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[Geometria analítica] Duas retas concorrentes

[Geometria analítica] Duas retas concorrentes

Mensagempor fernandocez » Qua Mai 08, 2013 18:48

Companheiros venho mais uma vez solicitar a ajuda de vcs. A questão é a seguinte:

No plano cartesiano, a equação x² - 4xy - 5y² = 0 representa:
a) uma hipérbole
b) uma parábola
c) uma elipse
d) duas retas paralelas
e) duas retas concorrentes (resposta do gabarito)

Eu tentei ajuda nos livros de geometria analítica e nenhum exemplo parecido com a situação. Tentei desmenbrar em duas equações e não consegui.
Como faço para reconhecer que essa equação são duas retas concorrentes? Existe um método prático? Ou outro recurso? Agradeço quem puder ajudar.
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Re: [Geometria analítica] Duas retas concorrentes

Mensagempor e8group » Qua Mai 08, 2013 21:39

Se não me engano geralmente utilizamos mudança de coordenadas para eliminar o termo xy .Mas no caso em questão ,podemos fatorar tal equação .Veja :

x^2 -4xy -5y^2  = (x^2 -4xy -5y^2  ) + 0   =   (x^2 -4xy -5y^2  ) + -xy +xy  =   [x^2  +xy ] +  [-4xy -xy -5y^2]  =  x[x+y] -5y[x+y]  = [x+y][x-5y] = 0 \implies  \begin{cases} x+y = 0 \\ x -5y = 0 \end{cases} .

Tente observar se a interseção é diferente do vazio .Comente as dúvidas .
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Re: [Geometria analítica] Duas retas concorrentes

Mensagempor e8group » Qua Mai 08, 2013 22:08

Pensando bem a última implicação não é verdadeira .Como vimos (*) x^2-4xy-5y^2 = [x+y][x-5y] = 0 , portanto

x^2-4xy-5y^2 = 0 \implies  r: x+y = 0 ou s: x-5y = 0 .A equação(*) é a reunião das retas r e s (se é assim que podemos dizer ) .Para estudar a posição relativa entre as retas ,inicialmente podemos tomar a interseção entre elas ,isto é , resolver aquele sistema que já foi citado .Se s \cap r \neq \varnothing podemos concluir que r,s são concorrentes ou paralelas coincidentes . Teremos estes dois casos a estudar .
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Re: [Geometria analítica] Duas retas concorrentes

Mensagempor fernandocez » Sex Dez 20, 2013 09:54

Obrigado e feliz natal.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?