por jamiel » Sex Abr 15, 2011 13:59
Se alguém puder dar uma ajudinha eu agradeço!
x-2 / x+3 ? x / x+2
1º passo
(x+2)(x-2) -(x+3)x / (x+3)(x+2) ? 0
2º passo
(x²+2x-2x-4) -(x²-3x) ? 0
Minha dúvida é justamente nesse segundo passo, pois eu consigo "3x-4". No gabarito, "3x+4", não entendo onde posso ter errado. No caso 3x-4, x seria = 4/3, mas no do gabarito x = -4/3. Alguém pode me ajudar?
A formatação de formulas tá dando bronca pra mim, tive q fazer assim mesmo!
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por MarceloFantini » Sex Abr 15, 2011 16:30
Partindo do primeiro passo:


Detalhando:

, sobra

no numerador. Coloquei

em evidência, e depois multipliquei tudo e inverti a desigualdade.
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por jamiel » Sex Abr 15, 2011 16:39
Fantini ---- thank you a lot!
Ok! Então, quer dizer que se -3x -4 ? 0 q é o numerador ---> 3x + 4 ? 0 ... inverte-se o donominador também, melhor dizendo, os denominadores agregados? Pq disso?
Mais uma vez, thank for your help!
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por MarceloFantini » Sex Abr 15, 2011 17:08
Não inverti o denominador, note que ele ficou inalterado.
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por jamiel » Sex Abr 15, 2011 22:38
Thank you one more!
Deixa-me ver se entendi:
O denominador permance inalterado devido às operações já feitas anteriormente com o numerador?
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por MarceloFantini » Sex Abr 15, 2011 22:41
Neste caso, sim.
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por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 00:18
Sabe-se que a parábola que representa a função y = -x²+bx+c passa pelo ponto (3;5) e que seu vértice é (m;5/4). Calcule b,c e m.
-b/2•(-1) = m (1)
-?/4•(-1) = 5/4 ---- 5/4•-4 = -20/4 = -5² = ?25 = 5 --->
-[b² -4•(-1)•c] / 4•(-1) = 5/4
b² -4c("?25 =5") = 5 (2)
-(3)² + 3b + c = -5
-9 + 3b + c = -5
3b + c = 4 (3)
Sistema ---->
b² + 4c = 5
3b + c = 4
Aqui é q eu não consegui ir adiante. Se eu considerar o "c=4", obtenho o valor de b²=-11 ---- -11/-2 = "m = 11/2". Porém, não senti precisão, mais, teria q obter mais um "c=-29", o q seria meio contraditório. A coordenadas são (11;-29) e (1;1), no gabarito!
Alguém pode me ajudar nessa? Agrandeço desde já!
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por MarceloFantini » Sáb Abr 23, 2011 13:16
Jamiel, por favor crie um novo tópico para sua dúvida, isso contribui para a organização do fórum.
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por jamiel » Sáb Abr 23, 2011 13:26
Vlw pelo toque ... irei criar outro!
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Funções
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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