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Limite

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Mensagempor Claudin » Qua Jun 29, 2011 22:14

Alguém poderia ajudar na resolução do exercício.

\lim_{x\rightarrow2}\frac{\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2}}{x-2}

obs: resolver pela definição
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Re: Limite

Mensagempor Fabio Cabral » Qui Jun 30, 2011 11:29

Você tem a opção de resolver aplicando L'Hopital. Indeterminação do tipo \frac{0}{0}
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Re: Limite

Mensagempor Claudin » Qui Jun 30, 2011 11:48

Gostaria de resolver sem aplicar o L'Hopital como manda o exercício!
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Re: Limite

Mensagempor LuizAquino » Qui Jun 30, 2011 11:50

Qual é o texto completo e original do exercício?

Dica
Utilizando produtos notáveis, note que:
x - 2 = {\sqrt[3]{x}}^3 - {\sqrt[3]{2}}^3 = \left(\sqrt[3]{x} - \sqrt[3]{2}\right)\left(\sqrt[3]{x^2} + \sqrt[3]{x}\sqrt[3]{2} + \sqrt[3]{2^2}\right)
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Re: Limite

Mensagempor Claudin » Qui Jun 30, 2011 12:03

Resolver pela definição o limite dado:

Este é o enunciado!

Como você elevou ao quadrado os dois termos? Só pra cair em produto notável?
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Re: Limite

Mensagempor LuizAquino » Qui Jun 30, 2011 12:14

Coisa alguma foi "elevada ao quadrado".

A ideia é usar o produto notável: a^3 - b^3 = (a - b)(a^2 + ab + b^2) .

Temos a expressão x - 2. Como fazer aparecer a diferença entre cubos, mas sem alterar o valor da expressão original? Ora, basta usar o fato de que \sqrt[3]{a}^3 = a . Ou seja, é válido que x - 2 = \sqrt[3]{x}^3 - \sqrt[3]{2}^3 .
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Re: Limite

Mensagempor Claudin » Qui Jun 30, 2011 12:22

Correto Luiz. :y:
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Re: Limite

Mensagempor Fabio Cabral » Qui Jun 30, 2011 13:42

\lim_{x\rightarrow2}\frac{\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2}}{(\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2}).(\sqrt[3]{x^2}+\sqrt[3]{x}.\sqrt[3]{2}+\sqrt[3]{2^2})} = \lim_{x\rightarrow2}\frac{1}{(\sqrt[3]{x^2}+\sqrt[3]{x}.\sqrt[3]{2}+\sqrt[3]{2^2})} = \frac{1}{3\sqrt[3]{2^2}} ou \frac {1}{3.{2}^{\frac{2}{3}}}

Correto?
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Re: Limite

Mensagempor Claudin » Qui Jun 30, 2011 14:46

Corretíssimo Fábio :y:

Esta explicação que eu esperava.

Abraço
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Re: Limite

Mensagempor MarceloFantini » Qui Jun 30, 2011 19:48

Claudin, isto não é um limite pela definição, por favor tome mais cuidado ao enunciar a questão. :)
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Re: Limite

Mensagempor Claudin » Qui Jun 30, 2011 20:26

Não seria pela definição não Marcelo
olhei enunciado errado. Seria calcular desse modo sem usar L'Hopital
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?