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Soma de frações algébricas, como igualar os denominadores?

Soma de frações algébricas, como igualar os denominadores?

Mensagempor lucas7 » Qui Fev 17, 2011 20:55

Boa Noite! Preciso de ajuda:

17) \frac{x+y}{x-y} + \frac{x-y}{x+y} como que eu igualo esses denominadores? Eu não entendi como faz o mmc.

Outro exemplo:

19) \frac{3-x}{1-3x} - \frac{3+x}{1+3x} + \frac{16x-1}{1-9x^2}

Preciso de uma solução numa maneira bem explicativa, passo a passo, para eu poder entender.

Obrigado.
O gênio, esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada.
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Re: Soma de frações algébricas, como igualar os denominadore

Mensagempor Cleyson007 » Qui Fev 17, 2011 21:27

Boa noite Lucas!

17) \frac{x+y}{x-y} + \frac{x-y}{x+y}\Leftrightarrow\,\frac{(x+y)(x+y)+(x-y)(x-y)}{(x-y)(x+y)}

O procedimento é simples: O m.m.c é (x+y)(x-y) (Resolve dividindo o mmc pelo denominador, o resultado deverá ser multiplicado pelo numerador).

19) Repare que (1 - 3x) (1 + 3x) = (1 - 9x²) --> Logo o m.m.c é (1 - 9x²).

\frac{(1+3x)(3-x)-(1-3x)(3+x)+16x-1}{(1-3x)(1+3x)} (Aqui o procedimento adotado é o mesmo do exercício 17)

Agora tente desenvolver os parênteses sozinho, ok? Surgindo dúvidas comunique.

Abraços.

Até mais.
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Re: Soma de frações algébricas, como igualar os denominadore

Mensagempor Cleyson007 » Qui Fev 17, 2011 21:30

Boa noite Lucas!

17) \frac{x+y}{x-y} + \frac{x-y}{x+y}\Leftrightarrow\,\frac{(x+y)(x+y)+(x-y)(x-y)}{(x-y)(x+y)}

O procedimento é simples: O m.m.c é (x+y)(x-y) (Resolve dividindo o mmc pelo denominador, o resultado deverá ser multiplicado pelo numerador).

Resolvendo os parênteses do numerador:

\frac{(x+y)^2+(x-y)^2}{(x-y)(x+y)}

19) Repare que (1 - 3x) (1 + 3x) = (1 - 9x²) --> Logo o m.m.c é (1 - 9x²).

\frac{(1+3x)(3-x)-(1-3x)(3+x)+16x-1}{(1-3x)(1+3x)} (Aqui o procedimento adotado é o mesmo do exercício 17)

Agora tente desenvolver os parênteses sozinho, ok? Surgindo dúvidas comunique.

Abraços.

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Re: Soma de frações algébricas, como igualar os denominadore

Mensagempor lucas7 » Qui Fev 17, 2011 21:42

Tentei, mas acho que não deu certo:

17) \frac{(x+y)(x+y)+(x-y)(x-y)}{(x-y)(x+y)} = \frac{(x+y)+(x-y)}{1} = 2x.... Segundo o gabarito seria \frac{2(x^2+y^2)}{x^2-y^2}

Eu cortei as multiplicações para simplificar, e depois somei onde tinha o sinal de mais, qual o erro?!

ps: cheguei ao resultado certo da 17, sem simplificar ela. por que não dá pra cortar?

19) \frac{(1+3x)(3-x)-(1-3x)(3+x)+16x-1}{(1-3x)(1+3x)} = (3-x)-(3+x)+16x-1 = 16x-1

outra tentativa, sem simplificar inicialmente:
\frac{(3-x+9x-3x^2)-(3+x-9x-3x^2)+16x-1}{1+3x-3x-9x^2} = \frac{-6x^2+16x-1}{1-9x^2}

ps: consegui, o sinal negativo antes dos parentes altera a positividade de todos os números dentro do parênteses.

Segundo o gabarito: \frac{32x-1}{1-9x^2}

Obrigado
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Re: Soma de frações algébricas, como igualar os denominadore

Mensagempor lucas7 » Sex Fev 18, 2011 00:12

Outra:
\frac{a+b}{a-b} + \frac{b-a}{a+b} - \frac{4ab}{a^2-b^2} \Leftrightarrow \frac{(a+b)^2+(a-b)(b-a)-(4ab)}{(a-b)(a+b)}  = \frac{-2ab}{a^2-b^2}

O gabarito diz que a resposta é 0. Qual o erro?
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Re: Soma de frações algébricas, como igualar os denominadore

Mensagempor Cleyson007 » Sex Fev 18, 2011 18:23

Boa tarde Lucas!

Respondendo seu último exercício postado:

\frac{a+b}{a-b}+\frac{b-a}{a+b}-\frac{4ab}{a^2-b^2}

Vou resolver passo-a-passo para você entender melhor o que acontece. Veja:

\frac{(a+b)^2+(a-b)(b-a)-(4ab)}{(a-b)(a+b)}

Desenvolvendo o numerador e o denominador, temos:

\frac{a^2+2ab+b^2+(ab-a^2-b^2+ba)-4ab}{a^2-b^2}

\frac{a^2+2ab+b^2+ab-a^2-b^2+ba-4ab}{a^2-b^2}

Somando os termos do numerador perceberá que dará 0, logo:

\frac{0}{a^2-b^2}=0

Comente qualquer dúvida :y:

Até mais.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?