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Ajuda na equação do 1 grau (segunda parte)

Ajuda na equação do 1 grau (segunda parte)

Mensagempor zekinha » Seg Jun 27, 2011 16:30

ALGUEM SABE TIRA O MINIMO DESSA EQUAÇÃO?

\frac{5}{{X}{-}{2}}{=}\frac{1}{4} COM x\neq 0?


gente como que faz uma equação com 4 inconigita?

"3bx + 6bc = 7bx + 3bc?"
só sei com duas.
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor Claudin » Seg Jun 27, 2011 16:55

zekinha escreveu:ALGUEM SABE TIRA O MINIMO DESSA EQUAÇÃO?

\frac{5}{{X}{-}{2}}{=}\frac{1}{4} COM x\neq 0?


gente como que faz uma equação com 4 inconigita?

"3bx + 6bc = 7bx + 3bc \Rightarrow 3bc=4bx \Rightarrow bc=\frac{4bx}{3}?"
só sei com duas.



Primeiramente em

\frac{5}{{X}{-}{2}}{=}\frac{1}{4} COM x\neq 0?

Você não deve tirar o mínimo e sim multiplicar cruzado, sendo assim temos:

x-2=20 \Rightarrow x=22

E sobre as incógnitas

3bx + 6bc = 7bx + 3bc

3bx + 6bc = 7bx + 3bc \Rightarrow 3bc=4bx \Rightarrow bc=\frac{4bx}{3}

Agora basta substituir os respectivos valores.
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor zekinha » Seg Jun 27, 2011 17:11

Claudin toda vez que for assim \frac{5}{{x-2}}=\frac{1}{4}
eu multiplico cruzado?

Não entendi muito bem =(
essa do 3bx + 6bc = 7bx + 3bc
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor Fabio Cabral » Seg Jun 27, 2011 23:56

Claudin escreveu:
E sobre as incógnitas

3bx + 6bc = 7bx + 3bc

3bx + 6bc = 7bx + 3bc \Rightarrow 3bc=4bx \Rightarrow bc=\frac{4bx}{3}

Agora basta substituir os respectivos valores.


Claudinho, houve um erro na sua resolução. O correto seria:

3bx+6bc=7bx+3bc

3bx-7bx=3bc-6bc

(-4bx=-3bc).(-1)

4bx=3bc

x=\frac{3bc}{4b}

x=\frac{3c}{4}
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor Fabio Cabral » Ter Jun 28, 2011 00:05

zekinha escreveu:Não entendi muito bem =(
essa do 3bx + 6bc = 7bx + 3bc


Primeiramente, agrupe os termos semelhantes. Neste caso, quem possui 'bx' de um lado da igualdade e quem possui 'bc' do outro.
Depois, resolva as expressões agrupadas.
Isole o x e passe todo o restante para o outro lado da igualdade.

Observe a resolução no post acima.
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor zekinha » Ter Jun 28, 2011 00:25

Fabio, entendi a sua resolução, muito bem explicado.
Só uma coisa, no final

x=\frac{3bc}{4b}

Cancela o "B" do numerador e do denominador, por isso a resposta foi x=\frac{3c}{4} ?

E, pode cancelar ambos os B ?

Abraço
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor Claudin » Ter Jun 28, 2011 01:09

Então Fábio percebi que eu postei somente uma igualdade da equação.

Resolvendo o que eu postei ficaria que 11bx=11bx

e não chegaria ao resultado. Portanto temos que a resolução correta seria a sua, por agrupamento e isolamento do x.

E quanto a sua dúvida de "tirar mínimo" zekinha, seria o seguinte, você vai tirar Mínimo Múltiplo Comum (MMC) somente quando tiver uma adição ou subtração, no problema exposto você possuía uma igualdade, ou seja, levava a uma multiplicação por isso teve que multiplicar cruzado em vez de tirar Mínimo.
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor zekinha » Ter Jun 28, 2011 01:55

Poxa pessoal, valeu mesmo pela ajuda!

Hehe... Só mais uma coisa, estava a procura de exercícios de matemática no Google, e encontrei
uma lista. Só que, em alguns deles, eu estou muito confuso quanto a isso.

Exemplo:
12x – 14(1 - x) -2 (10x + 4) = 0 ? aplicar a propriedade distributiva
12x - 14 +14x - 20x - 8 = 0 ... Porque? Que é " +14x " ? Sendo que o sinal no item vermelho (1 - x) é de {-} .

O mesmo ocorre neste aqui
4x – 6 (4 – x) = 10 + 8 (2x + 1) ? aplicar a propriedade distributiva
4x – 24 +6x = 10 + 16x + 8 Não entendo, o sinal não era para ser -6x ?
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor Claudin » Ter Jun 28, 2011 02:15

zekinha escreveu:Exemplo:
12x – 14(1 - x) -2 (10x + 4) = 0 ? aplicar a propriedade distributiva
12x - 14 +14x - 20x - 8 = 0 ... Porque? Que é " +14x " ? Sendo que o sinal no item vermelho (1 - x) é de {-} .

O mesmo ocorre neste aqui
4x – 6 (4 – x) = 10 + 8 (2x + 1) ? aplicar a propriedade distributiva
4x – 24 +6x = 10 + 16x + 8 Não entendo, o sinal não era para ser -6x ?



O que ocorre nos exemplos zekinha nada mais é que o jogo de sinais.
Sempre que tiver equações com multiplicações do tipo deve-se aplicar distributiva.
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor Claudin » Ter Jun 28, 2011 02:19

Melhor dizendo sobre o Jogo de Sinais

Seria dizer que em uma multiplicação de sinais temos que:

+.+=+

-.-=+

+.-=-

Portanto, basta saber usar essa multiplicação, e aplicar onde precisar, por exemplo, na distributiva abaixo como exemplo:

-2(10x-8) = -2(+10x)+ (-2).(-8) = -20x+16

Em que temos -.+=- e logo em seguida -.-=+
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor Fabio Cabral » Ter Jun 28, 2011 10:22

zekinha escreveu:Exemplo:
12x – 14(1 - x) -2 (10x + 4) = 0 ? aplicar a propriedade distributiva
12x - 14 +14x - 20x - 8 = 0 ... Porque? Que é " +14x " ? Sendo que o sinal no item vermelho (1 - x) é de {-} .

O mesmo ocorre neste aqui
4x – 6 (4 – x) = 10 + 8 (2x + 1) ? aplicar a propriedade distributiva
4x – 24 +6x = 10 + 16x + 8 Não entendo, o sinal não era para ser -6x ?



Bom dia, Zekinha.

Dê uma olhada neste link:
http://matematica.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=388:regra-de-sinais&catid=109:numeros-inteiros&Itemid=178

Ele ensina a usar a Regra dos Sinais com operações de: Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão.
Além disso, há também exemplos(do próprio cotidiano) explicados para que você possa praticar e verificar a respota, ok?
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor zekinha » Ter Jun 28, 2011 11:41

Fabio, muito bom o site que você me recomendou.
E Claudin, na verdade eu já sabia sobre o jogo de sinas, mas o negócio é que,
eu não soube expressar minha duvida!

Tipow
12x - 14 (1- x) -2 (10x +4 ) = 0

Ai fica assim: Copia o 12x normal e com o - 14 eu vou fazer a distributiva, blza até aqui. Agora, eu vou multiplicar 1º o 1 certo?
fica - 14 . 1 = 14 Dai multiplica o 2º que é o x
14 . (-x) ficara 14x ou -14x?
Na resolução está 14x mas, não faz sentido sendo que o que multiplica o (1 - x) que no caso é o -14x é negativo
era pra o - x ser -14x . (- x) ser -14x e não +14

Abraço
zekinha
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor Fabio Cabral » Ter Jun 28, 2011 12:14

zekinha escreveu:Ai fica assim: Copia o 12x normal e com o - 14 eu vou fazer a distributiva, blza até aqui. Agora, eu vou multiplicar 1º o 1 certo?

Certo.

zekinha escreveu:fica - 14 . 1 = 14

Errado.
-14.(1)= - 14
Preste atenção na regra dos sinais: (-).(+)=(-)

zekinha escreveu:Dai multiplica o 2º que é o x

Errado.
o 2º é -x e não apenas x

zekinha escreveu:14 . (-x) ficara 14x ou -14x?


14.(-x)=-14x
Novamente, lembre-se da Regra dos Sinais, onde (+).(-)=(-)

zekinha escreveu:Na resolução está 14x mas, não faz sentido sendo que o que multiplica o (1 - x) que no caso é o -14x é negativo
era pra o - x ser -14x . (- x) ser -14x e não +14


Não consegui te entender bem nesse ponto, mas veja:

-14(1-x)

Aplicando a distributiva:
-14(1)-14(-x)

Fazendo a multiplicação e aplicando a regra dos sinais:
-14+14x

Creio que assim (bem detalhado), você entederá melhor.

ps:
(-).(-)=(+)
(+).(+)=(+)
(+).(-)=(-)
(-).(+)=(-)
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Re: Ajuda na equação do 1 grau

Mensagempor zekinha » Ter Jun 28, 2011 12:44

Fabio, compreendi.
Muito Obrigado.
zekinha
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Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 10:38

Olá ! Tenho essa dúvida e não consigo montar o problema para resolução:

Qual é o racional não nulo cujo o quadrado é igual à sua terça parte ?

Grata.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 12:27

x^2 = \frac{x}{3}


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 12:55

também pensei que fosse assim, mas a resposta é \frac{1}{3}.

Obrigada Fantini.


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: MarceloFantini - Sex Fev 18, 2011 13:01

x^2 = \frac{x}{3} \Rightarrow x^2 - \frac{x}{3} = 0 \Rightarrow x \left(x - \frac{1}{3} \right) = 0

Como x \neq 0:

x - \frac{1}{3} = 0 \Rightarrow x = \frac{1}{3}

O que você fez?


Assunto: Conjunto dos números racionais.
Autor: scggomes - Sex Fev 18, 2011 16:17

eu só consegui fazer a igualdade, não consegui desenvolver o restante, não pensei em fatoração, mas agora entendi o que vc fez.

Obrigada.