por TAE » Qua Mai 16, 2012 18:03
Olá pessoal, como continuo a desenvolver:
a)
![\frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{10}} =\frac{1*\sqrt[]{2}}{(\sqrt[]{2}*)(\sqrt[]{2})}}+\frac{(\sqrt[]{5})*(\sqrt[]{10})}{(\sqrt[]{10})*(\sqrt[]{10})} = \frac{\sqrt[]{2}}{(\sqrt[]{2}){}^{2}}+\frac{\sqrt[]{50}}{\sqrt[]{100}}= \frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{\sqrt[]{50}}{10}=\frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{5\sqrt[]{2}}{10} \frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{10}} =\frac{1*\sqrt[]{2}}{(\sqrt[]{2}*)(\sqrt[]{2})}}+\frac{(\sqrt[]{5})*(\sqrt[]{10})}{(\sqrt[]{10})*(\sqrt[]{10})} = \frac{\sqrt[]{2}}{(\sqrt[]{2}){}^{2}}+\frac{\sqrt[]{50}}{\sqrt[]{100}}= \frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{\sqrt[]{50}}{10}=\frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{5\sqrt[]{2}}{10}](/latexrender/pictures/b1a1759cf79c93f6d06d3205a7adb571.png)
Resultado:
![\sqrt[]{2} \sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/f21662d1cabab6e8b273a4b6f1cd663a.png)
b)
![\frac{3}{2-\sqrt[]{2}}-\frac{1}{\sqrt[]2+1}}=\frac{3*(2+\sqrt[]{2})}{(2-\sqrt[]{2})(2+\sqrt[]{2})}-\frac{1(\sqrt[]{2}-1)}{(\sqrt[]{2}+1)(\sqrt[]{2}-1)} = \frac{6+3\sqrt[]{2}}{4-\sqrt[]{2}}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{\sqrt[]{2-1}}= \frac{3}{2-\sqrt[]{2}}-\frac{1}{\sqrt[]2+1}}=\frac{3*(2+\sqrt[]{2})}{(2-\sqrt[]{2})(2+\sqrt[]{2})}-\frac{1(\sqrt[]{2}-1)}{(\sqrt[]{2}+1)(\sqrt[]{2}-1)} = \frac{6+3\sqrt[]{2}}{4-\sqrt[]{2}}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{\sqrt[]{2-1}}=](/latexrender/pictures/185bdb724dc8fa2a5b5d5de08c47b3cf.png)
Resultado:
![\frac{8+\sqrt[]{2}}{2} \frac{8+\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/bf844978a3e71b66f3376f8261908605.png)
“O tolo, quando erra,queixa-se dos outros; o sábio queixa-se de si mesmo.” (Sócrates, 469-399, AC).
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por DanielFerreira » Qua Mai 16, 2012 23:22
TAE,
boa noite!
a)
Até onde fez está correto, mas poderia ter aplicado o MMC antes, veja:
![\frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{10}} = \frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{10}} =](/latexrender/pictures/6aed57968b57a475221148985c651d9b.png)
![\frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} = \frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} =](/latexrender/pictures/78ae67c068e86d8b23c3f0a84cc6ca65.png)
![\frac{1.\sqrt[]{5} + \sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} = \frac{1.\sqrt[]{5} + \sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} =](/latexrender/pictures/00b075060c86fae9b8989b1f1721627b.png)
![\frac{2.\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} = \frac{2.\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} =](/latexrender/pictures/0c4a3b2c25ad1aaed669f6cc568eaa4f.png)
![\frac{2}{\sqrt[]{2}} = \frac{2}{\sqrt[]{2}} =](/latexrender/pictures/714bb5d12de8bc9855edbacac6c58e8d.png)
racionalizando...
![\frac{2}{\sqrt[]{2}}.\frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} = \frac{2}{\sqrt[]{2}}.\frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} =](/latexrender/pictures/e6c96e259616bf1e098b13d92163d018.png)
![\frac{2\sqrt[]{2}}{2} = \frac{2\sqrt[]{2}}{2} =](/latexrender/pictures/330b8505d6ca9cd93efaf90f06ee9111.png)
![\sqrt[]{2} \sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/f21662d1cabab6e8b273a4b6f1cd663a.png)
Tente resolver a b), senão conseguir retorne.
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
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por TAE » Qui Mai 17, 2012 16:16
Bem lembrado, tinha me esquecido do mmc,

terminei a a) assim:
![\frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}=\frac{\sqrt[]{2}+\sqrt[]{2}}{2}=\frac{2\sqrt[]{2}}{2}=\sqrt[]{2} \frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}=\frac{\sqrt[]{2}+\sqrt[]{2}}{2}=\frac{2\sqrt[]{2}}{2}=\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/3390b1eb62683e85d03b90437cd0f984.png)
vou fazer a b)...
Valeu!
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por TAE » Qui Mai 17, 2012 16:50
A b), continuando:
![\frac{6+3\sqrt[]{2}}{4-\sqrt[]{2{}^{2}}}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{\sqrt[]{2^2}-1}=\frac{6-3\sqrt[]{2}}{4-2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{2-1}=\frac{6-3\sqrt[]{2}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{1}=*mmc=\frac{6-3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}-2}{2}=\frac{4-5\sqrt[]{2}}{2} \frac{6+3\sqrt[]{2}}{4-\sqrt[]{2{}^{2}}}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{\sqrt[]{2^2}-1}=\frac{6-3\sqrt[]{2}}{4-2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{2-1}=\frac{6-3\sqrt[]{2}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{1}=*mmc=\frac{6-3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}-2}{2}=\frac{4-5\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/61d58a889db6c3280162fde8c326d86b.png)
Tem algo errado com os sinais
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por DanielFerreira » Sáb Mai 19, 2012 07:29
Até aqui está certo:
![\frac{3}{2 - \sqrt[]{2}} - \frac{1}{\sqrt[]{2} + 1} = \frac{3}{2 - \sqrt[]{2}} - \frac{1}{\sqrt[]{2} + 1} =](/latexrender/pictures/1ac7ebb0e4f03c05a90a095b67ee49f7.png)
![\frac{3(2 + \sqrt[]{2})}{(2 - \sqrt[]{2})(2 + \sqrt[]{2})} - \frac{1(\sqrt[]{2} - 1)}{(\sqrt[]{2} + 1)(\sqrt[]{2} - 1)} = \frac{3(2 + \sqrt[]{2})}{(2 - \sqrt[]{2})(2 + \sqrt[]{2})} - \frac{1(\sqrt[]{2} - 1)}{(\sqrt[]{2} + 1)(\sqrt[]{2} - 1)} =](/latexrender/pictures/7ce0198160fbb8558e9c2e53f2204ab5.png)
Vc cometeu um erro no denominador, o correto seria:

Agora basta terminar.
Espero ter ajudado!!
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por TAE » Sáb Mai 19, 2012 11:23
Por que não está dando 8, hein...
![\frac{6+3\sqrt[]{2}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{1}=*mmc=\frac{6+3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}-2}{2}=\frac{4+\sqrt[]{2}}{2} \frac{6+3\sqrt[]{2}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{1}=*mmc=\frac{6+3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}-2}{2}=\frac{4+\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/609587e040e02ead84e2a210fd8ce175.png)
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por DanielFerreira » Sáb Mai 19, 2012 11:29
TAE,
cuidado com os sinais, eles podem ser fatais. Rsrsrsr
Note que na 2ª fração temos um sinal de negativo, ele troca todos os outros sinais do numerador, inclusive o do (- 1).
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por TAE » Seg Mai 21, 2012 16:42
Essa era minha dúvida dan, se quando você calcula o mmc troca o sinal de todos ou só do primeiro nº da fração, valeu, sempre aprendendo:
![*mmc=\frac{6+3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}+2}{2}=\frac{8+\sqrt[]{2}}{2} *mmc=\frac{6+3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}+2}{2}=\frac{8+\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/ae5f5aa35afe01e98f875b267e29b6ac.png)
*Arrumei

Editado pela última vez por
TAE em Ter Mai 22, 2012 23:20, em um total de 2 vezes.
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por DanielFerreira » Ter Mai 22, 2012 23:00
TAE escreveu:Essa era minha dúvida dan, se quando você calcula o mmc troca o sinal de todos ou só do primeiro nº da fração, valeu, sempre aprendendo:

Note que o sinal de
![3\sqrt[]{2} 3\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/bf77a1252f1af447cba5f995280d9705.png)
é positivo, e não negativo.
Se foi um erro de digitação desconsidere este
post.
Obs.: Quanto a sua dúvida ('ex'), o sinal de menos é da fração, ou seja, todos os termos do numerador; e, não apenas do

.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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