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Triângulos

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Mensagempor claudia » Ter Nov 11, 2008 13:58

Olá, Fábio
Estou com dúvida em duas questões:
1. O seno dos ângulos iguais de um triângulo isósceles vale 3/5, e o perímetro, 9 m. Calcule o valor de sua área.
Fiz a figura e sei que senB = SenC = 3/5 e que a + b + c = 9 ou a + 2b = 9. já tentei colocar a altura e calcular através do sen = cateto oposto sobre a hipotenusa, mas não estou conseguindo.Também tentei pela fórmula da área:S=\frac{a.b.senC}{2}. Tem uma dica?
2. Num triângulo qualquer, A vale 60 graus e é o ângulo formado pelos lados b = (\sqrt[]{3}-1)m e c = 1 m. Calcule o valor do ângulo B, oposto ao lado b.
Fiz a figura de tentei encontrar através da lei do cosseno: {a}^{2}={b}^{2}+ {c}^{2}-2bc.cosA e encontrei {a}^{2}= 6-3\sqrt[]{3}. Aí tentei substituir no {b}^{2}= {a}^{2}+{c}^{2}-2ac.cosB, mas não encontrei. Este é o caminho?

Obrigada!
claudia
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Re: Triângulos

Mensagempor admin » Ter Nov 11, 2008 16:53

Olá Cláudia!

1) Você poderá sim utilizar esta expressão para o cálculo da área que é análoga ao produto da medida da base pela altura do triângulo. Também, traçar a altura será necessário.

Mas antes, repare que o problema inicial é "apenas" encontrar as medidas a e b dos lados.
Depois, o cálculo da área será imediato.

As dicas são:
-traçar a altura, bissetriz do ângulo formado pelos lados de mesma medida;
-lembre-se sempre que o seno refere-se a um triângulo retângulo: marque o ângulo reto entre a altura e a base;
-como o triângulo é isósceles, esta altura passa pela mediatriz da base, ou seja, divide a base em dois segmentos de mesma medida;
-nomeando as medidas da base, dos outros lados e da altura traçada de a, b e h, respectivamente, anote as medidas dos lados dos triângulos retângulos formados (há um par). Atenção pois um dos catetos é \frac{a}{2};
-sendo \alpha os ângulos de mesma medida, a partir do triângulo retângulo, note que: sen\alpha = \frac{h}{b}. Utilize aqui o dado do enunciado para escrever h em função de b;
-aplicando o teorema de Pitágoras você terá uma equação entre a e b;
-e com a equação dada do perímetro você terá um sistema com duas equações e as incógnitas a e b.

Bom trabalho! :)
Fábio Sousa
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Re: Triângulos

Mensagempor admin » Ter Nov 11, 2008 19:50

2) Não há apenas uma abordagem, mas este caminho também resolve!
Pode seguir por ele, sem receio. O único trabalho será simplificar o cosB.
Para facilitar, após isolá-lo, eleve ao quadrado ambos os membros da equação.
Somente então racionalize os denominadores.
Depois extraia a raiz quadrada dos membros da equação.

Como o cosseno que você encontrará é de um ângulo notável, você saberá qual é.



Uma alternativa é utilizar a lei dos senos, mas o trabalho é praticamente o mesmo.
Neste caso, adicionalmente, você precisaria encontrar a medida do raio R da circunferência circunscrita ao triângulo.
Em uma etapa, consideraria esta equação para encontrar R:

\frac{\sqrt{6-3\sqrt{3}}}{sen60^o} = 2R

Depois, da mesma forma para encontrar o senB, substituindo R encontrado:

\frac{\sqrt{3}-1}{senB} = 2R

Espero ter ajudado.
Até mais!
Fábio Sousa
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Re: Triângulos

Mensagempor claudia » Qui Nov 13, 2008 14:19

Obrigada pelas dicas. Vou continuar tentando.
claudia
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Re: Triângulos

Mensagempor claudia » Qui Nov 13, 2008 16:21

Fábio,
a primeira eu consegui com suas dicas; mas a segunda não deu certo. Eu já havia encontrado o valor de a, mas não sei como resolver raiz de raiz. Tentei elevar ao quadrado, mas acho que calculei errado. Pode me dar uma dica de como calcular esse número a?
Att
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Re: Triângulos

Mensagempor admin » Qui Nov 13, 2008 19:14

Olá.

O valor de a você já calculou, é este mesmo: a = \sqrt{6-3\sqrt{3}}}.
Da expressão do teorema dos cossenos, você precisa isolar o cosB.
Escreva aqui as etapas que conseguiu na simplificação...

Dicas:
-da expressão do teorema dos cossenos, isole o cosB;
-eleve os membros ao quadrado;
-simplifique e racionalize o denominador;
-extraia a raiz quadrada dos membros para obter novamente o cosB já simplificado.
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Re: Triângulos

Mensagempor claudia » Sex Nov 14, 2008 14:30

Resolução que consegui:
{a}^{2}= {b}^{2}+{c}^{2}- 2bccosA

{a}^{2}= (\sqrt[]{3}-1){}^{2}+1-2(\sqrt[]{3}-1).1.cos60

{a}^{2}= 6 - 3\sqrt[]{3}
a = \sqrt[]{6 - 3\sqrt[]{3}}

\frac{a}{senA}= 2R

\sqrt[]{6-3\sqrt[]{3}}= 2R. \frac{2}{\sqrt[]{3}}

elevando os dois ao quadrado:

6 - 3\sqrt[]{3}= \frac{16}{3}.R

R= \frac{18 - 9\sqrt[]{3}}{16}


\frac{b}{senB}= 2R

\frac{\sqrt[]{3}-1}{senB}= \frac{18-9\sqrt[]{3}}{16}

senB = \frac{8(\sqrt[]{3}-1}{9}

como vou encontrar esse valor de seno?
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Re: Triângulos

Mensagempor admin » Sex Nov 14, 2008 15:36

Ao editar, procure deixar cada linha da expressão dentro das tags [tex]...[/tex], pulando uma linha entre cada uma, para facilitar a visualização.
Utilize o botão "Prever" para certificar-se de que sua mensagem ficou como realmente gostaria.
Mesmo após enviar, as mensagens ainda podem ser editadas até um certo tempo.

Como você escolheu utilizar a lei dos senos, confira o cálculo do raio.
Para encontrá-lo você não precisa elevar os membros ao quadrado.
Mas repare que mesmo se elevasse, o raio também ficaria ao quadrado, em sua expressão não está.

Após corrigir o raio, você terá uma nova expressão para o seno.

Lembre-se que você ainda pode fazer como antes, apenas isolar o cosseno a partir da lei dos cossenos.
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Re: Triângulos

Mensagempor claudia » Seg Nov 17, 2008 23:36

Achei mais fácil pela lei dos senos; só que meu R deu 1 e fazendo \frac{b}{senB}= 2R encontrei senB = \frac{\sqrt[]{3}-1}{2}; deu isso? E agora?
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Re: Triângulos

Mensagempor admin » Ter Nov 18, 2008 00:31

Olá Cláudia!

O raio não é 1.
Para identificarmos o seu erro, tente enviar suas contas a partir daqui, conforme as recomendações que fiz anteriormente:

\frac{\sqrt{6-3\sqrt{3}}}{sen60^o} = 2R

\frac{\sqrt{6-3\sqrt{3}}}{\frac{\sqrt{3}}{2}} = 2R

\vdots
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Re: Triângulos

Mensagempor claudia » Ter Nov 18, 2008 00:43

2R . \frac{\sqrt[]{3}}{2}= \sqrt[]{6-3\sqrt[]{3}}

R = \frac{\sqrt[]{6-3\sqrt[]{3}}}{\sqrt[]{3}}


racionalizando

R = \frac{\sqrt[]{18-9}}{3}


R = 1

Soltei linha, mas os denominadores ainda ficaram confusos.
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Re: Triângulos

Mensagempor admin » Ter Nov 18, 2008 04:14

Cláudia, você ainda utilizou apenas um par de "tex" para todas as expressões. Utilize um par para cada linha, assim:

Código: Selecionar todos
[tex]2R \cdot \frac{\sqrt{3}}{2}= \sqrt{6-3\sqrt{3}}[/tex]

[tex]R = \frac{\sqrt{6-3\sqrt{3}}}{\sqrt{3}}[/tex]

[tex]\vdots[/tex]


Veja o resultado deste código:
2R \cdot \frac{\sqrt{3}}{2}= \sqrt{6-3\sqrt{3}}

R = \frac{\sqrt{6-3\sqrt{3}}}{\sqrt{3}}

\vdots


Quando você racionalizou, a \sqrt{3} de dentro da raiz quadrada "sumiu".

Mas sugiro que você tente assim para simplificar:
\frac{\sqrt{m}}{\sqrt{n}} = \sqrt{\frac{m}{n}}
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Re: Triângulos

Mensagempor claudia » Ter Nov 18, 2008 09:20

Acho que entendi: posso colocar o 3 em evidencia e cortar com o denominador, assim ficarei com R= \sqrt[]{2-\sqrt[]{3}} aí, ficarei com:\left(\frac{\sqrt[]{3}-1}{senB} \right) = 2. \sqrt[]{2-\sqrt[]{3}}

aí ficaria com senB = \left(\frac{\sqrt[]{3}-1}{2\sqrt[]{2-\sqrt[]{3}}} \right)

e agora?
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Re: Triângulos

Mensagempor admin » Ter Nov 18, 2008 11:22

Isso Cláudia, agora ficam as mesmas dicas como se tivesse isolado o cosseno:

Dicas:
-eleve os membros ao quadrado;
-simplifique e racionalize o denominador;
-extraia a raiz quadrada dos membros para obter novamente o senB já simplificado.


Note que se você tivesse isolado o cosseno, a partir da lei dos cossenos, teria uma expressão bem semelhante (mas com cosB) e finalizaria o problema de forma análoga.
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Re: Triângulos

Mensagempor claudia » Ter Nov 18, 2008 14:43

Obrigada,
Agora consegui!!! :-D
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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D