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função continua

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Mensagempor alexandreredefor » Dom Jul 17, 2011 18:23

PARA QUAIS VALORES DE X A FUNÇÃO G É CONTINUA?

G(X)= {0, SE X É RACIONAL
{ X, SE X É IRRACIONAL


obs: não consegui utilizar uma chave só.

tive uma prova e não consegui resolver vou ter prova substituta sera que pode me auxiliar...
ou me indicar algum video que tem o assunto
alexandreredefor
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Re: função continua

Mensagempor Molina » Dom Jul 17, 2011 22:26

Boa noite, Alexandre.

Vou dar a ideia de como eu pensaria nesta questão e quero ver se você chega a mesma conclusão que eu:

Se imaginarmos os números reais como uma reta, teremos que cada ponto que forma esta reta são os números reais. Alguns pontos são os racionais e outros pontos são os irracionais. A união dos dois conjuntos de pontos formará a reta (Q\cup I = R). Se retirarmos, por exemplo, os números irracionais será possível observar alguns "buracos" nesta reta. O restante que permanece na reta são os números racionais.

Um esboço disso seria:
______ _______ ____ _ ___ ____ _____________ ___ _ ____________ _ _____ ______________ _ _ ____


Colocando este esboço num sistema de coordenadas xy e esta reta com buracos sobre o eixo x, representaria parte do nosso problema em questão, pois para todo número racional, temos que a função vale 0. Falta saber o que fazer com esses pontos que retiramos.

Lembre-se que para uma função ser contínua ela não tem "buracos", ou seja, temos que desenhar toda a função "sem tirar o lápis do papel".

Então, quais os valores que esses pontos com "buracos" devem assumir para que esses "buracos" não existam mais sobre esta reta?


:idea:
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Re: função continua

Mensagempor MarceloFantini » Seg Jul 18, 2011 02:37

É impossível esboçar essa função, visto que todo intervalo real contém um número infinitos de números racionais e irracionais.
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Re: função continua

Mensagempor LuizAquino » Seg Jul 18, 2011 11:11

Temos a função:

g(x) = \begin{cases} 0, \textrm{ se } x \textrm{ \'e racional.} \\ x, \textrm{ se } x \textrm{ \'e irracional.} \end{cases}

Note que -|x| \leq g(x) \leq |x| .

Como \lim_{x\to 0} -|x| = \lim_{x\to 0} |x| = 0, pelo Teorema do Sanduíche segue que \lim_{x\to 0} g(x) = 0. Por outro lado, sabemos que g(0) = 0.

Portanto, \lim_{x\to 0} g(x) = g(0). Isso é o mesmo que dizer que g é contínua em x = 0.

Tome agora qualquer real c\neq 0 e qualquer real \delta > 0 . No intervalo (a-\delta,\, a + \delta) existem infinitos racionais e infinitos irracionais.

Considere que c seja irracional. Existem infinitos x racionais tais que 0 < |x-c| < \delta e |g(x) - g(c)| = |c| > \frac{|c|}{2} .

Por outro lado, considere que c seja racional. Existem infinitos x irracionais tais que 0 < |x-c| < \delta e |g(x) - g(c)| = |x| > |c| > \frac{|c|}{2} .

Em resumo: existem infinitos números x tais que 0 < |x-c| < \delta e |g(x) - g(c)| > \frac{|c|}{2} .

Logo, \lim_{x\to c} g(x) \neq g(c) . Isso é o mesmo que dizer que g não é contínua em x = c (lembrando-se que tomamos qualquer real c\neq 0 ).

A conclusão final disso tudo é que a função g é contínua apenas para x = 0.

Observação
alexandreredefor escreveu:obs: não consegui utilizar uma chave só.

Para colocar apenas uma chave, use o comando LaTeX:
Código: Selecionar todos
[tex]\begin{cases} caso_1 \\ caso_2 \\ caso_3 \\ \vdots \end{cases}[/tex]

O resultado desse comando é:
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Re: função continua

Mensagempor Molina » Seg Jul 18, 2011 11:42

Bom dia!

MarceloFantini escreveu:É impossível esboçar essa função, visto que todo intervalo real contém um número infinitos de números racionais e irracionais.


Um esboço seria desenhar uma retas com alguns buracos, representando apenas os números racionais e os faltantes seriam os números irracionais.

Este esboço seria apenas para chegar a conclusão que para ser contínua, g(irracionais)=0.



:y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?