por Claudin » Qui Abr 05, 2012 19:19
Mostre que os pontos (0,1,-1), (1,3,0) e (2,5,1) são colineares.
Também não consegui resolver esse exercício, fiz um com dois pontos, ai fiz uma relação de proporcionalidade entre os pontos e deu certo.
Agora com os três pontos não deu certo.
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por Lucio Carvalho » Qui Abr 05, 2012 20:06
Olá Claudin,
se os pontos A, B e C são colineares, os vetores AB e BC (nota: falta a seta) terão de ter a mesma direção, ou seja, terão de ser colineares.
vetor AB = B - A = (1,3,0) - (0,1,-1) = (1,2,1)
vetor BC = C - B = (2,5,1) - (1,3,0) = (1,2,1)
Se os vetores têm a mesma direção, existe um

tal que:
vetor AB =

.(vetor BC)
(1,2,1) =

.(1,2,1)
Logo,

=1
Resposta: Os pontos são colineares.
-

Lucio Carvalho
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 127
- Registrado em: Qua Ago 19, 2009 11:33
- Localização: Rua 3 de Fevereiro - São Tomé
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em Física/Química
- Andamento: formado
por LuizAquino » Qui Abr 05, 2012 21:22
Lucio Carvalho escreveu:os vetores AB e BC (nota: falta a seta)
Para inserir as setas (bem como as outras notações matemáticas), use o LaTeX. Por favor, vide o tópico:
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCodeviewtopic.php?f=9&t=74No caso dos vetores, basicamente há duas formas de inserir as setas.
Forma 1)Use o código:
- Código: Selecionar todos
[tex]\vec{AB}[/tex]
Resultado:
Forma 2)Use o código:
- Código: Selecionar todos
[tex]\overrightarrow{AB}[/tex]
Resultado:
ObservaçãoNote que a
Forma 1) é mais interessante de ser usada quando temos apenas uma letra em minúsculo:

. Já a
Forma 2) é mais interessante de ser usada quando temos duas letras em maiúsculo:

.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por Claudin » Qui Abr 05, 2012 22:31
"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
-
Claudin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 913
- Registrado em: Qui Mai 12, 2011 17:34
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
Voltar para Geometria Analítica
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Pontos Não-Colineares
por wilgaroto » Sex Out 28, 2011 09:41
- 1 Respostas
- 4344 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Sáb Out 29, 2011 11:51
Geometria Analítica
-
- Pontos P,Q e R - Colineares ?
por PeterHiggs » Seg Set 24, 2012 19:10
- 2 Respostas
- 2282 Exibições
- Última mensagem por PeterHiggs

Ter Set 25, 2012 13:18
Geometria Espacial
-
- Pontos colineares
por Milton21 » Qui Out 18, 2012 15:14
- 4 Respostas
- 15634 Exibições
- Última mensagem por e8group

Sex Out 19, 2012 17:48
Geometria Analítica
-
- Duvida Pontos Colineares
por samuel_corf » Seg Abr 25, 2011 11:51
- 4 Respostas
- 9286 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Dom Jul 24, 2011 20:46
Matrizes e Determinantes
-
- Combinaçao com elementos colineares
por rsholtermann » Qua Jul 14, 2010 13:21
- 1 Respostas
- 2963 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Qua Jul 14, 2010 14:50
Estatística
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.