por marlonsouza23 » Sex Set 21, 2012 18:48
Enunciado: Consideremos as duas funções de uma variável real, f(x) = x – 1 e g(x) = 1/x . Desta maneira, podemos afirmar que f(x) e g(x) são tais que?
a) ( ) Interceptam-se em dois pontos.
b) ( ) Não se interceptam.
c) ( ) Interceptam-se em um único ponto de abscissa negativa.
d) ( ) Interceptam-se em um único ponto de abscissa positiva.
e) ( ) Interceptam-se em um único ponto de ordenada negativa.
Bom, eu igualei f(x) com g(x), porém estou chegando a dois valores para x (uma vez que obtive a seguinte equação de segundo grau:

). Aí agora não me lembro o que devo fazer: isso quer dizer que as duas funções acima se interceptam em dois pontos ou quer dizer que elas não se interceptam?
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por fraol » Sex Set 21, 2012 22:23
Você, agora, deve resolver essa equação do 2o. grau. Se ela tiver duas raízes reais distintas então os gráficos das funções originais se interceptam em dois pontos, cujas abcissas são as raízes encontradas. Se a equação tiver só uma solução real então haveria apenas um ponto de intersecção. Se não tiver raízes então não haveria intersecção.
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por marlonsouza23 » Sáb Set 22, 2012 15:42
Tá, eu consegui rewsolver a equação, porém o delta deu 5, como 5 não apresenta raiz quadrada a resposta ficou
![x = (1 + \sqrt[]{5}) / 2 x = (1 + \sqrt[]{5}) / 2](/latexrender/pictures/b39be8448a1b74caf76e988e9975a495.png)
ou
![x = (1 - \sqrt[]{5}) / 2 x = (1 - \sqrt[]{5}) / 2](/latexrender/pictures/5df5dc6cf35d63fd6a15b7e9bf7f418f.png)
. Dessa forma como eu faço pra ver se estes valores satisfazem a equação? Ou isso já quer dizer que a equação tem duas soluções e portanto as funções se interceptam em dois pontos?
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por fraol » Sáb Set 22, 2012 16:04
marlonsouza23 escreveu:Ou isso já quer dizer que a equação tem duas soluções e portanto as funções se interceptam em dois pontos?
Sim, quer dizer que os gráficos das funções se interceptam em dois pontos.
Para verificar você deve substituir cada um dos dois

que você encontrou tanto em

com em

e desenvolver - ambos os resultados devem ser iguais.
Por exemplo, vamos verificar para

:

e

Analogamente, você pode verificar para
.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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