por natanskt » Sex Out 08, 2010 11:39
5-)a soma e o produto das raizes da equação

a-)1 e -12
b-)7 e 12
c-)-2 e -8
d-)-1 e 12
e-)7 e 10
obs:o expoente

esta em cima do 3 é pq não ficou em cima direito,tentei resolver mais nem sei como começar,por favor ,deixe nos minimos detalhes,pra mim conseguir intender!
valeu pessoal!
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por DanielRJ » Sex Out 08, 2010 16:36
Vamos por parte.pegamos os numeradores.


multiplique e cortamos as bases.


Bom cheguei a isso mas não consigo encontrar as raizes.
Vamos ver se alguem nos ajuda;D
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por Loretto » Sex Out 08, 2010 17:49
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por Elcioschin » Sex Out 08, 2010 17:57
O Loretto resolveu certo, porém o Latex ficou deformado
9*(3/5)^(x² - x - 9) = 243/125 ----> Divide por 9
(3/5)^(x² - x - 9) = 27/125
(3/5)^(x² - x - 9) = (3/5)^3
x² - x - 9 = 3
x² - x - 12 = 0
Soma das raízes = 1
Produto das raízes = -12
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por Loretto » Sex Out 08, 2010 17:59
Obrigado Elcioschin !! Ainda num sei usar muito bem o latex !! Principalmente quando colocar DELTA e algumas outras notações, mas vou me acostumando. Abraço!
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por natanskt » Sex Out 08, 2010 18:18
pq vc dividiu por 9?
eu posso fazer isso nas outras questão?
da onde saiu esse 9
eu sou burro de matematica
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por natanskt » Sex Out 08, 2010 18:21
não intendi pq só o numerador foi divido por 9
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por natanskt » Sex Out 08, 2010 18:23
obrigado a vcs todos,eu intendi...(eu acho)
muito obrigado
DEUS ABENÇOE VCS
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por Elcioschin » Sex Out 08, 2010 21:05
natanskt
O final da sua frase me preocupa: "Eu acho"
Vamos fazer vc ter certeza
Para facilitar o entendimento com a escrita, vou fazer A = (3/5)^(x² - x - 9):
9*A = 243/125
9*A = 9*27/125 ----> Dividindo ambos os membros por 9:
A = 27/125 ----> A = 3³/5³ ----> A = (3/5)³ ---> Entendeu agora porque no 2º membro foi dividido por 9 apenas o numerador ?
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por DanielRJ » Sex Out 08, 2010 22:37
Eu não poderia trabalhar apenas com os numeradores?
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por Elcioschin » Sex Out 08, 2010 22:55
Daniel
Como regra geral não.
Particularmente neste caso é possível pelo seguinte:
9*[3/5]^(x² - x - 9) = 243/125
9*[3/5]^(x² - x - 9) = 9*27/125 ----> Dividindo mbos os mebros por 9
[3/5]^(x² - x - 9) = 27/125
[3/5]^(x² - x - 9) = (3/5)^3
Note agora que as bases das potências são iguais. Neste caso tanto faz qual é a base (poderia ser 3, 5, 5/3, 1000, etc).
Por isto eu pode-se igualar os expoentes como se considerássemos APENAS o numerador 5
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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