por Andreyan » Ter Jul 12, 2011 17:55
Ola, estou com um exercício onde não consigo derivá-lo pela definição de limite.
![1/\sqrt[]{x} 1/\sqrt[]{x}](/latexrender/pictures/c12ce711d8629f1be83ca6188cdf64be.png)
?
Atravez da regra do quociente chego facilmente na resposta
![1/2x\sqrt[]{x} 1/2x\sqrt[]{x}](/latexrender/pictures/19712c4620b3d9365521fc797e706a25.png)
, porém talvez nao esteja manuseando corretamente pela definição de limite que é esta:

Tive essa questão na minha ultima prova e até agora não consegui resolvê-la. obrigado desde já.
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Andreyan
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por Andreyan » Ter Jul 12, 2011 17:59
![(1/\sqrt[]{x + h} - 1/\sqrt[]{x})1/h = 1/h\sqrt[]{x + h} - 1/h\sqrt[]{x} (1/\sqrt[]{x + h} - 1/\sqrt[]{x})1/h = 1/h\sqrt[]{x + h} - 1/h\sqrt[]{x}](/latexrender/pictures/388fa9365f9b7dae2ff8dc01eee2fceb.png)
Eu não passo dessa etapa.
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por LuizAquino » Ter Jul 12, 2011 18:45
Seja a função

.
Pela definição de derivada, temos que:

Efetuando-se a subtração entre as frações, obtemos:

Mas, isso é o mesmo que:

Para terminar de resolver esse limite, multiplique tanto o numerador quanto o denominador por

.
Vale lembrar que a resposta final será:

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por Andreyan » Qua Jul 13, 2011 13:05
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por LuizAquino » Qua Jul 13, 2011 15:27
Você errou o sinal.
![\frac{\sqrt{x} - \sqrt{x + h}}{h\sqrt{x + h}\sqrt{x}} \cdot \frac{\sqrt{x} + \sqrt{x + h}}{\sqrt{x} + \sqrt{x + h}} = \frac{x - (x + h)}{hx\sqrt{x + h} + h(x + h)\sqrt{x}} = \frac{-h}{h[x\sqrt{x + h} + (x + h)\sqrt{x}]} \frac{\sqrt{x} - \sqrt{x + h}}{h\sqrt{x + h}\sqrt{x}} \cdot \frac{\sqrt{x} + \sqrt{x + h}}{\sqrt{x} + \sqrt{x + h}} = \frac{x - (x + h)}{hx\sqrt{x + h} + h(x + h)\sqrt{x}} = \frac{-h}{h[x\sqrt{x + h} + (x + h)\sqrt{x}]}](/latexrender/pictures/9c777a4296984421cf5464de9e6fa003.png)
Andreyan escreveu:sinto muita dificuldade no momento que vc disse de multiplicar o numerador e o denominador, pela mesma expressão. Não por multiplicar, mas sim "pelo que multiplicar", vários limites me atrapalham por causa disso, principalmente com radicais, alguma dica?
Dica: revisar os conteúdos do ensino fundamental e médio. Um bom lugar para começar é o canal do Nerckie no YouTube:
http://www.youtube.com/nerckieAndreyan escreveu:eu nem sei qual o nome desta operação..rs.
No caso desse exercício, procure por "racionalização de denominadores".
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Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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