-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 484407 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 546505 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 510316 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 741765 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2193404 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
por moyses » Qui Out 06, 2011 12:16
Bom pessoal tenho uma duvida nesse limite aqui:
a minha duvida é de como eu faço ao conjugado disso. sem usar derivada pois eu aindo vou aprender isso
.
-
moyses
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Andamento: cursando
por Claudin » Qui Out 06, 2011 14:10
Tem certeza que o limite é este?
Ou é assim?
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por moyses » Qui Out 06, 2011 15:39
sim cara esse é o limite do jeito que você esta vendo ai. e isso mesmo
-
moyses
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qui Out 06, 2011 18:11
moyses escreveu:Bom pessoal tenho uma duvida nesse limite aqui:
Faça a substituição
. Com isso, quando x tende para 1, temos que u também tende para 1. Além disso, podemos escrever que:
Agora tente terminar o exercício.
ObservaçãoEditado após o comentário abaixo.
Re: Limites, conjugado de raizesviewtopic.php?p=21429#p21445
Editado pela última vez por
LuizAquino em Sex Out 07, 2011 08:33, em um total de 6 vezes.
-
LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor
-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por moyses » Qui Out 06, 2011 18:50
como assim não entendi o que você fez exatamente?
-
moyses
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Andamento: cursando
por Claudin » Qui Out 06, 2011 20:40
Ele atribuiu
, pois seria divisível por 3 e 5.
Detalhando para o entendimentoSendo assim ficaria:
Obs: Quando eu fui Colaborador oficial do fórum, tinha como ideal sempre nas discussões da sala fechada o detalhamento das questões, pois no meu entendimento a matemática se aprende praticando, e as vezes a pessoa martela, martela em exercício e não sai nada, talvez a saída seja estudar por uma resolução detalhada. Bom essa é minha opinião.
Valeu pela dica Luiz.
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Qui Out 06, 2011 21:07
moyses escreveu:como assim não entendi o que você fez exatamente?
Eu fiz uma substituição de variável para simplificar a expressão que aparece no limite.
A escolha de
foi realizada para simplificar os radicais existentes.
Claudin escreveu:Ele atribuiu
, pois seria divisível por 3 e 5.
Deixando claro: o número 15 para a
potência foi escolhido pois
ele é divisível por 3 e 5 (que são os índices aparecendo nas raízes). Da forma que você escreveu, parece que está sendo afirmado que
é divisível por 3 e 5, o que não faz sentido nesse contexto.
-
LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor
-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por moyses » Qui Out 06, 2011 23:01
valew cara muioto obrigado!
-
moyses
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Sex Out 07, 2011 11:04
moyses escreveu:(...) por que embaixo você colocou x igual a u , sendo que x que você falou era u elevado a 15?
Eu editei a mensagem acima após seu comentário. De fato, tinha faltado substituir x por
no denominador.
Para continuar a resolução, aqui vai outra dica: divida o numerador e o denominador por
. Se você não se recorda como efetuar a divisão entre polinômios, eu recomendo que você assista as vídeo-aulas:
#9 Polinômios Divisão Método das Chaveshttp://www.youtube.com/watch?v=FDqhD7ADd1s#12 Polinômios Divisão Dispositivo Briot Rufffinihttp://www.youtube.com/watch?v=YhDJ8SahIQQClaudin escreveu:Obs: Quando eu fui Colaborador oficial do fórum, tinha como ideal sempre nas discussões da sala fechada o detalhamento das questões, pois no meu entendimento a matemática se aprende praticando, e as vezes a pessoa martela, martela em exercício e não sai nada, talvez a saída seja estudar por uma resolução detalhada. Bom essa é minha opinião.
Você já deve ter percebido que em todos os bons livros de Cálculo (e das outras disciplinas de Matemática), os exemplos geralmente
não são 100% detalhados. Os autores tipicamente "pulam" alguns passos na resolução. Isso é feito de propósito. O
leitor deve ser capaz de "preencher" os passos que faltam. É aquela velha história: o professor indica o caminho, mas é o aluno quem deve percorrê-lo.
-
LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor
-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por moyses » Sex Out 07, 2011 11:30
Valeww professor luiz , valew claudin pelos seus comentarios e ajudas . Muito obirgado. SÓ uma pergunta para aprender limites trigonométricos que livro você recomenda ou videos na internet, sei la muito obriogado de novo.
-
moyses
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Sáb Out 08, 2011 20:50
moyses escreveu:(...)
Só uma pergunta para aprender limites trigonométricos que livro você recomenda ou videos na internet
(...)
Basta consultar o livro de Cálculo que você melhor se identificar. Não há uma "receita pronta" que sirva para todas as pessoas.
Quanto a um vídeo, há disponível em meu
canal no YouTube a vídeo-aula "07. Cálculo I - Limites Trigonométricos".
Com certeza fazendo uma busca no YouTube você deve encontrar vídeos de outras pessoas abordando esse assunto.
De qualquer modo, vale destacar o seguinte: se você não dominar o conteúdo de trigonometria abordado no ensino médio, então será difícil você conseguir resolver limites trigonométricos. Por isso, uma revisão desse conteúdo é fortemente recomendado.
-
LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor
-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por moyses » Sáb Out 08, 2011 21:45
gente eu não consigui dividir astrves do metodo da chaves nem pelo metodo de briout ruffini. alguem poderia me ajudar é só a parte debaixo o denominador
não teria como fatorar? sei la pelo método de divisão fica muito grande , e ainda sobra resto. desde já agradeço a atenção de vocês.
-
moyses
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Dom Out 09, 2011 08:26
moyses escreveu:gente eu não consegui dividir através do método da chaves nem pelo método de briout ruffini.
(...)
sei la pelo método de divisão fica muito grande , e ainda sobra resto.
Não desanime! O resultado dessa divisão é grande mesmo! Entretanto não há resto.
Refaça as suas contas. O que você deve obter no final é:
-
LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor
-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por moyses » Dom Out 09, 2011 11:59
mais e agora é só isso, professor luiz. puxa que conta grande, pelo que eu percebi ta somando. e a parte de cima o limite da parte de cima ta tendendo a 0, tem como simplificar isso?
=
mais e agora como simplificar , tem como? ou o limite vai dar 0 ?
-
moyses
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Dom Out 09, 2011 12:34
moyses escreveu:(...) mais e agora como simplificar , tem como? (...)
Você já sabe que:
Sendo assim, você pode afirmar que:
Usando essa informação, note que:
Agora tente continuar.
-
LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor
-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por moyses » Dom Out 09, 2011 17:04
agora ta facil! to fazendo aqui , mais uma duvida e esse
no denominador, você colocou porque ?
-
moyses
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Andamento: cursando
por moyses » Dom Out 09, 2011 17:15
ahh ta mancada MINHA
,
eu entendi você igualou a divisão de u elevado a 15 / u-1 e o resultado . ai voce passou o divisor para outro lado multiplicando, ae assim ! não é a toa que você deve ser chamado de Professor parabens cara! Só para entender antes eu tinha o limite original, depois você me mostrou que alguns casos tem que mudar a varivel x para outra neste caso o u elevado a 15. eu tabem queria saber qunado eu preciso mudar a variavel do limite? desde ja muito obrigado rsrsrs, valeww mesmo cara,valeww tabem claudin!
-
moyses
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 60
- Registrado em: Seg Ago 29, 2011 09:55
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Dom Out 09, 2011 19:16
moyses escreveu:Só para entender antes eu tinha o limite original, depois você me mostrou que alguns casos tem que mudar a varivel x para outra neste caso o u elevado a 15. eu tabem queria saber qunado eu preciso mudar a variavel do limite?
Tipicamente você irá efetuar uma substituição de variável quando quiser simplificar a expressão de um limite, de modo que o nova expressão fique mais próxima de limites já conhecidos.
-
LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor
-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [LIMITES] Limites com duas raízes
por Atom » Dom Mai 25, 2014 20:22
- 1 Respostas
- 1763 Exibições
- Última mensagem por e8group
Dom Mai 25, 2014 21:59
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Problema com raízes dos limites
por Ademir Jose » Sex Mar 09, 2012 21:45
- 5 Respostas
- 2748 Exibições
- Última mensagem por Ademir Jose
Dom Mar 11, 2012 19:14
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Limites com Raízes Cúbicas
por nathilopes » Qua Mar 05, 2014 02:23
- 2 Respostas
- 2623 Exibições
- Última mensagem por nathilopes
Qua Mar 05, 2014 16:09
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- [limites] Dificuldade com raízes
por baloso » Sex Abr 25, 2014 19:22
- 2 Respostas
- 1741 Exibições
- Última mensagem por baloso
Seg Abr 28, 2014 19:33
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
-
- Ajuda, Limites com Raizes
por rodrigojuara » Ter Mar 10, 2015 22:39
- 1 Respostas
- 950 Exibições
- Última mensagem por adauto martins
Qua Mar 11, 2015 13:21
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.