por Claudin » Qua Jun 29, 2011 22:14
Alguém poderia ajudar na resolução do exercício.
![\lim_{x\rightarrow2}\frac{\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2}}{x-2} \lim_{x\rightarrow2}\frac{\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2}}{x-2}](/latexrender/pictures/ac4411aab556984732118746ecfb686b.png)
obs: resolver pela definição
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por Fabio Cabral » Qui Jun 30, 2011 11:29
Você tem a opção de resolver aplicando L'Hopital. Indeterminação do tipo

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por Claudin » Qui Jun 30, 2011 11:48
Gostaria de resolver sem aplicar o L'Hopital como manda o exercício!
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por LuizAquino » Qui Jun 30, 2011 11:50
Qual é o texto completo e original do exercício?
DicaUtilizando produtos notáveis, note que:
![x - 2 = {\sqrt[3]{x}}^3 - {\sqrt[3]{2}}^3 = \left(\sqrt[3]{x} - \sqrt[3]{2}\right)\left(\sqrt[3]{x^2} + \sqrt[3]{x}\sqrt[3]{2} + \sqrt[3]{2^2}\right) x - 2 = {\sqrt[3]{x}}^3 - {\sqrt[3]{2}}^3 = \left(\sqrt[3]{x} - \sqrt[3]{2}\right)\left(\sqrt[3]{x^2} + \sqrt[3]{x}\sqrt[3]{2} + \sqrt[3]{2^2}\right)](/latexrender/pictures/f4c2504cc27d7f8bacdf9b3c47f4d8ce.png)
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por Claudin » Qui Jun 30, 2011 12:03
Resolver pela definição o limite dado:
Este é o enunciado!
Como você elevou ao quadrado os dois termos? Só pra cair em produto notável?
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por LuizAquino » Qui Jun 30, 2011 12:14
Coisa alguma foi "elevada ao quadrado".
A ideia é usar o produto notável:

.
Temos a expressão
x - 2. Como fazer aparecer a diferença entre cubos, mas sem alterar o valor da expressão original? Ora, basta usar o fato de que
![\sqrt[3]{a}^3 = a \sqrt[3]{a}^3 = a](/latexrender/pictures/858c1d8586c8269b9be16a8fd2370d91.png)
. Ou seja, é válido que
![x - 2 = \sqrt[3]{x}^3 - \sqrt[3]{2}^3 x - 2 = \sqrt[3]{x}^3 - \sqrt[3]{2}^3](/latexrender/pictures/77a1645b35957c51a2ac807b67c6e40f.png)
.
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por Claudin » Qui Jun 30, 2011 12:22
Correto Luiz.

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por Fabio Cabral » Qui Jun 30, 2011 13:42
![\lim_{x\rightarrow2}\frac{\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2}}{(\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2}).(\sqrt[3]{x^2}+\sqrt[3]{x}.\sqrt[3]{2}+\sqrt[3]{2^2})} = \lim_{x\rightarrow2}\frac{1}{(\sqrt[3]{x^2}+\sqrt[3]{x}.\sqrt[3]{2}+\sqrt[3]{2^2})} = \frac{1}{3\sqrt[3]{2^2}} \lim_{x\rightarrow2}\frac{\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2}}{(\sqrt[3]{x}-\sqrt[3]{2}).(\sqrt[3]{x^2}+\sqrt[3]{x}.\sqrt[3]{2}+\sqrt[3]{2^2})} = \lim_{x\rightarrow2}\frac{1}{(\sqrt[3]{x^2}+\sqrt[3]{x}.\sqrt[3]{2}+\sqrt[3]{2^2})} = \frac{1}{3\sqrt[3]{2^2}}](/latexrender/pictures/ae69d1cd879c54b66bc749a9b43862fd.png)
ou

Correto?
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por Claudin » Qui Jun 30, 2011 14:46
Corretíssimo Fábio
Esta explicação que eu esperava.
Abraço
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por Claudin » Qui Jun 30, 2011 20:26
Não seria pela definição não Marcelo
olhei enunciado errado. Seria calcular desse modo sem usar L'Hopital
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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