por Claudin » Qui Fev 09, 2012 17:48
Não consegui concluir o exercício a seguir.
Pelo método de Gauss Jordan, agora em uma matriz de ordem 4

"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano." - Isaac Newton
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por Claudin » Qui Fev 09, 2012 17:50
OBS: A matriz acima já está na forma aumentada!
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por Claudin » Ter Fev 14, 2012 20:35
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por Claudin » Qui Fev 16, 2012 16:57
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por Claudin » Qui Fev 16, 2012 19:35
Continuo sem compreender.
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por Claudin » Qui Fev 16, 2012 19:36
Resolvendo do jeito que eu resolvo, não consegui chegar em um resultado plausível.
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por LuizAquino » Qui Fev 16, 2012 19:50
Claudin escreveu:Continuo sem compreender.
Resolvendo do jeito que eu resolvo, não consegui chegar em um resultado plausível.
Veja se essa videoaula lhe ajuda a entender melhor o método de Gauss-Jordan:
Método de Gauss-Jordan, escalonamento e sistemas lineareshttp://www.youtube.com/watch?v=I1kexTz5GTMApós assistir a aula, tente terminar o exercício.
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por Claudin » Qui Fev 16, 2012 19:53
Eu resolvo do mesmo modo expresso no vídeo, transformando a diagonal principal em 1.
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por LuizAquino » Sex Fev 17, 2012 07:19
Claudin escreveu:Eu resolvo do mesmo modo expresso no vídeo, transformando a diagonal principal em 1.
Mas você ainda está errando muitos passos no processo! Ao que parece, ainda lhe falta um pouco mais de atenção na hora de executar as operações.
Por exemplo, vamos analisar a última resolução que você enviou. Até o segundo passo, tudo está ok. O problema começa do terceiro passo em diante.
Vamos repetir o que você fez no segundo passo:



Devemos perceber duas coisas no final desse passo: 1) Os pivôs das linhas 1 e 2 já estão iguais a 1; 2) Para o próximo passo, é preciso transformar o pivô da linha 3 em 1.
Mas como você poderia transformar o pivô da linha 3 em 1, sem desfazer o trabalho que você já fez? Isto é, você tem que transformar esse pivô em 1, mas os termos da matriz que já são 0 devem continuar com esse valor.
A maneira mais simples nesse caso, seria trocar de lugar a linha 3 com a linha 4 e em seguida multiplicar a nova linha 3 por 1/2. Faríamos então os passos abaixo.
3º Passo)
4º Passo)

Devemos perceber duas coisas no final desse passo: 1) Não dá para transformar o pivô da linha 4 em 1 sem alterar os termos 0 que estão abaixo dos outros pivôs; 2) Para o próximo passo, precisamos transformar em 0 os termos acima dos pivôs.
5º Passo)


Devemos perceber duas coisas no final desse passo: 1) Não dá para transformar em 0 o termo -1 que está acima do pivô da linha 4; 2) Ainda há como transformar em 0 o termo -1 que está acima do pivô da linha 3.
6º Passo)

Devemos perceber uma coisa no final desse passo: 1) Não dá para transformar em 0 os termos -1 que estão acima do pivô da linha 4 sem alterar os outros termos da matriz que já são zero.
Com isso, o processo termina.
Note como no final obtemos a mesma matriz de minha primeira resolução.
ObservaçãoNas minhas últimas mensagens eu esqueci de responder a sua pergunta:
O sistema seria:

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por Claudin » Sáb Fev 25, 2012 18:38
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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