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Problemas com equação

Problemas com equação

Mensagempor ursoforte » Seg Ago 15, 2011 13:06

Eu sei ate resolver equação do 2º grau usando o delta e Baskara, mas tenho um indice muito grande em resolver problemas como esse "A área de um retângulo é de 64cm quadrado . Nessas condições, determine as dimensões do retângulo sabendo que o comprimento mede (x+6) m e a largura mede (x- 6) m.". A minha dificuldade esta em montar a equação para resolver.


Se alguem souber a onde posso encontrar alguns problemas que ensine fazer as formulas, me indique pra que posso praticar;

Desde ja estou agradecido.
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Re: Problemas com equação

Mensagempor Molina » Seg Ago 15, 2011 13:34

Bom dia!

ursoforte escreveu:Eu sei ate resolver equação do 2º grau usando o delta e Baskara, mas tenho um indice muito grande em resolver problemas como esse "A área de um retângulo é de 64cm quadrado . Nessas condições, determine as dimensões do retângulo sabendo que o comprimento mede (x+6) m e a largura mede (x- 6) m.". A minha dificuldade esta em montar a equação para resolver.

Primeiro de tudo faça um desenho de um retângulo e nomeie os lados, conforme consta no enunciado. Os lados maiores terão x+6 metros e os lados menores terão x-6 metros.

A área do retângulo é dado por: A=b \cdot h, onde b é a base do retângulo e h é a altura do retângulo. Perceba que dessa equação você já tem todas as informações (A, b e h):

A=b \cdot h

64=(x+6) \cdot (x-6)

Agora você precisa descobrir o valor de x para que isso ocorra. Para isso, faça a distributiva e vai chegar em uma equação de 2º grau.

Faça e poste suas tentativas. Caso tenha dúvida, avise! :y:
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Re: Problemas com equação

Mensagempor ursoforte » Seg Ago 15, 2011 19:12

Infelismente não consegui desenvolver a equação mas vou postar aqui até a onde consegui

x{2}+6x-36
Delta=6{2}-4*1*(-36)
Delta=36-4*(-36)
Delta=-4
não dava nem mais pra continuar pois o resultado na minha apostila e 16cm e 4cm
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Re: Problemas com equação

Mensagempor Molina » Seg Ago 15, 2011 21:42

Boa noite!

ursoforte escreveu:Infelismente não consegui desenvolver a equação mas vou postar aqui até a onde consegui

x{2}+6x-36
Delta=6{2}-4*1*(-36)
Delta=36-4*(-36)
Delta=-4
não dava nem mais pra continuar pois o resultado na minha apostila e 16cm e 4cm


64 = (x+6) \cdot (x-6)

64 = x^2 - \not{6x}+\not{6x}-36

64 + 36 = x^2

100= x^2

x = \pm 10 \Rightarrow x = +10 (considera-se apenas o valor positivo)


:idea: Dica: estudei mais matemática básica, senão você só vai patinar, patinar, patinar...
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Re: Problemas com equação

Mensagempor ursoforte » Qua Ago 17, 2011 19:40

Obrigado,
estou reforçando meus conhecimentos em matemática básica, e logo estarei postando minhas dúvidas, pois estudo através de livros e pesquinas na internet, tenho dificuldade financeira para pagar um professor particular,e pela graça de Deus encontrei alguém solidários e com boa disposição como você pra ajudar a todos neste forum.

fique na graça de Deus
Raimundo
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Re: Problemas com equação

Mensagempor Molina » Qua Ago 17, 2011 20:02

Boa noite, Raimundo!

ursoforte escreveu:Obrigado,
estou reforçando meus conhecimentos em matemática básica, e logo estarei postando minhas dúvidas, pois estudo através de livros e pesquinas na internet, tenho dificuldade financeira para pagar um professor particular,e pela graça de Deus encontrei alguém solidários e com boa disposição como você pra ajudar a todos neste forum.

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Garanto que o fórum é tão produtivo quanto a contratação de um professor particular. Se você fizer bom uso deste espaço seus objetivos serão alcançados em relação a matemática. Mas para isso, muito empenho e dedicação.

Conte conosco! :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?