por AlbertoAM » Ter Abr 05, 2011 14:44
Eu fiz até aqui:
http://img148.imageshack.us/i/continuidade.jpg/Mas na parte de verificar se os resultados obtidos contradizem a álgebra dos limites eu não to conseguindo fazer.Poderia me ajudar por favor.
Com relação ao exercício 243, a imagem ficaria Im=]-?,-3] U ]0,?[ ?
Poderia verificar também se as resoluções dos exercícios 244, 245 e 246 estão corretas.
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por LuizAquino » Ter Abr 05, 2011 19:29
Mas na parte de verificar se os resultados obtidos contradizem a álgebra dos limites eu não to conseguindo fazer
Você deve analisar se é verdadeiro dizer nesses casos que

e que

.
Com relação ao exercício 243, a imagem ficaria Im=]-?, -3] U ]0, +?[ ?
Sim.
Poderia verificar também se as resoluções dos exercícios 244, 245 e 246 estão corretas.
Reveja a imagem da função no exercício 246.
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por AlbertoAM » Ter Abr 05, 2011 20:53
De acordo com a álgebra dos limites:

No exercício 247 temos que

Mas como não existe

e nem

O resultado obtido contraria a álgebra dos limites.
No outro caso:

Mas como existe

e nem

O resultado obtido também contraria a álgebra dos limtes.
Agora fiquei curioso, porque eles contrariam a álgebra dos limites?
A imagem da função do exercício 246 então ficaria Im=]-?,6[ ?
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por LuizAquino » Ter Abr 05, 2011 21:15
Na verdade, esses limites não "contrariam" as regras.
O que acontece é que antes de aplicar as regras devemos observar se os limites de cada parcela (ou de cada fator) existem. Se um deles não existe, então a regra não pode ser aplicada.
O problema desse exercício está no fato de tentar aplicar as regras em limites que não existem.
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por AlbertoAM » Ter Abr 05, 2011 21:27
Entendi cara, Muito Obrigado pela explicação.
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por leochacon » Qua Abr 06, 2011 00:12
Será que alguem pode me ajudar a fazer esse exercício?
Questão 7: Determinado produtor vende 50 litros de leite para uma empresa de laticínio por dia ao
valor de R$ 1,20 o litro. Para aumentar sua produção e venda para a empresa, esse decidiu que
diminuiria 1 centavo no preço de cada litro de leite vendido para cada unidade a mais que fosse vendido.
Sabendo-se que o custo de produção de cada litro de leite é igual a R$ 0,30, determine
a) A função que representa o valor da receita diária R em função da quantidade x a mais produzida.
b) A função que representa o valor do custo diário C em função da quantidade x a mais produzida.
c) A função que representa o valor do lucro diário L em função da quantidade x a mais produzida.
d) A quantidade de litros que o produtor deverá vender para ter lucro máximo.
e) Faça uma tabela cuja primeira coluna tenha a quantidade de litros de leite vendidos pelo
produtor, a segunda coluna contenha a Receita bruta diária, a terceira coluna contenha o Custo
diário e a última coluna contenha o lucro diário. Faça a tabela até que o lucro diário se torne
inferior ao lucro obtido quando ele vendia apenas 50 litros de leite.
Quantidade de litros vendidos Receita Bruta (R$) Custo (R$) Lucro (R$)
50 60,00 15,00 45,00
51 60,69 15,30 45,39
52 61,36 15,60 45,76
.................... .................... .................... ....................
Continue.... Continue.... Continue.... Continue....
.................... .................... .................... ....................
f) Use a tabela do item anterior para esboçar os gráficos (em um mesmo plano cartesiano) os
gráficos da Receita Bruta, do Custo e do Lucro diários.
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por LuizAquino » Qua Abr 06, 2011 10:33
Olá leochacon,
Por motivo de organização, não use tópicos já existentes para enviar novos exercícios.
Crie um novo tópico para cada novo exercício.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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