1}](/latexrender/pictures/00a53dd977ca00c549bb7b8dbe5fab6b.png)
a minha duvida é de como eu faço ao conjugado disso. sem usar derivada pois eu aindo vou aprender isso

.
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por Claudin » Qui Out 06, 2011 14:10
Tem certeza que o limite é este?
Ou é assim?
![\lim_{x\rightarrow{1}}\frac{\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{x}}{x-1} \lim_{x\rightarrow{1}}\frac{\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{x}}{x-1}](/latexrender/pictures/d7874cbfc35959bb33386639997b65db.png)
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por moyses » Qui Out 06, 2011 15:39
sim cara esse é o limite do jeito que você esta vendo ai. e isso mesmo

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por LuizAquino » Qui Out 06, 2011 18:11
moyses escreveu:Bom pessoal tenho uma duvida nesse limite aqui:
![\lim_{x\to 1}\frac{\sqrt[5]{x}-\sqrt[3]{x}}{x-1} \lim_{x\to 1}\frac{\sqrt[5]{x}-\sqrt[3]{x}}{x-1}](/latexrender/pictures/1951b4d5480ec962426ffbd7942ce870.png)
Faça a substituição

. Com isso, quando x tende para 1, temos que u também tende para 1. Além disso, podemos escrever que:
![\lim_{x\to 1}\frac{\sqrt[5]{x}-\sqrt[3]{x}}{x-1} = \lim_{u\to 1}\frac{u^3 - u^5}{u^{15}-1} = \lim_{u\to 1}\frac{u^3\left(1 - u^2\right)}{u^{15}-1} \lim_{x\to 1}\frac{\sqrt[5]{x}-\sqrt[3]{x}}{x-1} = \lim_{u\to 1}\frac{u^3 - u^5}{u^{15}-1} = \lim_{u\to 1}\frac{u^3\left(1 - u^2\right)}{u^{15}-1}](/latexrender/pictures/91ad548d3af122966e5b38ab3399694f.png)
Agora tente terminar o exercício.
ObservaçãoEditado após o comentário abaixo.
Re: Limites, conjugado de raizesviewtopic.php?p=21429#p21445
Editado pela última vez por
LuizAquino em Sex Out 07, 2011 08:33, em um total de 6 vezes.
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por moyses » Qui Out 06, 2011 18:50
como assim não entendi o que você fez exatamente?
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por Claudin » Qui Out 06, 2011 20:40
Ele atribuiu

, pois seria divisível por 3 e 5.
Detalhando para o entendimentoSendo assim ficaria:
![\sqrt[5]{u^{15}}\Rightarrow u^\frac{15}{5}= u^3 \sqrt[5]{u^{15}}\Rightarrow u^\frac{15}{5}= u^3](/latexrender/pictures/162aeda40d0a3311ed9cde7b0affcc09.png)
Obs: Quando eu fui Colaborador oficial do fórum, tinha como ideal sempre nas discussões da sala fechada o detalhamento das questões, pois no meu entendimento a matemática se aprende praticando, e as vezes a pessoa martela, martela em exercício e não sai nada, talvez a saída seja estudar por uma resolução detalhada. Bom essa é minha opinião.
Valeu pela dica Luiz.
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por LuizAquino » Qui Out 06, 2011 21:07
moyses escreveu:como assim não entendi o que você fez exatamente?
Eu fiz uma substituição de variável para simplificar a expressão que aparece no limite.
A escolha de

foi realizada para simplificar os radicais existentes.
Claudin escreveu:Ele atribuiu

, pois seria divisível por 3 e 5.
Deixando claro: o número 15 para a
potência foi escolhido pois
ele é divisível por 3 e 5 (que são os índices aparecendo nas raízes). Da forma que você escreveu, parece que está sendo afirmado que

é divisível por 3 e 5, o que não faz sentido nesse contexto.
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por moyses » Qui Out 06, 2011 23:01
valew cara muioto obrigado!
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por LuizAquino » Sex Out 07, 2011 11:04
moyses escreveu:(...) por que embaixo você colocou x igual a u , sendo que x que você falou era u elevado a 15?
Eu editei a mensagem acima após seu comentário. De fato, tinha faltado substituir x por

no denominador.
Para continuar a resolução, aqui vai outra dica: divida o numerador e o denominador por

. Se você não se recorda como efetuar a divisão entre polinômios, eu recomendo que você assista as vídeo-aulas:
#9 Polinômios Divisão Método das Chaveshttp://www.youtube.com/watch?v=FDqhD7ADd1s#12 Polinômios Divisão Dispositivo Briot Rufffinihttp://www.youtube.com/watch?v=YhDJ8SahIQQClaudin escreveu:Obs: Quando eu fui Colaborador oficial do fórum, tinha como ideal sempre nas discussões da sala fechada o detalhamento das questões, pois no meu entendimento a matemática se aprende praticando, e as vezes a pessoa martela, martela em exercício e não sai nada, talvez a saída seja estudar por uma resolução detalhada. Bom essa é minha opinião.
Você já deve ter percebido que em todos os bons livros de Cálculo (e das outras disciplinas de Matemática), os exemplos geralmente
não são 100% detalhados. Os autores tipicamente "pulam" alguns passos na resolução. Isso é feito de propósito. O
leitor deve ser capaz de "preencher" os passos que faltam. É aquela velha história: o professor indica o caminho, mas é o aluno quem deve percorrê-lo.
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por moyses » Sex Out 07, 2011 11:30
Valeww professor luiz , valew claudin pelos seus comentarios e ajudas . Muito obirgado. SÓ uma pergunta para aprender limites trigonométricos que livro você recomenda ou videos na internet, sei la muito obriogado de novo.
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por LuizAquino » Sáb Out 08, 2011 20:50
moyses escreveu:(...)
Só uma pergunta para aprender limites trigonométricos que livro você recomenda ou videos na internet
(...)
Basta consultar o livro de Cálculo que você melhor se identificar. Não há uma "receita pronta" que sirva para todas as pessoas.
Quanto a um vídeo, há disponível em meu
canal no YouTube a vídeo-aula "07. Cálculo I - Limites Trigonométricos".
Com certeza fazendo uma busca no YouTube você deve encontrar vídeos de outras pessoas abordando esse assunto.
De qualquer modo, vale destacar o seguinte: se você não dominar o conteúdo de trigonometria abordado no ensino médio, então será difícil você conseguir resolver limites trigonométricos. Por isso, uma revisão desse conteúdo é fortemente recomendado.
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por moyses » Sáb Out 08, 2011 21:45
gente eu não consigui dividir astrves do metodo da chaves nem pelo metodo de briout ruffini. alguem poderia me ajudar é só a parte debaixo o denominador

não teria como fatorar? sei la pelo método de divisão fica muito grande , e ainda sobra resto. desde já agradeço a atenção de vocês.
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por LuizAquino » Dom Out 09, 2011 08:26
moyses escreveu:gente eu não consegui dividir através do método da chaves nem pelo método de briout ruffini.
(...)
sei la pelo método de divisão fica muito grande , e ainda sobra resto.
Não desanime! O resultado dessa divisão é grande mesmo! Entretanto não há resto.
Refaça as suas contas. O que você deve obter no final é:

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por moyses » Dom Out 09, 2011 11:59
mais e agora é só isso, professor luiz. puxa que conta grande, pelo que eu percebi ta somando. e a parte de cima o limite da parte de cima ta tendendo a 0, tem como simplificar isso?

=

mais e agora como simplificar , tem como? ou o limite vai dar 0 ?
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por LuizAquino » Dom Out 09, 2011 12:34
moyses escreveu:(...) mais e agora como simplificar , tem como? (...)
Você já sabe que:

Sendo assim, você pode afirmar que:

Usando essa informação, note que:


Agora tente continuar.
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por moyses » Dom Out 09, 2011 17:04
agora ta facil! to fazendo aqui , mais uma duvida e esse

no denominador, você colocou porque ?
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por moyses » Dom Out 09, 2011 17:15
ahh ta mancada MINHA

,

eu entendi você igualou a divisão de u elevado a 15 / u-1 e o resultado . ai voce passou o divisor para outro lado multiplicando, ae assim ! não é a toa que você deve ser chamado de Professor parabens cara! Só para entender antes eu tinha o limite original, depois você me mostrou que alguns casos tem que mudar a varivel x para outra neste caso o u elevado a 15. eu tabem queria saber qunado eu preciso mudar a variavel do limite? desde ja muito obrigado rsrsrs, valeww mesmo cara,valeww tabem claudin!
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por LuizAquino » Dom Out 09, 2011 19:16
moyses escreveu:Só para entender antes eu tinha o limite original, depois você me mostrou que alguns casos tem que mudar a varivel x para outra neste caso o u elevado a 15. eu tabem queria saber qunado eu preciso mudar a variavel do limite?
Tipicamente você irá efetuar uma substituição de variável quando quiser simplificar a expressão de um limite, de modo que o nova expressão fique mais próxima de limites já conhecidos.
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método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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