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como resolver esse tipo de conta?

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Mensagempor LuizCarlos » Seg Jul 11, 2011 00:43

Ola pessoal, estou estudando Números Racionais : Operações

Não consegui resolver esse problema

1. A soma de dois números racionais é -1,8. Um deles é 9,7. Calcule o outro número.

Tentei resolver e cheguei a essa conta.

(\frac{97}{10})+(\frac{x}{1})= 1,8
\\
\\
(\frac{97}{10})+(\frac{x}{1})=\frac{97 + 10x}{10}

está no caminho certo? se sim, como resolver essa parte \frac{97 + 10x}{10} ?
Obrigado, agradesço desde ja.
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Re: como resolver esse tipo de conta?

Mensagempor giulioaltoe » Seg Jul 11, 2011 01:04

voce nao precisa fazer o mmc entre 97/10 e x. apenas "passe" o 97/10 para o outo lado e subtraia 1,8 - 9,7 = x

:y:
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Re: como resolver esse tipo de conta?

Mensagempor LuizCarlos » Seg Jul 11, 2011 02:28

giulioaltoe escreveu:voce nao precisa fazer o mmc entre 97/10 e x. apenas "passe" o 97/10 para o outo lado e subtraia 1,8 - 9,7 = x

:y:


valeu amigo giulioaltoe , consegui entender, entao no caso \frac{97 + 10x}{10} não tem nada haver né ? obrigado
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Re: como resolver esse tipo de conta?

Mensagempor MarceloFantini » Seg Jul 11, 2011 03:17

Cuidado nas contas: 9,7 +x = -1,8 \iff x = -1,8 - 9,7. Sobre a fração: não está errada, mas é resolver a questão pelo caminho mais tortuoso. Você terá que multiplicar os dois lados por dez, depois subtrair 97 e finalmente dividir tudo por dez novamente.
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Re: como resolver esse tipo de conta?

Mensagempor LuizCarlos » Seg Jul 11, 2011 16:26

MarceloFantini escreveu:Cuidado nas contas: 9,7 +x = -1,8 \iff x = -1,8 - 9,7. Sobre a fração: não está errada, mas é resolver a questão pelo caminho mais tortuoso. Você terá que multiplicar os dois lados por dez, depois subtrair 97 e finalmente dividir tudo por dez novamente.



Ola MarceloFantini, não entendi o que você falou, explique resolvendo , ae consigo entender.
Gostaria de saber si esse caminho que estou tomando, para resolver a questão está certo, quanto a questão de ser tortuoso, nao tem problema.
Desde que eu consiga entender, isso sim que importa!
Quero saber si essa forma aqui está correta? se sim, como continuar resolvendo?\frac{97 + 10x}{10} parei exatamente aqui, e nao sei continuar.
Si você pode-se resolver , mostrando passo a passo, e explicando, ficaria grato! Obrigado e agradesço a sua antenção e ajuda.
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Re: como resolver esse tipo de conta?

Mensagempor MarceloFantini » Seg Jul 11, 2011 18:25

Está certo. Veja: \frac{97}{10} + x = - 1,8 \iff \frac{97 + 10x}{10} = - 1,8 \iff 97 + 10x = -1,8 \cdot 10 \iff 10x = -18 -97 \iff x = \frac{-18 -97}{10}
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Re: como resolver esse tipo de conta?

Mensagempor LuizCarlos » Seg Jul 11, 2011 19:18

MarceloFantini escreveu:Está certo. Veja: \frac{97}{10} + x = - 1,8 \iff \frac{97 + 10x}{10} = - 1,8 \iff 97 + 10x = -1,8 \cdot 10 \iff 10x = -18 -97 \iff x = \frac{-18 -97}{10}


Ola MarceloFantini, entendi, e consegui chegar ao resultado que o livro apresenta no final que é x = \frac{115}{10}  ou 11,5
Só que como o amigo giulioaltoe acima explicou, tambem chega ao resultado, porem o valor de x encontrado é x = \frac{- 79}{10} ou - 7,9

diferente de \frac{115}{10}

até mesmo você falou , cuidado nas contas 9,7 + x = - 1,8
x = - 1,8 - 9,7

Queria explicação sobre essa afirmação que você fez, para termos cuidado. Agradesço pela sua ajuda, voce será um otimo professor de matematica, caso queria né. Abraço
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Re: como resolver esse tipo de conta?

Mensagempor LuizCarlos » Seg Jul 11, 2011 19:22

LuizCarlos escreveu:
MarceloFantini escreveu:Está certo. Veja: \frac{97}{10} + x = - 1,8 \iff \frac{97 + 10x}{10} = - 1,8 \iff 97 + 10x = -1,8 \cdot 10 \iff 10x = -18 -97 \iff x = \frac{-18 -97}{10}


Ola MarceloFantini, entendi, e consegui chegar ao resultado que o livro apresenta no final que é x = \frac{115}{10}  ou 11,5
Só que como o amigo giulioaltoe acima explicou, tambem chega ao resultado, porem o valor de x encontrado é x = \frac{- 79}{10} ou - 7,9

diferente de \frac{115}{10}

até mesmo você falou , cuidado nas contas 9,7 + x = - 1,8
x = - 1,8 - 9,7

Queria explicação sobre essa afirmação que você fez, para termos cuidado. Agradesço pela sua ajuda, voce será um otimo professor de matematica, caso queria né. Abraço


Esqueci de perguntar, qual é a forma mais simples que você citou?
Obrigado
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Re: como resolver esse tipo de conta?

Mensagempor MarceloFantini » Seg Jul 11, 2011 19:31

Ele esqueceu o sinal de menos no lado direito da igualdade, por isso a resposta dele está errada. Note que a minha está certa, mas no gabarito deve ter faltado o sinal de negativo, pois em valor absoluto a resposta está certa. A forma mais simples é trabalhar com os números com vírgula, só isso. :)
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Re: como resolver esse tipo de conta?

Mensagempor LuizCarlos » Seg Jul 11, 2011 19:41

MarceloFantini escreveu:Ele esqueceu o sinal de menos no lado direito da igualdade, por isso a resposta dele está errada. Note que a minha está certa, mas no gabarito deve ter faltado o sinal de negativo, pois em valor absoluto a resposta está certa. A forma mais simples é trabalhar com os números com vírgula, só isso. :)


hum, entendi. Mas tambem percebi que estou me confundido, fazendo esse tipo de conta \frac{97 + 10x}{10}, nessa caso estou tirando o mmc, igual
o colega acima falou, e não precisa, pois basta eu separar o que é letra e o que é número, deixando-os em um lado da igualdade, e resolver normalmente.

Obrigado MarceloFantini, abraço amigo.
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Re: como resolver esse tipo de conta?

Mensagempor giulioaltoe » Ter Jul 12, 2011 01:04

eu nao vi que a questao era =-1,8, pois na primeira apresentação voce pos positivo pelo latex e negativo na hora de apresentar a questao por extenso, entao nao reparei nesse detalhe ;) o metodo mais facil mesmo e fazer a conta com numeros, com virgulas!!
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Re: como resolver esse tipo de conta?

Mensagempor LuizCarlos » Ter Jul 12, 2011 20:00

giulioaltoe escreveu:eu nao vi que a questao era =-1,8, pois na primeira apresentação voce pos positivo pelo latex e negativo na hora de apresentar a questao por extenso, entao nao reparei nesse detalhe ;) o metodo mais facil mesmo e fazer a conta com numeros, com virgulas!!


pior que eu que esqueci de colocar mesmo, mas ta tranquilo, obrigado ae guiloaltoe, consegui entender a questão graças a ajuda de vocês!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?