Em figuras regulares, é sempre importante tentar inscrever a figura numa circunferencia, ja que todos os poligonos regulares sao inscritiveis.
Em segundo lugar, eh sempre bom anotar os angulos internos e externos da figura, que nesse caso valem,

, respectivamente.
Bom, dessa forma, temos que os angulos da base menor dos trapezios, que sao isósceles, medem

e portanto, os angulos da base maior dos trapezios medem

, ja que devem ser suplementares.
Se traçarmos novas perpendiculares ao retangulo sombreado, formando outro retangulo congruente, dividiremos os trapezios em um retangulo central e dois triangulos congruentes. Esses dois triangulos congruentes formados no trapezio, sao isósceles, de angulos iguais a 45, 45 e 90. Assim, por sen e/ou cos

- hipotenusa eh o proprio lado do octógono- , temos que o triangulo tem lados iguais a

/2 ,

/2 e a

, este ultimo sendo o proprio lado do octogono.
Ja o retangulo tem um lado medindo

/2 e o outro medindo

, paralelo ao proprio lado do octogono.
Dai, com as medidas, fica facil achar qualquer area da figura.
Pelas minhas contas, deu

+ 1.
Espero ter ajudado, é que sou novo aqui, esse é meu primeiro post, entao estou meio confuso quanto ao uso do latex e tal. Pode ter ficado confusa a resolução, mas a parte mais importante eh determinar os angulos do octogono REGULAR. Essa palavra eh muito importante, nao despreze-a! Qualquer duvida sobre a resoluçao, tamo ae.Abraços.