por livia02 » Qui Ago 15, 2013 16:03
Estou com dificuldade em resolver estes dois itens da questão.
Seja R a relação:
![R=[(a,b)\in Z x Z | ab>0] \cup [(0,0)] R=[(a,b)\in Z x Z | ab>0] \cup [(0,0)]](/latexrender/pictures/7810a97230f47dc93a7cd0576b590e0b.png)
(obs: o x representa multiplicação, e os colchetes na verdade são chaves, mas não quis sair na formatação.)
Mostrar que R é uma rel. de equivalência em Z;
Exibir a partição de Z pela relação de equivalência R.
Valeu
-
livia02
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Qua Ago 14, 2013 20:25
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia mecânica
- Andamento: cursando
por MateusL » Sex Ago 16, 2013 14:00
Para digitar chaves no

tens que digitar uma barra antes. Por exemplo, \{ e \}.
Acho que quisestes escrever isto:

Tens que provar que esta relação é reflexiva, simétrica e transitiva em

.
Sobre representar as partições, façamos o seguinte:
Definamos que

.
A relação

particiona

em três classes de equivalência:
![[1]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR1\}=\mathbb{Z}^*_+=\{a\in\mathbb{Z}\mid a>0\} [1]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR1\}=\mathbb{Z}^*_+=\{a\in\mathbb{Z}\mid a>0\}](/latexrender/pictures/5fba8a6f172f6c0eb0447d392197b125.png)
![[0]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR0\}=\{0\} [0]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR0\}=\{0\}](/latexrender/pictures/4bc86b9b14afeb11c15f14d1b0faff62.png)
![[-1]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR(-1)\}=\mathbb{Z}^*_-=\{a\in\mathbb{Z}\mid a<0\} [-1]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR(-1)\}=\mathbb{Z}^*_-=\{a\in\mathbb{Z}\mid a<0\}](/latexrender/pictures/f35db6dac2f5c89e9f18aac642076ae0.png)
De fato, todos os números positivos são equivalentes pela relação

, pois, para quaisquer números positivos

e

teremos

, ou seja,

.
Do mesmo modo, todos os números negativos são equivalentes.
Além disso, um número positivo e um número negativo não podem ser equivalentes, pois, se

e

, então

.
Por fim, o zero só é equivalente a ele mesmo. De fato, se existir algum

tal que

, então

, absurdo. Por outro lado, como

é uma relação de equivalência (que é o que você terá que provar), pela propriedade reflexiva teremos

, o que se vê imediatamente pela definição de

, pois

.
Abraço!
-
MateusL
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 68
- Registrado em: Qua Jul 17, 2013 23:25
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
por livia02 » Sex Ago 23, 2013 15:03
Consegui provar a relação e entendi a sua explicação.
Após isso, tinha que dizer quantos elementos há em cada classe de equivalência.
Respondi que há 1 elemento em cada. Está certo? Pois fui de acordo com as partições?
E como posso determinar o conjunto quociente Z/R? Tenho que usar as partições?
Obrigada!
-
livia02
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 6
- Registrado em: Qua Ago 14, 2013 20:25
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia mecânica
- Andamento: cursando
por MateusL » Sex Ago 23, 2013 15:50
Só há um elemento na partição que eu representei por
![[0] [0]](/latexrender/pictures/8d5162ca104fa7e79fe80fd92bb657fb.png)
. Nas partições
![[1] [1]](/latexrender/pictures/35dba5d75538a9bbe0b4da4422759a0e.png)
e
![[-1] [-1]](/latexrender/pictures/edb06daebcc6f079a6dee9a7ed831ea9.png)
existem infinitos números porque
![[1] [1]](/latexrender/pictures/35dba5d75538a9bbe0b4da4422759a0e.png)
contém todos números inteiros positivos e
![[-1] [-1]](/latexrender/pictures/edb06daebcc6f079a6dee9a7ed831ea9.png)
contém todos números inteiros negativos. Acho que a minha notação acabou te confundindo. Quando representei uma classe que equivalencia por
![[1] [1]](/latexrender/pictures/35dba5d75538a9bbe0b4da4422759a0e.png)
, por exemplo, quis represe ntar que todos os elementos dessa classe são equivalentes ao

, mas não que o

é o único elemento. Poderíamos muito bem representar a classe de equivalência
![[1] [1]](/latexrender/pictures/35dba5d75538a9bbe0b4da4422759a0e.png)
, por exemplo, como
![[2] [2]](/latexrender/pictures/beb4dbf9af069aa2df7b147229965085.png)
,
![[3] [3]](/latexrender/pictures/f2577a6fc29b900fe7d4c6321346be48.png)
,
![[1000] [1000]](/latexrender/pictures/823c8332a9da982601bde78f82bffdee.png)
, ou por qualquer representação
![[x] [x]](/latexrender/pictures/3e5314e9fd31509fdeb83faa0f729ba2.png)
, com

sendo um inteiro positivo, porque vimos que todos os inteiros positivos são equivalentes pela relação de equivalência

.
O conjunto quociente

é o conjunto de todas as classes de equivalência em

pela relação de equivalência

.
![\mathbb{Z}/R=\{[-1],\ [0],\ [1]\}=\{\mathbb{Z}_-^*,\ \{0\},\ \mathbb{Z}_+^*\} \mathbb{Z}/R=\{[-1],\ [0],\ [1]\}=\{\mathbb{Z}_-^*,\ \{0\},\ \mathbb{Z}_+^*\}](/latexrender/pictures/1abed4c1b7ae93efbd22737f0d241294.png)
Abraço!
-
MateusL
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 68
- Registrado em: Qua Jul 17, 2013 23:25
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica
- Andamento: cursando
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- RELAÇÃO DE EQUIVALENCIA
por EANDRIOLI » Seg Abr 23, 2012 01:51
- 0 Respostas
- 1162 Exibições
- Última mensagem por EANDRIOLI

Seg Abr 23, 2012 01:51
Álgebra Elementar
-
- Relação de equivalência
por Ana Maria da Silva » Dom Mar 23, 2014 16:23
- 0 Respostas
- 917 Exibições
- Última mensagem por Ana Maria da Silva

Dom Mar 23, 2014 16:23
Conjuntos
-
- [Relação entre Conjuntos] Relações de Equivalência
por andrelangoni » Qui Abr 20, 2017 23:12
- 0 Respostas
- 2055 Exibições
- Última mensagem por andrelangoni

Qui Abr 20, 2017 23:12
Conjuntos
-
- [Relações de Equivalência] como mostrar Relaçao de Equival.
por andrelangoni » Qui Abr 20, 2017 23:04
- 0 Respostas
- 1951 Exibições
- Última mensagem por andrelangoni

Qui Abr 20, 2017 23:04
Lógica
-
- Equivalência
por Ivo Silva2014 » Dom Mar 23, 2014 16:38
- 0 Respostas
- 1028 Exibições
- Última mensagem por Ivo Silva2014

Dom Mar 23, 2014 16:38
Conjuntos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.