por TAE » Qua Mai 16, 2012 18:03
Olá pessoal, como continuo a desenvolver:
a)
![\frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{10}} =\frac{1*\sqrt[]{2}}{(\sqrt[]{2}*)(\sqrt[]{2})}}+\frac{(\sqrt[]{5})*(\sqrt[]{10})}{(\sqrt[]{10})*(\sqrt[]{10})} = \frac{\sqrt[]{2}}{(\sqrt[]{2}){}^{2}}+\frac{\sqrt[]{50}}{\sqrt[]{100}}= \frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{\sqrt[]{50}}{10}=\frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{5\sqrt[]{2}}{10} \frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{10}} =\frac{1*\sqrt[]{2}}{(\sqrt[]{2}*)(\sqrt[]{2})}}+\frac{(\sqrt[]{5})*(\sqrt[]{10})}{(\sqrt[]{10})*(\sqrt[]{10})} = \frac{\sqrt[]{2}}{(\sqrt[]{2}){}^{2}}+\frac{\sqrt[]{50}}{\sqrt[]{100}}= \frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{\sqrt[]{50}}{10}=\frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{5\sqrt[]{2}}{10}](/latexrender/pictures/b1a1759cf79c93f6d06d3205a7adb571.png)
Resultado:
![\sqrt[]{2} \sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/f21662d1cabab6e8b273a4b6f1cd663a.png)
b)
![\frac{3}{2-\sqrt[]{2}}-\frac{1}{\sqrt[]2+1}}=\frac{3*(2+\sqrt[]{2})}{(2-\sqrt[]{2})(2+\sqrt[]{2})}-\frac{1(\sqrt[]{2}-1)}{(\sqrt[]{2}+1)(\sqrt[]{2}-1)} = \frac{6+3\sqrt[]{2}}{4-\sqrt[]{2}}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{\sqrt[]{2-1}}= \frac{3}{2-\sqrt[]{2}}-\frac{1}{\sqrt[]2+1}}=\frac{3*(2+\sqrt[]{2})}{(2-\sqrt[]{2})(2+\sqrt[]{2})}-\frac{1(\sqrt[]{2}-1)}{(\sqrt[]{2}+1)(\sqrt[]{2}-1)} = \frac{6+3\sqrt[]{2}}{4-\sqrt[]{2}}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{\sqrt[]{2-1}}=](/latexrender/pictures/185bdb724dc8fa2a5b5d5de08c47b3cf.png)
Resultado:
![\frac{8+\sqrt[]{2}}{2} \frac{8+\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/bf844978a3e71b66f3376f8261908605.png)
“O tolo, quando erra,queixa-se dos outros; o sábio queixa-se de si mesmo.” (Sócrates, 469-399, AC).
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por DanielFerreira » Qua Mai 16, 2012 23:22
TAE,
boa noite!
a)
Até onde fez está correto, mas poderia ter aplicado o MMC antes, veja:
![\frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{10}} = \frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{10}} =](/latexrender/pictures/6aed57968b57a475221148985c651d9b.png)
![\frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} = \frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} =](/latexrender/pictures/78ae67c068e86d8b23c3f0a84cc6ca65.png)
![\frac{1.\sqrt[]{5} + \sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} = \frac{1.\sqrt[]{5} + \sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} =](/latexrender/pictures/00b075060c86fae9b8989b1f1721627b.png)
![\frac{2.\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} = \frac{2.\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} =](/latexrender/pictures/0c4a3b2c25ad1aaed669f6cc568eaa4f.png)
![\frac{2}{\sqrt[]{2}} = \frac{2}{\sqrt[]{2}} =](/latexrender/pictures/714bb5d12de8bc9855edbacac6c58e8d.png)
racionalizando...
![\frac{2}{\sqrt[]{2}}.\frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2}{\sqrt[]{2}}.\frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} =](/latexrender/pictures/e6c96e259616bf1e098b13d92163d018.png)
![\frac{2\sqrt[]{2}}{2} = \frac{2\sqrt[]{2}}{2} =](/latexrender/pictures/330b8505d6ca9cd93efaf90f06ee9111.png)
![\sqrt[]{2} \sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/f21662d1cabab6e8b273a4b6f1cd663a.png)
Tente resolver a b), senão conseguir retorne.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por TAE » Qui Mai 17, 2012 16:16
Bem lembrado, tinha me esquecido do mmc,

terminei a a) assim:
![\frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}=\frac{\sqrt[]{2}+\sqrt[]{2}}{2}=\frac{2\sqrt[]{2}}{2}=\sqrt[]{2} \frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}=\frac{\sqrt[]{2}+\sqrt[]{2}}{2}=\frac{2\sqrt[]{2}}{2}=\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/3390b1eb62683e85d03b90437cd0f984.png)
vou fazer a b)...
Valeu!
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por TAE » Qui Mai 17, 2012 16:50
A b), continuando:
![\frac{6+3\sqrt[]{2}}{4-\sqrt[]{2{}^{2}}}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{\sqrt[]{2^2}-1}=\frac{6-3\sqrt[]{2}}{4-2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{2-1}=\frac{6-3\sqrt[]{2}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{1}=*mmc=\frac{6-3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}-2}{2}=\frac{4-5\sqrt[]{2}}{2} \frac{6+3\sqrt[]{2}}{4-\sqrt[]{2{}^{2}}}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{\sqrt[]{2^2}-1}=\frac{6-3\sqrt[]{2}}{4-2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{2-1}=\frac{6-3\sqrt[]{2}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{1}=*mmc=\frac{6-3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}-2}{2}=\frac{4-5\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/61d58a889db6c3280162fde8c326d86b.png)
Tem algo errado com os sinais
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por DanielFerreira » Sáb Mai 19, 2012 07:29
Até aqui está certo:
![\frac{3}{2 - \sqrt[]{2}} - \frac{1}{\sqrt[]{2} + 1} = \frac{3}{2 - \sqrt[]{2}} - \frac{1}{\sqrt[]{2} + 1} =](/latexrender/pictures/1ac7ebb0e4f03c05a90a095b67ee49f7.png)
![\frac{3(2 + \sqrt[]{2})}{(2 - \sqrt[]{2})(2 + \sqrt[]{2})} - \frac{1(\sqrt[]{2} - 1)}{(\sqrt[]{2} + 1)(\sqrt[]{2} - 1)} = \frac{3(2 + \sqrt[]{2})}{(2 - \sqrt[]{2})(2 + \sqrt[]{2})} - \frac{1(\sqrt[]{2} - 1)}{(\sqrt[]{2} + 1)(\sqrt[]{2} - 1)} =](/latexrender/pictures/7ce0198160fbb8558e9c2e53f2204ab5.png)
Vc cometeu um erro no denominador, o correto seria:

Agora basta terminar.
Espero ter ajudado!!
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habilidade é saber como fazer;
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por TAE » Sáb Mai 19, 2012 11:23
Por que não está dando 8, hein...
![\frac{6+3\sqrt[]{2}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{1}=*mmc=\frac{6+3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}-2}{2}=\frac{4+\sqrt[]{2}}{2} \frac{6+3\sqrt[]{2}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{1}=*mmc=\frac{6+3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}-2}{2}=\frac{4+\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/609587e040e02ead84e2a210fd8ce175.png)
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por DanielFerreira » Sáb Mai 19, 2012 11:29
TAE,
cuidado com os sinais, eles podem ser fatais. Rsrsrsr
Note que na 2ª fração temos um sinal de negativo, ele troca todos os outros sinais do numerador, inclusive o do (- 1).
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habilidade é saber como fazer;
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por TAE » Seg Mai 21, 2012 16:42
Essa era minha dúvida dan, se quando você calcula o mmc troca o sinal de todos ou só do primeiro nº da fração, valeu, sempre aprendendo:
![*mmc=\frac{6+3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}+2}{2}=\frac{8+\sqrt[]{2}}{2} *mmc=\frac{6+3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}+2}{2}=\frac{8+\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/ae5f5aa35afe01e98f875b267e29b6ac.png)
*Arrumei

Editado pela última vez por
TAE em Ter Mai 22, 2012 23:20, em um total de 2 vezes.
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por DanielFerreira » Ter Mai 22, 2012 23:00
TAE escreveu:Essa era minha dúvida dan, se quando você calcula o mmc troca o sinal de todos ou só do primeiro nº da fração, valeu, sempre aprendendo:

Note que o sinal de
![3\sqrt[]{2} 3\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/bf77a1252f1af447cba5f995280d9705.png)
é positivo, e não negativo.
Se foi um erro de digitação desconsidere este
post.
Obs.: Quanto a sua dúvida ('ex'), o sinal de menos é da fração, ou seja, todos os termos do numerador; e, não apenas do

.
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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