por Cleyson007 » Sáb Jun 14, 2008 01:21
Olá Fábio Sousa, tudo bem contigo?
Gostaria de saber se a resolução do exercício abaixo está correta. Desde já agradeço pela boa vontade, que Deus o abençoe.
A questão é o seguinte: ------->>>> A sequência

é uma progressão aritmética e a sequência

é uma progressão geométrica não constante. O valor de a é:
a)

b)

c)

d)


e)

Eu resolvi da seguinte maneira-----> Para encontrar a razão da PA
Para encontrar a razão da PG

Montei o seguinte sistema, para encontrar os valores correspondentes a a e b ----->
A partir do sistema encontrei os valores de b=1 e a=1Marcando a alternativa c como correta.
Um forte abraço.
Até mais.

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Cleyson007
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por admin » Sáb Jun 14, 2008 04:47
Olá Cleyson, boa noite!
Este é sim o raciocínio da resolução, mas a alternativa c não é a correta, veja o motivo...
Quando você revolveu o sistema obteve uma equação do segundo grau em

:

Cujas raízes são distintas e ambas atendem às condições das progressões, exceto pela restrição do enunciado de que a P.G. não é constante. Ou seja,

não convém como solução desta equação do segundo grau, pois neste caso a progressão geométrica teria razão 1 e seria constante.
Então, antes de calcular o valor de

, considere a outra raiz

.
Abraço!
Até mais.
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admin
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por Cleyson007 » Seg Ago 04, 2008 13:07
fabiosousa escreveu:Olá Cleyson, boa noite!
Este é sim o raciocínio da resolução, mas a alternativa c não é a correta, veja o motivo...
Quando você revolveu o sistema obteve uma equação do segundo grau em

:

Cujas raízes são distintas e ambas atendem às condições das progressões, exceto pela restrição do enunciado de que a P.G. não é constante. Ou seja,

não convém como solução desta equação do segundo grau, pois neste caso a progressão geométrica teria razão 1 e seria constante.
Então, antes de calcular o valor de

, considere a outra raiz

.
Abraço!
Até mais.
Olá Fabio Sousa, tudo bem?
Entendi o que você quer dizer!!!
Realmente a letra c não é correta.
Muito obrigado pela explicação, que Deus lhe abençoe.

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por DanielFerreira » Sex Jul 24, 2009 11:59
P.Aa - 1 = b - a
b = 2a - 1P.G
a = b²b = 2 * b² - 1
2b² - b - 1 = 0
(b - 1)(b +

) = 0
b = 1
b = -

Se, b = 1 temos uma P.G constante.
logo, b = -

a = b²
a = 
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habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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- [P.A.] Exercício
por Cleyson007 » Dom Mai 25, 2008 13:02
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Dom Mai 25, 2008 13:20
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- Exercício de PA
por Cleyson007 » Dom Jun 01, 2008 02:45
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Dom Jun 01, 2008 14:31
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- exercicio de P.G.
por Gir » Qui Jul 02, 2009 18:21
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Sex Jul 03, 2009 10:12
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por Gir » Seg Jul 06, 2009 10:54
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Seg Jul 06, 2009 16:33
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- Exercício de PA
por kaeser » Qua Out 07, 2009 12:21
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Qui Out 08, 2009 18:48
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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