por Abelardo » Sáb Abr 09, 2011 19:33
Estou postando dessas forma, porque não tenho o livro mas copiei as duas perguntas. Achei que copiando as perguntas facilitaria para os que tem o livro ou tem acesso a ele. Vamos lá
Página 105 do volume 1 (8ª edição) questão número 178. ''De uma caixa contendo bolas brancas e pretas, retiraram-se 15 brancas, ficando a relação de 1 branca para 2 pretas. Em seguida, retiraram-se 10 pretas, restando, na caixa, bolas na razão de 4 brancas para 3 pretas. Determine quantas bolas havia, inicialmente, na caixa.''
Página 110 do volume 1 (8ª edição) questão número 192. (Como consegui a imagem na net). ''Qual o menor número inteiro de voltas que deve dar a roda c da engrenagem da figura, para que a roda a dê um número interios de voltas?''
A segunda questão nem faço ideia de como começar, ele não dá nenhuma relação entre as engrenagens, nada mesmo, nem o raio de uma figura.. ai travei na hora kkk.
-

Abelardo
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 159
- Registrado em: Qui Mar 03, 2011 01:45
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por Fabricio dalla » Sáb Abr 09, 2011 21:38
a primeira questao qual é a resposta ?39?
a segunda questão se faz por MMC
-
Fabricio dalla
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Abelardo » Sáb Abr 09, 2011 21:50
O número de bolas é 39 mesmo, mas como foi que você fez?
Como aplicar MMC na questão das engrenagens? Quais valores? Admitindo incógnitas?
-

Abelardo
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 159
- Registrado em: Qui Mar 03, 2011 01:45
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
por Fabricio dalla » Sáb Abr 09, 2011 22:35
caixa de bolas=Cb
B=bolas brancas
P=bolas pretas
Cb=B+P
em que, para primeira retirada sendo elas bolas brancas temos B=x-15 e P=y
logo tem-se Cb=x-15+P,Cb=x-15+y
onde:

y=2x-30
em que para segunda retirada sendo elas de bolas pretas temos B=x-15 e P=y-10
Cb=x-15+y-10
onde:

3x-45=4y-40
3x-45=4(2x-30)-40
5x=115,x=23
y=2(23)-30
y=16,onde 16+23=39
-
Fabricio dalla
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Abelardo » Sáb Abr 09, 2011 22:46
Super legal essa resolução. Mas como se faz a das engrenagens?
-

Abelardo
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 159
- Registrado em: Qui Mar 03, 2011 01:45
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: cursando
Voltar para Funções
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Fundamentos de matemática elementar porc.
por Italo de Souza » Sáb Abr 04, 2015 12:22
- 1 Respostas
- 3965 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Sáb Abr 04, 2015 12:34
Conjuntos
-
- Dúvida re. problema livro Gelson Iezzi
por rs0039 » Seg Mar 18, 2013 14:47
- 2 Respostas
- 3443 Exibições
- Última mensagem por rs0039

Seg Abr 01, 2013 09:30
Conjuntos
-
- [Fundamentos da Matemática] Conjuntos Numéricos
por andrecalegarif » Ter Jul 25, 2017 00:07
- 1 Respostas
- 1543 Exibições
- Última mensagem por adauto martins

Qui Set 07, 2017 16:46
Aritmética
-
- Equação exponencial Iezzi B.69
por BrunoLima » Sáb Nov 23, 2013 00:06
- 9 Respostas
- 5411 Exibições
- Última mensagem por Addlink1114

Ter Ago 18, 2015 04:56
Equações
-
- Equação exponencial iezzi 71
por BrunoLima » Sáb Nov 23, 2013 21:38
- 5 Respostas
- 2179 Exibições
- Última mensagem por BrunoLima

Dom Nov 24, 2013 00:00
Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.