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FUNÇAO DE SEGUNDO GRAU A PARTIR DE RAIZES, ETC.

FUNÇAO DE SEGUNDO GRAU A PARTIR DE RAIZES, ETC.

Mensagempor aspirantestudante » Ter Set 14, 2010 15:58

Sabe-se que -2 e 3 são raízes de uma função quadrática. Se o ponto (-1 , 8) pertence ao gráfico dessa função, então:


(1) [ ] o seu valor máximo é 1,25
(2) [ ] o seu valor mínimo é 1,25
(3) [ ] o seu valor máximo é 0,25
(4) [ ] o seu valor mínimo é 12,5
(5) [ ] o seu valor máximo é 12,5.
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Re: FUNÇAO DE SEGUNDO GRAU A PARTIR DE RAIZES, ETC.

Mensagempor Molina » Ter Set 14, 2010 18:58

aspirantestudante escreveu:Sabe-se que -2 e 3 são raízes de uma função quadrática. Se o ponto (-1 , 8) pertence ao gráfico dessa função, então:


(1) [ ] o seu valor máximo é 1,25
(2) [ ] o seu valor mínimo é 1,25
(3) [ ] o seu valor máximo é 0,25
(4) [ ] o seu valor mínimo é 12,5
(5) [ ] o seu valor máximo é 12,5.

Boa tarde, Aspira.

Vamos usar os dados do problema, temos que:

f(-2)=0
f(3)=0
f(-1)=8

Funções quadráticas são do tipo f(x)=ax^2+bx+c, logo:

4a-2b+c=0
9a+3b+c=0
a-b+c=8

Escalonando, por exemplo, você vai encontrar os valores de a,b e c.

Se a for positivo a função terá valor mínimo e se a foi negativo, terá valor máximo.

Basta utilizar a fórmula do Y vértice e conferir com os itens.

:y:
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Re: FUNÇAO DE SEGUNDO GRAU A PARTIR DE RAIZES, ETC.

Mensagempor aspirantestudante » Ter Set 14, 2010 20:27

Obrigado!
resolvi por determinante (D), sendo A= Det A/ Det D , B= Det B/ det D etc..... Porém nao cheguei ao resultado. (humildemente confesso que "aprendi" pouco sobre escalonamento. Voce conseguiu? minha forma de resolver tbm chega ao resultado !?! obs: cheguei a -2x² + 2x + 6= 0 . Nao cheguei ao Yv (Yv= 52/8)
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Re: FUNÇAO DE SEGUNDO GRAU A PARTIR DE RAIZES, ETC.

Mensagempor MarceloFantini » Ter Set 14, 2010 21:09

Existe uma maneira mais fácil. Como você já tem as raízes, você sabe que o polinômio é f(t) = a(t+2)(t-3). Conhecendo o outro ponto: f(-1) = a(-1+2)(-1-3) = 8 \; \therefore \; a = -2. Logo, boca para baixo e a parábola tem um máximo que é na soma das raízes ( t=\frac{1}{2} ) . Jogando na função: f(\frac{1}{2}) = -2(\frac{1}{2}+2)(\frac{1}{2}-3) = -2(\frac{5}{2})(\frac{-5}{2}) = \frac{25}{2} = 12,5 .
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Re: FUNÇAO DE SEGUNDO GRAU A PARTIR DE RAIZES, ETC.

Mensagempor DanielRJ » Ter Set 14, 2010 22:24

Eai amigo pra te ajudar eu uso esse método e acho pratico.

4a-2b+c=0
9a+3b+c=0
a-b+c=8 Vamos colocar essa linha para cima.

a-b+c=8
9a+3b+c=0
4a-2b+c=0 agora jogar para matrizes.

\begin{pmatrix}
1 &-1  & 1 &8 \\ 
 9& 3 &1  &0 \\ 
4 & -2 & 1 & 0
\end{pmatrix} aplica chió acho que voce deve saber e irá gerar isso:

\begin{pmatrix}
-6 &-8  &-72 \\ 
-6 &-3  &-32 
\end{pmatrix} volta para sistema.


-6b-8c=-72
-6b-3c=-32 desse jeito irá achar os valores de a,b,c.
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Re: FUNÇAO DE SEGUNDO GRAU A PARTIR DE RAIZES, ETC.

Mensagempor aspirantestudante » Ter Set 14, 2010 23:59

Boa noite Daniel.
entao, cara, desculpa minha ignorancia, mas nao sei como chegar na segunda parte que voce chegou

Fantini, novamente desculpe minha ignorancia, mas voce pode expor a formula que voce partiu para chegar?

Obrigado a todos.
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Re: FUNÇAO DE SEGUNDO GRAU A PARTIR DE RAIZES, ETC.

Mensagempor MarceloFantini » Qua Set 15, 2010 00:17

Existe um teorema que diz que um polinômio pode sempre ser escrito como produto de uma constante vezes a variável menos raízes:

P(k) = a_nk^n + a_{n-1}k^{n-1} + a_{n-2}k^{n-2} + ... + a_1k + a_0 = a_n(k-t_1)(k-t_2)(k-t_3)...(k-t_m)

Onde a_n, \; ..., \; a_0 são constantes e t_1, \; ..., \; t_m são as raízes.

Usando isso, eu escrevi o polinômio como:

f(t) = a(t- (-2))(t-(3))

Depois eu substitui o ponto (-1, 8) para encontrar o valor da constante. Como deu negativo, sabemos que a parábola tem boca para baixo, e portanto tem um ponto de máximo. Pela simetria da parábola, o ponto de máximo é a média aritmética das raízes no eixo das abcissas (que é chamado a abcissa do vértice) e a ordenada é f(t_v).
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Re: FUNÇAO DE SEGUNDO GRAU A PARTIR DE RAIZES, ETC.

Mensagempor aspirantestudante » Qui Set 16, 2010 01:10

Boa noite
consegui dos dois jeitos (Cramer e escalonando) (antes nao havia conseguido por Cramer devido a um erro grosseiro) Obrigado a todos
Fantini, gostaria de contatar com voce, sobre teoremas, materiais, etc.

Obrigado e SUCESSO
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Re: FUNÇAO DE SEGUNDO GRAU A PARTIR DE RAIZES, ETC.

Mensagempor aspirantestudante » Dom Set 19, 2010 15:32

outra pergunta
porque eu nao posso usar x² - Sx + P = 0 ,a partir das raizes, descobrindo a equaçao, calcular o valor maximo?

Obrigado
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Re: FUNÇAO DE SEGUNDO GRAU A PARTIR DE RAIZES, ETC.

Mensagempor MarceloFantini » Seg Set 20, 2010 03:17

Você não pode assumir que o coeficiente do x^2 é um porque, embora as raízes sejam as mesmas, não quer dizer que a função passe pelo ponto (-1,8), condição dada pelo exercício. Existem infinitas funções quadráticas que tem as mesmas raízes, porém só existe uma que, além dessas raízes, passa pelo ponto dado no exercício.

Sobre as perguntas: poste-as aqui mesmo.
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limites no infinito

Mensagempor ervati » Dom Out 10, 2010 19:13

f(x)=x^3-4x^2-4 quero saber como resolver essa questão. sei que sua resposta e +infinito ou -infinito, alguem pode me ajudar?
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Re: FUNÇAO DE SEGUNDO GRAU A PARTIR DE RAIZES, ETC.

Mensagempor MarceloFantini » Seg Out 11, 2010 14:19

Ervati, crie um novo tópico para sua dúvida.
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.