• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

arco de metade

arco de metade

Mensagempor MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 19:00

A EXPRESSÃO cos^4 (x/2) - sen^4 (x/2) É IGUAL A:

PS: NÃO TENHO A MÍNIMA NOÇÃO DO QUE FAZER! AGRADEÇO A AJUDA DESDE JÁ!
MERLAYNE
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Mar 28, 2012 19:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: arco de metade

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 19:23

Vou lembrar algumas relações trigonométricas importantes: primeiro, a relação fundamental sen^2 x + \cos^2 x = 1; segundo, o cosseno do arco duplo \cos 2x = \cos^2 x - sen^2 x; por último, a fatoração de diferença de potências à quarta x^4 - y^4 = (x^2 +y^2)(x^2 -y^2). Tente usar estes fatos para a resolução do exercício.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: arco de metade

Mensagempor MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 19:34

MarceloFantini escreveu:Vou lembrar algumas relações trigonométricas importantes: primeiro, a relação fundamental sen^2 x + \cos^2 x = 1; segundo, o cosseno do arco duplo \cos 2x = \cos^2 x - sen^2 x; por último, a fatoração de diferença de potências à quarta x^4 - y^4 = (x^2 +y^2)(x^2 -y^2). Tente usar estes fatos para a resolução do exercício.


Obrigada, eu sei todas essas relações porém não estou conseguindo ultilizá-las e tenho a informação que sen^2(x/2)= 1-cos/2 e cos^2(x/2)= 1 + cos/2 está correto ultlizar essa informação nessa equação?
MERLAYNE
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Mar 28, 2012 19:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: arco de metade

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 19:41

Por favor, procure escrever tudo corretamente no LaTeX. O código é
Código: Selecionar todos
\cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) = \frac{1 + \cos x}{2}
que sai \cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) = \frac{1 + \cos x}{2}. Sim, elas são válidas, porém não levarão à resolução mais rápida do exercício. Além disso, elas são consequência das duas primeiras relações que escrevi.

Façamos isso passo a passo. Primeiro, escreva a fatoração das potências à quarta na expressão dada.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: arco de metade

Mensagempor MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 20:14

\:\Rightarrow \left(cos 2x \right)\,. \left(\frac{x}{2} \right)\:\Rightarrow \left(cos 2x \right)\,. \left(\frac{x}{2} \right)
MarceloFantini escreveu:Por favor, procure escrever tudo corretamente no LaTeX. O código é
Código: Selecionar todos
\cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) = \frac{1 + \cos x}{2}
que sai \cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) = \frac{1 + \cos x}{2}. Sim, elas são válidas, porém não levarão à resolução mais rápida do exercício. Além disso, elas são consequência das duas primeiras relações que escrevi.

Façamos isso passo a passo. Primeiro, escreva a fatoração das potências à quarta na expressão dada.



Então no caso fica
\left(\frac{x}{2} \right). \left(cos^4 - sen^4 \right)\rightarrow \left(\frac{x}{2} \right). \left(cos^2x + sen^2x \right). \left(cos^2x - sen^2x \right) \rightarrow \left(cos 2x \right)\,. \left(\frac{x}{2} \right)


SÓ NÃO SEI MAIS DEPOIS DAI...
MERLAYNE
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Mar 28, 2012 19:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: arco de metade

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 20:25

Não tenha pressa. Sua fatoração não está correta. O caminho certo é \left( \cos^4 \left( \frac{x}{2} \right) - sen^4 \left( \frac{x}{2} \right) \right) = \left( \cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) - sen^2 \left( \frac{x}{2} \right) \right) \cdot \left( \cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) + sen^2 \left( \frac{x}{2} \right) \right).

Agora, o que você pode dizer do fator direito e do fator esquerdo no produto?
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: arco de metade

Mensagempor MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 20:32

MarceloFantini escreveu:Não tenha pressa. Sua fatoração não está correta. O caminho certo é \left( \cos^4 \left( \frac{x}{2} \right) - sen^4 \left( \frac{x}{2} \right) \right) = \left( \cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) - sen^2 \left( \frac{x}{2} \right) \right) \cdot \left( \cos^2 \left( \frac{x}{2} \right) + sen^2 \left( \frac{x}{2} \right) \right).

Agora, o que você pode dizer do fator direito e do fator esquerdo no produto?


O FATOR ESQUERDO É EQUIVALENTE A cos \left(2x \right) E O FATOR DIREITO É A RELAÇÃO FUNDAMENTAL EQUIVALENTE A 1 ESTÁ CORRETO?
MERLAYNE
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Mar 28, 2012 19:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: arco de metade

Mensagempor MarceloFantini » Qua Abr 04, 2012 20:46

O fator direito está certo, o esquerdo não. Não será \cos (2x) mas sim \cos \left( 2 \cdot \frac{x}{2} \right) = \cos x. O arco é \frac{x}{2} e não apenas x.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: arco de metade

Mensagempor MERLAYNE » Qua Abr 04, 2012 21:05

MarceloFantini escreveu:O fator direito está certo, o esquerdo não. Não será \cos (2x) mas sim \cos \left( 2 \cdot \frac{x}{2} \right) = \cos x. O arco é \frac{x}{2} e não apenas x.


entendi agora! muito obrigada
MERLAYNE
Usuário Dedicado
Usuário Dedicado
 
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Mar 28, 2012 19:02
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando


Voltar para Trigonometria

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

 



Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Dom Abr 03, 2011 20:55

alguém poderia me ajudar nesse exercício aqui Uma loja de CDs adquire cada unidade por R$20,00 e a revende por R$30,00. Nestas condições,
a quantidade mensal que consegue vender é 500 unidades. O proprietário estima que, reduzindo o preço para R$28,00, conseguirá vender 600 unidades por mês.
a) Obtenha a função demanda, supondo ser linear

Eu faço ensino médio mas compro apostilas de concursos para me preparar para mercado de trabalho e estudar sozinho não é fácil. Se alguém puder me ajudar aqui fico grato


Assunto: função demanda
Autor: ssousa3 - Seg Abr 04, 2011 14:30

Gente alguém por favor me ensine a calcular a fórmula da função demanda *-)