• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Invariante?

Invariante?

Mensagempor Dan » Dom Mar 14, 2010 20:05

Oi gente.

Preciso muito entender o que significa "invariante" na geometria. Procurei várias coisas na internet, mas está muito difícil de entender. As explicações são muito genéricas.

A frase é a seguinte: "a abertura do ângulo é uma propriedade invariante".

Isso quer dizer que um ângulo sempre tem uma abertura, mesmo sendo reto, por exemplo?

Não consigo entender essa informação. Não sei se ela é óbvia de mais ou confusa de mais. Porque, do meu ponto de vista, um ângulo não tem abertura, ele simplesmente É uma abertura!

Aguardo comentários.
Avatar do usuário
Dan
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 101
Registrado em: Seg Set 14, 2009 09:44
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando

Re: Invariante?

Mensagempor Neperiano » Dom Mar 14, 2010 21:32

Ola

O Termo invariante diz respeito a uma propriedade que não varia sobre qualquer transformação, por exemplo voce tem o angulo de 90 graus, ele sempre sera 90 graus, é claro que se voce passar uma reta no meio vai dividir em angulos de 45 graus, mas mesmo assim ele ainda é de 90 graus, voce apenas esta usando 45 graus para facilitar ou ajudar no calculo.

Com isso a abertura do angulo não ira mudar, sempre sera do valor que deve ser..

Espero ter ajudado

Qualquer duvida

Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: Invariante?

Mensagempor MarceloFantini » Dom Mar 14, 2010 21:55

Quando falamos em transformações estamos falando sobre rotações e translações.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Invariante?

Mensagempor Dan » Dom Mar 14, 2010 22:19

Eu continuo sem entender.

Claro, eu poderia muito bem chegar pra minha professora e dizer "ah, olha só, é invariante porque independente de rotações e outras transformações que possam acontecer, a propriedade do ângulo não se altera". Além da profe gostar mais de mim, eu vou impressionar os colegas mostrando como eu sou foda, mas esse não é meu objetivo.

Beleza, eu posso construir essa frase porque sei escrever. Mas continuo sem entender. A informação continua genérica, não assume nenhum sentido que me faça compreender essa propriedade.
Avatar do usuário
Dan
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 101
Registrado em: Seg Set 14, 2009 09:44
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando

Re: Invariante?

Mensagempor Neperiano » Dom Mar 14, 2010 22:37

Ola

Vou tentar dar um exemplo:

Pegue duas cidades: Rio de Janeiro e São Paulo

Faça de conta q a distancia entre as duas é 100 Km, e de carro você faça ela em 2 horas, então instalaram um trem bala entre as duas cidades que faz e, 1 hora, a distancia é a mesma mas o tempo não, ou seja a distancia é invariavel, mesmo o modo como você chega la sendo diferente.

Espero ter ajudado

Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: Invariante?

Mensagempor MarceloFantini » Dom Mar 14, 2010 23:08

Tente pensar assim: uma propriedade invariante quer dizer que não muda, não importa o que fizermos com ela.

Não sei se é um bom exemplo, mas vou tentar: é como pegar uma bola de futebol e tentar jogar vôlei, basquete, handball, etc. Por mais que você tente, ela continua tendo as propriedades de uma bola de futebol, que é invariante, independente do esporte que você pratique tentando usá-la.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Invariante?

Mensagempor Dan » Seg Mar 15, 2010 09:49

Olá rapazes.

Interessante, agora o entendimento está mais concreto.
Ainda assim, eu não compreendo a relevância da informação. O ângulo é uma propriedade invariante, ok. Mas qual a razão para afirmar isso? Quando estamos falando em isomerias, não há razões para os ângulos modificarem em uma figura que rotaciona, por exemplo.

Parece que está chovendo no molhado. Eu entendo que alguns postulados, como afirmar que um ângulo é a abertura entre duas retas de mesmo vértice, são definições básicas e importantes.

Mas qual o motivo de ressaltar a invariância de um ângulo? A questão é que transformações, justamente por terem a isomeria como uma das orientações, simplesmente não alteram nada dos ângulos.

Ou seja, eu ainda acho que essa informação é inútil. Ou ela tem utilidade? Qual a importância disso?

Aguardo comentários.
Avatar do usuário
Dan
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 101
Registrado em: Seg Set 14, 2009 09:44
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando

Re: Invariante?

Mensagempor MarceloFantini » Seg Mar 15, 2010 21:28

Pessoalmente eu não sei Dan, mas pode ser que seja importante para geometrias não-euclidianas (como hiperbólica e elíptica) ou para outros ramos como Geometria Diferencial, Topologia, etc.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Invariante?

Mensagempor Dan » Ter Mar 16, 2010 10:28

Obrigado Fantini e Maligno pelas contribuições.
Vou investigar o assunto ao longo da semana, e caso eu encontre esses esclarecimentos, eu posto aqui no fórum.
Avatar do usuário
Dan
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 101
Registrado em: Seg Set 14, 2009 09:44
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando

Re: Invariante?

Mensagempor Neperiano » Ter Mar 16, 2010 14:21

Ola Dan

Talvez em derivas, integrais e algebra vetorial e linera se use algo, estou cursando algumas dessa cadeiras, vou investigar com minha professora

Atenciosamente
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
Avatar do usuário
Neperiano
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 960
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 17:09
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia de Produção
Andamento: cursando

Re: Invariante?

Mensagempor Dan » Qua Mar 17, 2010 11:29

Oi gente!

Consegui obter uma explicação satisfatória da propriedade invariante.

Não precisa ir muito longe, na própria geometria euclidiana há casos em que podemos entender essa propriedade.

Imaginem um quadrado de aresta 8 cm. A área é 64 cm² e o perímetro é 32 cm. Há 4 ângulos retos.
Agora, imaginem um quadrado de aresta 3 cm. A área é 9 cm² e o perímetro 12 cm. Porém, há uma propriedade comum com o quadrado de aresta 8 cm, e com todos os outros quadrados: 4 ângulos retos.
Ou seja, o ângulo é uma propriedade invariante porque mesmo que uma figura seja reduzida, aumentada (proporcionalmente) ou que seja feita uma isomeria, etc, os ângulos não alteram.

Podemos imaginar também um triângulo escaleno de lados x, y e z. Se ampliarmos ou reduzirmos proporcionalmente este triângulo e ele passar a ter medidas de lados x', y' e z', o perímetro e a área também mudam. Porém, os ângulos continuam os mesmos.

Tem uma outra explicação, que eu não considero tão satisfatória, mas "adveio" da boca de uma professora de geometria: "não importa o tamanho do segmento de reta, ou o ponto que se mede (o ângulo) entre esses segmentos. O ângulo sempre será o mesmo...".

Eu ainda prefiro a explicação anterior, de que mesmo alterando área e perímetro, os ângulos permanecem os mesmos.

Abraços.
Avatar do usuário
Dan
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 101
Registrado em: Seg Set 14, 2009 09:44
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: cursando

Re: Invariante?

Mensagempor MarceloFantini » Ter Mai 25, 2010 18:49

Que nada mais é do que a sua professora falou. Alteração na área e no perímetro nada mais são do que consequências da alteração no tamanho dos segmentos. Na verdade o que você está fazendo é ampliando ou reduzindo, ou seja, homotetia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Homotetia ).
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado


Voltar para Geometria Plana

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?