por rochadapesada » Qua Abr 24, 2013 17:57
Um dos catetos de um triângulo retângulo
mede
![\sqrt[3]{2} \sqrt[3]{2}](/latexrender/pictures/9a132a1fa0d4f51451f00801ccbfe963.png)
. O volume do sólido gerado pela
rotação deste triângulo em torno da hipotenusa é

cm¤. Determine os ângulos deste triângulo.
Fiz a rotação, percebi que forma 2 cones, mas dai travei
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por young_jedi » Qui Abr 25, 2013 13:08
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por rochadapesada » Qui Abr 25, 2013 22:38
Eu só não entendi como você fez para usar apenas um volume, pois do jeito que estudo, do jeito que o professor explicou e do jeito que está em todos os livros que eu vejo, tem que temos que ter 2 volumes, ex: Volume total é igual a volume do pequeno cone + o volume do cone grande... do jeito que você fez, apenas usou apenas 1 volume para igualar com

... Tem alguma coisa a ver com a relação que você fez?
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por rochadapesada » Qui Abr 25, 2013 23:20
É mesmo, Valeu =D... cara se puder responder, eu vou vou fazer uma prova de vestibular no meio do ano, ai eu estou fazendo diversas questões, mas eu sempre me pergunto: é melhor fazer questões do ITA, IME (de provas muito dificeis) ou faço questões da minha universidade que é razoável? Oque você me diz?
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por young_jedi » Qui Abr 25, 2013 23:26
o lado bom de resolver as questões do ime e do ita, é que se voce tiver conseguindo resolver estas questões dificilmente vai ter algo que te surpreenda na prova, mais por outro lado o bom de voce resolver as questões da universidade que voce quer é que voce se acostuma com o estilo da prova então voce ja chega la tendo uma ideia de como vai ser, do tempo medio que voce leva para responder uma questão.
Em resumo eu aconselharia voce se dedicar a estudar as questões da universidade que voce quer, se focar nas provas destas, mais quando tiver um tempo livre, um tempo extra do seu horario de estudos normal tambem resolver estas quetões de vestibulares mais dificeis.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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