por LuizCarlos » Seg Jul 11, 2011 00:43
Ola pessoal, estou estudando Números Racionais : Operações
Não consegui resolver esse problema
1. A soma de dois números racionais é -1,8. Um deles é 9,7. Calcule o outro número.
Tentei resolver e cheguei a essa conta.

está no caminho certo? se sim, como resolver essa parte

?
Obrigado, agradesço desde ja.
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por giulioaltoe » Seg Jul 11, 2011 01:04
voce nao precisa fazer o mmc entre 97/10 e x. apenas "passe" o 97/10 para o outo lado e subtraia 1,8 - 9,7 = x

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por LuizCarlos » Seg Jul 11, 2011 02:28
giulioaltoe escreveu:voce nao precisa fazer o mmc entre 97/10 e x. apenas "passe" o 97/10 para o outo lado e subtraia 1,8 - 9,7 = x

valeu amigo giulioaltoe , consegui entender, entao no caso

não tem nada haver né ? obrigado
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por MarceloFantini » Seg Jul 11, 2011 03:17
Cuidado nas contas:

. Sobre a fração: não está errada, mas é resolver a questão pelo caminho mais tortuoso. Você terá que multiplicar os dois lados por dez, depois subtrair 97 e finalmente dividir tudo por dez novamente.
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por LuizCarlos » Seg Jul 11, 2011 16:26
MarceloFantini escreveu:Cuidado nas contas:

. Sobre a fração: não está errada, mas é resolver a questão pelo caminho mais tortuoso. Você terá que multiplicar os dois lados por dez, depois subtrair 97 e finalmente dividir tudo por dez novamente.
Ola MarceloFantini, não entendi o que você falou, explique resolvendo , ae consigo entender.
Gostaria de saber si esse caminho que estou tomando, para resolver a questão está certo, quanto a questão de ser tortuoso, nao tem problema.
Desde que eu consiga entender, isso sim que importa!
Quero saber si essa forma aqui está correta? se sim, como continuar resolvendo?

parei exatamente aqui, e nao sei continuar.
Si você pode-se resolver , mostrando passo a passo, e explicando, ficaria grato! Obrigado e agradesço a sua antenção e ajuda.
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por LuizCarlos » Seg Jul 11, 2011 19:18
MarceloFantini escreveu:Está certo. Veja:

Ola MarceloFantini, entendi, e consegui chegar ao resultado que o livro apresenta no final que é

Só que como o amigo giulioaltoe acima explicou, tambem chega ao resultado, porem o valor de x encontrado é

diferente de

até mesmo você falou , cuidado nas contas 9,7 + x = - 1,8
x = - 1,8 - 9,7
Queria explicação sobre essa afirmação que você fez, para termos cuidado. Agradesço pela sua ajuda, voce será um otimo professor de matematica, caso queria né. Abraço
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por LuizCarlos » Seg Jul 11, 2011 19:22
LuizCarlos escreveu:MarceloFantini escreveu:Está certo. Veja:

Ola MarceloFantini, entendi, e consegui chegar ao resultado que o livro apresenta no final que é

Só que como o amigo giulioaltoe acima explicou, tambem chega ao resultado, porem o valor de x encontrado é

diferente de

até mesmo você falou , cuidado nas contas 9,7 + x = - 1,8
x = - 1,8 - 9,7
Queria explicação sobre essa afirmação que você fez, para termos cuidado. Agradesço pela sua ajuda, voce será um otimo professor de matematica, caso queria né. Abraço
Esqueci de perguntar, qual é a forma mais simples que você citou?
Obrigado
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por LuizCarlos » Seg Jul 11, 2011 19:41
MarceloFantini escreveu:Ele esqueceu o sinal de menos no lado direito da igualdade, por isso a resposta dele está errada. Note que a minha está certa, mas no gabarito deve ter faltado o sinal de negativo, pois em valor absoluto a resposta está certa. A forma mais simples é trabalhar com os números com vírgula, só isso.

hum, entendi. Mas tambem percebi que estou me confundido, fazendo esse tipo de conta

, nessa caso estou tirando o mmc, igual
o colega acima falou, e não precisa, pois basta eu separar o que é letra e o que é número, deixando-os em um lado da igualdade, e resolver normalmente.
Obrigado MarceloFantini, abraço amigo.
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por giulioaltoe » Ter Jul 12, 2011 01:04
eu nao vi que a questao era =-1,8, pois na primeira apresentação voce pos positivo pelo latex e negativo na hora de apresentar a questao por extenso, entao nao reparei nesse detalhe

o metodo mais facil mesmo e fazer a conta com numeros, com virgulas!!
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por LuizCarlos » Ter Jul 12, 2011 20:00
giulioaltoe escreveu:eu nao vi que a questao era =-1,8, pois na primeira apresentação voce pos positivo pelo latex e negativo na hora de apresentar a questao por extenso, entao nao reparei nesse detalhe

o metodo mais facil mesmo e fazer a conta com numeros, com virgulas!!
pior que eu que esqueci de colocar mesmo, mas ta tranquilo, obrigado ae guiloaltoe, consegui entender a questão graças a ajuda de vocês!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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