por maria cleide » Qui Mai 12, 2011 17:43
Seja

a medida do lado do ctógono regular da figura. Então, a área da região sombreada é quanto?
Sei que a área do octógono é :

, supus que a parte sombreada é a metade da figira então é:

. Mas é apenas uma suposição, então como fazer?
- Anexos
-

-
maria cleide
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 54
- Registrado em: Dom Mai 08, 2011 12:57
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
- Andamento: cursando
por MarceloFantini » Qui Mai 12, 2011 18:31
Primeiro, tome cuidado com as suas suposições. Você não pode afirmar que a área sombreada é metade da área da figura. A figura sombreada é um retângulo, logo sua área é base vezes altura. Sabemos que a base é igual ao lado do octógono, falta encontrar a altura. Sabemos, também, que se somarmos a área sombreada com as duas áreas brancas teremos a área total. Tente trabalhar com isso. Tenha em mente que o que você precisa encontrar é a altura do retângulo sombreado.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por maria cleide » Qui Mai 12, 2011 22:38
Essa parte consegui entender olhando para a figura, mas como faço para achar a altura do retângulo sabendo que conto apenas com a medida da base e e que posso formar 8 triângulos isósceles partindo do centro da figura. E que o ângulo interno de cada triângulo será

?
-
maria cleide
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 54
- Registrado em: Dom Mai 08, 2011 12:57
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
- Andamento: cursando
por maria cleide » Qui Mai 12, 2011 22:42
Essa parte consegui entender olhando para a figura. Mas como posso calcular o valor da altura do retângulo (parte sombreada) sendo que só conto com o valor da base e que partindo do centro do octógono posso formar 8 triângulos isósceles com

cada, de ângulo interno e que a base é

-
maria cleide
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 54
- Registrado em: Dom Mai 08, 2011 12:57
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
- Andamento: cursando
por FilipeCaceres » Qui Mai 12, 2011 22:51
Observe que a altura o retângulo é igual ao valor da base maior dos trapézios, desta forma basta fazer:

Onde

E sabendo que:

Abraço.
-
FilipeCaceres
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 351
- Registrado em: Dom Out 31, 2010 21:43
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Tec. Mecatrônica
- Andamento: formado
por maria cleide » Sex Mai 13, 2011 22:37
Encontrei a área do octógono que é:

. Mas falta encontrar a área sombreada que depende da Base maior do trapézio ou o lado do retângulo. E agora, como faço?
Abraço, Maria Cleide.
-
maria cleide
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 54
- Registrado em: Dom Mai 08, 2011 12:57
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
- Andamento: cursando
por FilipeCaceres » Sáb Mai 14, 2011 00:14
Como você já encontrou a área do octógono so falta calcular o valor de B, agora faça:



Então temos,

Agora tente encontrar o valor de B, depois faça:

Abraço.
-
FilipeCaceres
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 351
- Registrado em: Dom Out 31, 2010 21:43
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Tec. Mecatrônica
- Andamento: formado
por Willian Sujuki » Sáb Mai 14, 2011 12:18
Em figuras regulares, é sempre importante tentar inscrever a figura numa circunferencia, ja que todos os poligonos regulares sao inscritiveis.
Em segundo lugar, eh sempre bom anotar os angulos internos e externos da figura, que nesse caso valem,

, respectivamente.
Bom, dessa forma, temos que os angulos da base menor dos trapezios, que sao isósceles, medem

e portanto, os angulos da base maior dos trapezios medem

, ja que devem ser suplementares.
Se traçarmos novas perpendiculares ao retangulo sombreado, formando outro retangulo congruente, dividiremos os trapezios em um retangulo central e dois triangulos congruentes. Esses dois triangulos congruentes formados no trapezio, sao isósceles, de angulos iguais a 45, 45 e 90. Assim, por sen e/ou cos

- hipotenusa eh o proprio lado do octógono- , temos que o triangulo tem lados iguais a

/2 ,

/2 e a

, este ultimo sendo o proprio lado do octogono.
Ja o retangulo tem um lado medindo

/2 e o outro medindo

, paralelo ao proprio lado do octogono.
Dai, com as medidas, fica facil achar qualquer area da figura.
Pelas minhas contas, deu

+ 1.
Espero ter ajudado, é que sou novo aqui, esse é meu primeiro post, entao estou meio confuso quanto ao uso do latex e tal. Pode ter ficado confusa a resolução, mas a parte mais importante eh determinar os angulos do octogono REGULAR. Essa palavra eh muito importante, nao despreze-a! Qualquer duvida sobre a resoluçao, tamo ae.Abraços.
-
Willian Sujuki
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 1
- Registrado em: Sáb Mai 14, 2011 11:42
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por maria cleide » Sex Mai 20, 2011 12:08
Eu fiz:
![\sqrt{3}\cdot\dfrac{3}{2}+2[\dfrac{(B+\sqrt{3})}{2}\cdot\dfrac{\sqrt{3}\cdot\sqrt{3}}{2}]=6(\sqrt{2}+1) \sqrt{3}\cdot\dfrac{3}{2}+2[\dfrac{(B+\sqrt{3})}{2}\cdot\dfrac{\sqrt{3}\cdot\sqrt{3}}{2}]=6(\sqrt{2}+1)](/latexrender/pictures/879fdffc19b29035f5b9b1a8dec690d2.png)
e encontrei

. Multiplicando isso bela base menor ja que a altura do retângulo é essa obti:

. Que não é o resultado. Eu não fiz certo? Posso ter errado nas contas?
-
maria cleide
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 54
- Registrado em: Dom Mai 08, 2011 12:57
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
- Andamento: cursando
por maria cleide » Dom Mai 22, 2011 20:34
Tem alguma conclusão?
-
maria cleide
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 54
- Registrado em: Dom Mai 08, 2011 12:57
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL I
- Andamento: cursando
por claudinho » Ter Jun 14, 2011 03:55
bem
ta corretissimo,, testei aqui e bateu o resultado
A grande dica mesmo, era encontrar este angulo de 45°
(tanto internamente, do jeito q o wiliam frisou,
ou externamnete, imaginando um quadrado cinscunscrevendo o octógono)
Oq vc fez por pitagoras, eu tentei por seno
E a continuação fica mais facil:
Abraço a todos
-
claudinho
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Sex Jun 10, 2011 13:55
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
por claudinho » Ter Jun 14, 2011 03:56
bem
ta corretissimo,, testei aqui e bateu o resultado
A grande dica mesmo, era encontrar este angulo de 45°
(tanto internamente, do jeito q o wiliam frisou,
ou externamnete, imaginando um quadrado cinscunscrevendo o octógono)
Oq vc fez por pitagoras, eu tentei por seno
E a continuação fica mais facil:
Abraço a todos
-
claudinho
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 9
- Registrado em: Sex Jun 10, 2011 13:55
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: cursando
Voltar para Geometria Plana
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Área dentro de um octógono
por anfran1 » Dom Ago 19, 2012 12:06
- 3 Respostas
- 2438 Exibições
- Última mensagem por anfran1

Dom Nov 17, 2013 10:34
Geometria Plana
-
- [ área do octógono] ajudem por favor...
por jeanderson09 » Qui Out 11, 2012 21:23
- 2 Respostas
- 1720 Exibições
- Última mensagem por jeanderson09

Qui Out 11, 2012 22:10
Geometria Plana
-
- Exercicio Octogono
por atpe » Qui Set 16, 2010 20:13
- 1 Respostas
- 3078 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Sex Set 17, 2010 00:21
Geometria Plana
-
- [Razão da área do triângulo para a área do quadrilátero]
por Mayra Luna » Sex Nov 23, 2012 20:17
- 2 Respostas
- 4265 Exibições
- Última mensagem por Mayra Luna

Ter Nov 27, 2012 14:53
Geometria Plana
-
- Área - Na próxima figura ABCD é um quadrilátero de área 200
por marguiene » Sex Out 10, 2014 10:22
- 0 Respostas
- 2051 Exibições
- Última mensagem por marguiene

Sex Out 10, 2014 10:22
Geometria Plana
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.