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Relação de Equivalência

Relação de Equivalência

Mensagempor livia02 » Qui Ago 15, 2013 16:03

Estou com dificuldade em resolver estes dois itens da questão.

Seja R a relação: R=[(a,b)\in Z x Z | ab>0] \cup [(0,0)] (obs: o x representa multiplicação, e os colchetes na verdade são chaves, mas não quis sair na formatação.)

Mostrar que R é uma rel. de equivalência em Z;
Exibir a partição de Z pela relação de equivalência R.

Valeu
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Re: Relação de Equivalência

Mensagempor MateusL » Sex Ago 16, 2013 14:00

Para digitar chaves no \LaTeX tens que digitar uma barra antes. Por exemplo, \{ e \}.

Acho que quisestes escrever isto:

R=\{(a,b)\in \mathbb{Z}\times\mathbb{Z}\mid a\cdot b >0\}\cup\{(0,0)\}

Tens que provar que esta relação é reflexiva, simétrica e transitiva em \mathbb{Z}.

Sobre representar as partições, façamos o seguinte:
Definamos que aRb\iff (a,b)\in R.
A relação R particiona \mathbb{Z} em três classes de equivalência:

[1]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR1\}=\mathbb{Z}^*_+=\{a\in\mathbb{Z}\mid a>0\}
[0]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR0\}=\{0\}
[-1]=\{a\in\mathbb{Z}\mid aR(-1)\}=\mathbb{Z}^*_-=\{a\in\mathbb{Z}\mid a<0\}

De fato, todos os números positivos são equivalentes pela relação R, pois, para quaisquer números positivos a e b teremos a\cdot b>0, ou seja, aRb.
Do mesmo modo, todos os números negativos são equivalentes.
Além disso, um número positivo e um número negativo não podem ser equivalentes, pois, se a>0 e b<0, então a\cdot b<0.
Por fim, o zero só é equivalente a ele mesmo. De fato, se existir algum a\neq0 tal que aR0, então a\cdot 0>0, absurdo. Por outro lado, como R é uma relação de equivalência (que é o que você terá que provar), pela propriedade reflexiva teremos 0R0, o que se vê imediatamente pela definição de R, pois (0,0)\in R.

Abraço!
MateusL
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Re: Relação de Equivalência

Mensagempor livia02 » Sex Ago 23, 2013 15:03

Consegui provar a relação e entendi a sua explicação.
Após isso, tinha que dizer quantos elementos há em cada classe de equivalência.
Respondi que há 1 elemento em cada. Está certo? Pois fui de acordo com as partições?

E como posso determinar o conjunto quociente Z/R? Tenho que usar as partições?
Obrigada!
livia02
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Re: Relação de Equivalência

Mensagempor MateusL » Sex Ago 23, 2013 15:50

Só há um elemento na partição que eu representei por [0]. Nas partições [1] e [-1] existem infinitos números porque [1] contém todos números inteiros positivos e [-1] contém todos números inteiros negativos. Acho que a minha notação acabou te confundindo. Quando representei uma classe que equivalencia por [1], por exemplo, quis represe ntar que todos os elementos dessa classe são equivalentes ao 1, mas não que o 1 é o único elemento. Poderíamos muito bem representar a classe de equivalência [1], por exemplo, como [2], [3], [1000], ou por qualquer representação [x], com x sendo um inteiro positivo, porque vimos que todos os inteiros positivos são equivalentes pela relação de equivalência R.

O conjunto quociente \mathbb{Z}/R é o conjunto de todas as classes de equivalência em \mathbb{Z} pela relação de equivalência R.

\mathbb{Z}/R=\{[-1],\ [0],\ [1]\}=\{\mathbb{Z}_-^*,\ \{0\},\ \mathbb{Z}_+^*\}

Abraço!
MateusL
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59