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Continuidade

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Mensagempor AlbertoAM » Seg Abr 04, 2011 20:59

Pessoal, aqui está o enunciado da questão:
http://img864.imageshack.us/i/continuidade.jpg/
A questão que eu estou em dúvida é a 247, só que ela está relacionada com as anteriores.As questões 243, 244, 245, 246(não sei se vai precisar da resolução delas) eu resolvi, estão aqui:
http://img546.imageshack.us/i/continuidade.jpg/
http://img204.imageshack.us/i/continuidade1.jpg/
http://img25.imageshack.us/i/continuidade2.jpg/
Alguém ai poderia me dar uma dica de como começar, estou muito curioso para saber a resolução dela.
AlbertoAM
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Re: Continuidade

Mensagempor LuizAquino » Seg Abr 04, 2011 22:20

São dadas as funções:
f(x)=
\left\{\begin{array}{ll}
2x-3, & \textrm{se } x \leq 0\\
x, & \textrm{se } x > 0
\end{array}\right.

g(x)=
\left\{\begin{array}{ll}
x^2+1, & \textrm{se } x \leq 0\\
x^2-2, & \textrm{se } x > 0
\end{array}\right.

r(x)=
\left\{\begin{array}{ll}
2x+1, & \textrm{se } x \leq 1\\
x^2, & \textrm{se } x > 1
\end{array}\right.

s(x)=
\left\{\begin{array}{ll}
x+1, & \textrm{se } x \leq 1\\
7-x^2, & \textrm{se } x > 1
\end{array}\right.

As funções F(x)=f(x)+g(x) e T(x)=r(x)s(x) serão dadas por:

F(x)=
\left\{\begin{array}{ll}
x^2+ 2x -2, & \textrm{se } x \leq 0\\
x^2+ x -2, & \textrm{se } x > 0
\end{array}\right.

T(x)=
\left\{\begin{array}{ll}
(2x+1)(x+1), & \textrm{se } x \leq 1\\
x^2(7-x^2), & \textrm{se } x > 1
\end{array}\right.

Agora, tente terminar o exercício. Basta seguir a ideia que você usou nos outros. Quanto a resolução do exercício 243, reveja o gráfico que você esboçou para a função. Lembre-se que a função h(x)=x é uma reta que corresponde a bissetriz dos quadrantes ímpares do plano cartesiano.

Sugestão
Eu acho que o tópico abaixo pode lhe interessar:
Curso de Cálculo I no YouTube
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Re: Continuidade

Mensagempor AlbertoAM » Ter Abr 05, 2011 14:44

Eu fiz até aqui:
http://img148.imageshack.us/i/continuidade.jpg/

Mas na parte de verificar se os resultados obtidos contradizem a álgebra dos limites eu não to conseguindo fazer.Poderia me ajudar por favor.
Com relação ao exercício 243, a imagem ficaria Im=]-?,-3] U ]0,?[ ?
Poderia verificar também se as resoluções dos exercícios 244, 245 e 246 estão corretas.
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Re: Continuidade

Mensagempor LuizAquino » Ter Abr 05, 2011 19:29

Mas na parte de verificar se os resultados obtidos contradizem a álgebra dos limites eu não to conseguindo fazer

Você deve analisar se é verdadeiro dizer nesses casos que \lim_{x\to 0} f(x) + g(x) = \lim_{x\to 0} f(x) + \lim_{x\to 0}g(x) e que \lim_{x\to 1} r(x)s(x) = \lim_{x\to 1} r(x)\lim_{x\to 1} s(x) .

Com relação ao exercício 243, a imagem ficaria Im=]-?, -3] U ]0, +?[ ?

Sim.

Poderia verificar também se as resoluções dos exercícios 244, 245 e 246 estão corretas.

Reveja a imagem da função no exercício 246.
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Re: Continuidade

Mensagempor AlbertoAM » Ter Abr 05, 2011 20:53

De acordo com a álgebra dos limites:



No exercício 247 temos que \lim_{x\to 0}F(x)=-2

Mas como não existe \lim_{x\to 0}f(x) e nem \lim_{x\to 0}g(x)
O resultado obtido contraria a álgebra dos limites.

No outro caso:\lim_{x\to 1}T(x)=6

Mas como existe \lim_{x\to 1}r(x) e nem \lim_{x\to 1}s(x)
O resultado obtido também contraria a álgebra dos limtes.
Agora fiquei curioso, porque eles contrariam a álgebra dos limites?
A imagem da função do exercício 246 então ficaria Im=]-?,6[ ?
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Re: Continuidade

Mensagempor LuizAquino » Ter Abr 05, 2011 21:15

Na verdade, esses limites não "contrariam" as regras.

O que acontece é que antes de aplicar as regras devemos observar se os limites de cada parcela (ou de cada fator) existem. Se um deles não existe, então a regra não pode ser aplicada.

O problema desse exercício está no fato de tentar aplicar as regras em limites que não existem.
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Re: Continuidade

Mensagempor AlbertoAM » Ter Abr 05, 2011 21:27

Entendi cara, Muito Obrigado pela explicação.
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Re: Continuidade

Mensagempor leochacon » Qua Abr 06, 2011 00:12

Será que alguem pode me ajudar a fazer esse exercício?


Questão 7: Determinado produtor vende 50 litros de leite para uma empresa de laticínio por dia ao
valor de R$ 1,20 o litro. Para aumentar sua produção e venda para a empresa, esse decidiu que
diminuiria 1 centavo no preço de cada litro de leite vendido para cada unidade a mais que fosse vendido.
Sabendo-se que o custo de produção de cada litro de leite é igual a R$ 0,30, determine
a) A função que representa o valor da receita diária R em função da quantidade x a mais produzida.
b) A função que representa o valor do custo diário C em função da quantidade x a mais produzida.
c) A função que representa o valor do lucro diário L em função da quantidade x a mais produzida.
d) A quantidade de litros que o produtor deverá vender para ter lucro máximo.
e) Faça uma tabela cuja primeira coluna tenha a quantidade de litros de leite vendidos pelo
produtor, a segunda coluna contenha a Receita bruta diária, a terceira coluna contenha o Custo
diário e a última coluna contenha o lucro diário. Faça a tabela até que o lucro diário se torne
inferior ao lucro obtido quando ele vendia apenas 50 litros de leite.
Quantidade de litros vendidos Receita Bruta (R$) Custo (R$) Lucro (R$)
50 60,00 15,00 45,00
51 60,69 15,30 45,39
52 61,36 15,60 45,76
.................... .................... .................... ....................
Continue.... Continue.... Continue.... Continue....
.................... .................... .................... ....................
f) Use a tabela do item anterior para esboçar os gráficos (em um mesmo plano cartesiano) os
gráficos da Receita Bruta, do Custo e do Lucro diários.
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Re: Continuidade

Mensagempor LuizAquino » Qua Abr 06, 2011 10:33

Olá leochacon,

Por motivo de organização, não use tópicos já existentes para enviar novos exercícios.

Crie um novo tópico para cada novo exercício.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?