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Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor angeloka » Qui Out 21, 2010 21:17

1. Descreva todas as passagens necessárias para se obter uma fórmula fechada* para cada uma das somas abaixo:
a) 2+4+6+8...+2n.
b) 2+5+8+...+(3n-1).
2. Construa, usando o Princípio da Indução:
a) Encontre uma fórmula para a soma dos primeiros números naturais.
b) Encontre a soma dos quadrados dos primeiros números naturais.
c) Encontre a soma dos primeiros números ímpares.

preciso de ajuda por favor
angeloka
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor MarceloFantini » Qui Out 21, 2010 23:54

Você sabe o que é Princípio da Indução finita? Você consegue identificar, mesmo sendo responder a questão, quais são as fórmulas da questão 1? Se souber, consegue fazer. Você está na pós-graduação mesmo?
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Cah » Sáb Out 23, 2010 20:57

Olá preciso muito da ajuda de vcs, gostaria de saber onde estou errando nesse exercício.
Mandei em anexo a resolução.
Obrigada
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor DanielRJ » Sáb Out 23, 2010 21:14

ola amiga crie um novo topico e preferencialmente salve em Imagem para nao haver necessidade de baixa-lo outro detalhe q o exercicio pode ser escrito.
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Jesus » Sáb Out 23, 2010 21:45

Isso deve ajudar
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Jesus » Sáb Out 23, 2010 21:47

Isso com certeza vai ajudar
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Cah » Sáb Out 23, 2010 22:09

Obrigada, ajudou bastante.
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Cah » Dom Out 24, 2010 16:09

Olá pessoal eu fiz novamente dois exercícios o item c eu consegui, agora no item b me enrolei no final, por favor me explique onde estou errando.
Obrigada
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor girl » Dom Out 24, 2010 19:36

o seu erro acredito que esteja no
S(n+1) quer dizer que é o valor de n que a formula +1 e não n +1

Sn= [n.(n+1).(2n+1)]/6

a provar seria Sn+1= {(n+1)(n+2).[(2n+2)+1]}/6
acredito que estejamos fazendo o mesmo curso qualquer duvida é perguntar quem sabe uma não ajuda a outra
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Cah » Seg Nov 01, 2010 10:05

Olá pessoal estou com algumas dificuldades na resolução de problema. Alguém poderia me ajudar?
O enunciado é o seguinte:Considere dois quadrados, um de lado a cm e o outro de lado b cm. Sabendo-se
que a área do quadrado de lado a é igual à área do quadrado de ladob , mais 2100
cm2, determine todos os possíveis valores de a e b.
Dica: Faça um desenho para cada quadrado, visualize através da relação entre as áreas que
lhe foi dada, qual quadrado é maior e qual é menor. A partir daí, faça a seguinte análise:
Qual a menor e a maior medida que um lado de cada quadrado pode assumir de modo que a
relação entre as suas áreas sejam satisfeitas?
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor Cah » Seg Nov 01, 2010 15:34

Olá pessoal eu já fiz uma atividade e falta finaliza-la, mas eu não estou conseguindo, por favor preciso da ajuda de vcs.
Abraços
(ii) Qual o tamanho original da vitória régia no momento em que ela foi introduzida no tanque de água? Justifique o seu raciocínio para chegar à resposta, se preferir, ilustre a situação do problema de modo que, por exemplo, um aluno pudesse visualizar o que esta acontecendo.

Sabendo-se que ela dobra a cada dia , ou seja, (2,4,8,16,32,...), então é uma P.G. de razão q = 4/2 =2

Vamos que a sequência é 2¹, 2², 2³,... é uma P.G. de razaão q = 2 e e A1 = 2.
Em 20 dias, portanto, sua área é 2^20 ou cerca AT = 524288. Para resolver esse problema, poderíamos ter recorrido à fórmula do termo geral de uma P.G.:
an= a1 . q n – 1 = a^20 = 2 . 2^20 -1 = a^20 = 220

Agora, como queremos saber a área inicial, através da P.G , por favor me ajudem
Cah
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor roseli » Ter Nov 02, 2010 10:56

Olá Cah! Percebi que fazemos o mesmo curso e estou mais perdida do que cego em tiroteio. Pode me ajudar? Meu e-mail é: roselinovello@yahoo.com.br

Só para completar meu pedido, gostaria de salientar que não quero ficar na cola, preciso de ajuda mesmo.
roseli
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Re: Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática

Mensagempor francisca » Seg Nov 22, 2010 10:29

poderia me ajudar nesta inequação x²-x-2/x-x2<ou igual 0
francisca
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?