• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Resolução - dúvida cabal!

Resolução - dúvida cabal!

Mensagempor jamiel » Sex Abr 15, 2011 13:59

Se alguém puder dar uma ajudinha eu agradeço!

x-2 / x+3 ? x / x+2

1º passo
(x+2)(x-2) -(x+3)x / (x+3)(x+2) ? 0

2º passo
(x²+2x-2x-4) -(x²-3x) ? 0

Minha dúvida é justamente nesse segundo passo, pois eu consigo "3x-4". No gabarito, "3x+4", não entendo onde posso ter errado. No caso 3x-4, x seria = 4/3, mas no do gabarito x = -4/3. Alguém pode me ajudar?

A formatação de formulas tá dando bronca pra mim, tive q fazer assim mesmo!
jamiel
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 131
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Mecânica
Andamento: cursando

Re: Resolução - dúvida cabal!

Mensagempor MarceloFantini » Sex Abr 15, 2011 16:30

Partindo do primeiro passo:

\frac{(x+2)(x-2) - x(x+3)}{(x+3)(x+2)} \leq 0

\frac{x^2 -4 - x^2 -3x}{(x+3)(x+2)} \leq 0 \iff \frac{(3x+4)}{(x+3)(x+2)} \geq 0

Detalhando: x^2 -x^2 = 0, sobra -3x -4 no numerador. Coloquei -1 em evidência, e depois multipliquei tudo e inverti a desigualdade.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Resolução - dúvida cabal!

Mensagempor jamiel » Sex Abr 15, 2011 16:39

Fantini ---- thank you a lot!

Ok! Então, quer dizer que se -3x -4 ? 0 q é o numerador ---> 3x + 4 ? 0 ... inverte-se o donominador também, melhor dizendo, os denominadores agregados? Pq disso?

Mais uma vez, thank for your help!
jamiel
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 131
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Mecânica
Andamento: cursando

Re: Resolução - dúvida cabal!

Mensagempor MarceloFantini » Sex Abr 15, 2011 17:08

Não inverti o denominador, note que ele ficou inalterado.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Resolução - dúvida cabal!

Mensagempor jamiel » Sex Abr 15, 2011 22:38

Thank you one more!


Deixa-me ver se entendi:
O denominador permance inalterado devido às operações já feitas anteriormente com o numerador?
jamiel
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 131
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Mecânica
Andamento: cursando

Re: Resolução - dúvida cabal!

Mensagempor MarceloFantini » Sex Abr 15, 2011 22:41

Neste caso, sim.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Resolução - dúvida cabal!

Mensagempor jamiel » Sáb Abr 23, 2011 00:18

Sabe-se que a parábola que representa a função y = -x²+bx+c passa pelo ponto (3;5) e que seu vértice é (m;5/4). Calcule b,c e m.

-b/2•(-1) = m (1)

-?/4•(-1) = 5/4 ---- 5/4•-4 = -20/4 = -5² = ?25 = 5 --->

-[b² -4•(-1)•c] / 4•(-1) = 5/4
b² -4c("?25 =5") = 5 (2)

-(3)² + 3b + c = -5
-9 + 3b + c = -5
3b + c = 4 (3)

Sistema ---->

b² + 4c = 5
3b + c = 4

Aqui é q eu não consegui ir adiante. Se eu considerar o "c=4", obtenho o valor de b²=-11 ---- -11/-2 = "m = 11/2". Porém, não senti precisão, mais, teria q obter mais um "c=-29", o q seria meio contraditório. A coordenadas são (11;-29) e (1;1), no gabarito!

Alguém pode me ajudar nessa? Agrandeço desde já!
jamiel
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 131
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Mecânica
Andamento: cursando

Re: Resolução - dúvida cabal!

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Abr 23, 2011 13:16

Jamiel, por favor crie um novo tópico para sua dúvida, isso contribui para a organização do fórum.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: Resolução - dúvida cabal!

Mensagempor jamiel » Sáb Abr 23, 2011 13:26

Vlw pelo toque ... irei criar outro!
jamiel
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 131
Registrado em: Seg Jan 31, 2011 15:48
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Mecânica
Andamento: cursando


Voltar para Sistemas de Equações

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?