por Emilia » Seg Fev 21, 2011 17:00
No livro Aritmética Progressiva de Antônio Trajano, de 1944, 75ª Edição, página 237, encontra-se a seguinte definição de logaritmo:
"Logaritmos são os termos de uma progressão por diferença (PA) cujo primeiro termo é zero, correspondentes aos de outra progressão por quociente (PG), cujo primeiro termo é a unidade".
a) Construa uma PA e uma PG que satisfaçam as condições da definição
acima.
b) De acordo com a definição dada, diga qual é o logaritmo do quinto termo da PG criada.
c) Diga em que base estão sendo calculados os logaritmos de cada um dos
termos da PG que você criou e explique por que.
d) Seria correto afirmar que, de acordo com a definição acima, a base dos
logaritmos dos números que se quer determinar é sempre igual à razão da PG? Em caso contrário, diga como se pode determinar essa base.
e) Suponha que você queira obter os logaritmos decimais (na base 10) de
certos números naturais, utilizando a definição acima. Construa uma PA e uma PG que permita fazer isso.
f) A definição acima seria correta caso o primeiro termo da PG fosse diferente de 1? Justifique.
g) Um substituto rudimentar dos logaritmos no cálculo de produtos é uma
tabela para os valores da função. Trata-se de uma tabela que fornece, à direita .de cada número, o quadrado de sua metade. Por meio dela, podemos reduzir o produto de dois números quaisquer às somas e diferenças, utilizando a fórmula:
x.y=(x + y/2)² - (x – y/2)²
Assim, para calcular o produto x.y, efetuamos a soma x+y e a diferença x-y. Discuta sobre as diferenças entre esse método e os logaritmos?
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Emilia
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por DanielFerreira » Ter Fev 22, 2011 16:40
"Dever de casa"

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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por LuizAquino » Ter Fev 22, 2011 17:11
danjr5 escreveu:"Dever de casa"

Pior do que isso! Ao que parece isso é uma atividade semanal (e vale nota) de um curso que ela está fazendo! Veja as outras mensagens dela aqui no fórum e você perceberá que ela tem postado
todas as atividades semanais que ela deve fazer!
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por DanielFerreira » Qua Fev 23, 2011 15:29
É (...). Tens razão LuizAquino
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
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por IRA_O_CARA » Dom Fev 27, 2011 23:43
ESPERA AÍ PESSOAL. PASSAR TODAS AS ATIVIDADES NÃO SIGNIFICA QUE A MOÇA NÃO RESOLVA. ELA PODE ESTAR CONFERINDO SUAS RESPOSTAS. CONFIEMOS NA BOA FÉ DAS PESSOAS.
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por LuizAquino » Seg Fev 28, 2011 08:48
IRA_O_CARA escreveu:Espera aí pessoal. Passar todas as atividades não significa que a moça não resolva. Ela pode estar conferindo suas respostas. Confiemos na boa fé das pessoas.
Não foi o que um "passarinho verde" me contou... Ele me disse que estão copiando (senão ela, ao menos alguns colegas dela)
ipses literis as atividades que andam postando aqui.
É deplorável que "profissionais" da educação estejam fazendo este tipo de prática leviana.
Como o "passarinho verde" não me contou exatamente quem fez tal prática, só me resta tomar o cuidado de não responder a essa questão, ou as outras correlacionadas (há várias nesse fórum!).
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
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Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
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Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
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Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
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Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
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Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
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Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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