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Radiciação

Radiciação

Mensagempor TAE » Qua Mai 16, 2012 18:03

Olá pessoal, como continuo a desenvolver:
a)\frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{10}} =\frac{1*\sqrt[]{2}}{(\sqrt[]{2}*)(\sqrt[]{2})}}+\frac{(\sqrt[]{5})*(\sqrt[]{10})}{(\sqrt[]{10})*(\sqrt[]{10})} = \frac{\sqrt[]{2}}{(\sqrt[]{2}){}^{2}}+\frac{\sqrt[]{50}}{\sqrt[]{100}}= \frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{\sqrt[]{50}}{10}=\frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{5\sqrt[]{2}}{10}
Resultado:
\sqrt[]{2}

b)\frac{3}{2-\sqrt[]{2}}-\frac{1}{\sqrt[]2+1}}=\frac{3*(2+\sqrt[]{2})}{(2-\sqrt[]{2})(2+\sqrt[]{2})}-\frac{1(\sqrt[]{2}-1)}{(\sqrt[]{2}+1)(\sqrt[]{2}-1)} = \frac{6+3\sqrt[]{2}}{4-\sqrt[]{2}}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{\sqrt[]{2-1}}=
Resultado:
\frac{8+\sqrt[]{2}}{2}
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Re: Radiciação

Mensagempor DanielFerreira » Qua Mai 16, 2012 23:22

TAE,
boa noite!
a)
Até onde fez está correto, mas poderia ter aplicado o MMC antes, veja:
\frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{10}} =


\frac{1}{\sqrt[]{2}} + \frac{\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} =


\frac{1.\sqrt[]{5} + \sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} =


\frac{2.\sqrt[]{5}}{\sqrt[]{2}.\sqrt[]{5}} =


\frac{2}{\sqrt[]{2}} =

racionalizando...

\frac{2}{\sqrt[]{2}}.\frac{\sqrt[]{2}}{\sqrt[]{2}} =


\frac{2\sqrt[]{2}}{2} =


\sqrt[]{2}


Tente resolver a b), senão conseguir retorne.
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Re: Radiciação

Mensagempor TAE » Qui Mai 17, 2012 16:16

Bem lembrado, tinha me esquecido do mmc, :lol: terminei a a) assim:
\frac{\sqrt[]{2}}{2}+\frac{\sqrt[]{2}}{2}=\frac{\sqrt[]{2}+\sqrt[]{2}}{2}=\frac{2\sqrt[]{2}}{2}=\sqrt[]{2}

vou fazer a b)...

Valeu!
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Re: Radiciação

Mensagempor TAE » Qui Mai 17, 2012 16:50

A b), continuando:

\frac{6+3\sqrt[]{2}}{4-\sqrt[]{2{}^{2}}}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{\sqrt[]{2^2}-1}=\frac{6-3\sqrt[]{2}}{4-2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{2-1}=\frac{6-3\sqrt[]{2}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{1}=*mmc=\frac{6-3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}-2}{2}=\frac{4-5\sqrt[]{2}}{2}

Tem algo errado com os sinais
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Re: Radiciação

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Mai 19, 2012 07:29

Até aqui está certo:

\frac{3}{2 - \sqrt[]{2}} - \frac{1}{\sqrt[]{2} + 1} =\frac{3(2 + \sqrt[]{2})}{(2 - \sqrt[]{2})(2 + \sqrt[]{2})} - \frac{1(\sqrt[]{2} - 1)}{(\sqrt[]{2} + 1)(\sqrt[]{2} - 1)} =


Vc cometeu um erro no denominador, o correto seria:

\frac{6 + 3\sqrt[]{2}}{4 - 2} - \frac{\sqrt[]{2} - 1}{2 - 1} = \frac{6 + 3\sqrt[]{2}}{2} - \frac{\sqrt[]{2} - 1}{1} = (...)

Agora basta terminar.

Espero ter ajudado!!
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Re: Radiciação

Mensagempor TAE » Sáb Mai 19, 2012 11:23

Por que não está dando 8, hein...
\frac{6+3\sqrt[]{2}}{2}-\frac{\sqrt[]{2}-1}{1}=*mmc=\frac{6+3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}-2}{2}=\frac{4+\sqrt[]{2}}{2}
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Re: Radiciação

Mensagempor DanielFerreira » Sáb Mai 19, 2012 11:29

TAE,
cuidado com os sinais, eles podem ser fatais. Rsrsrsr

Note que na 2ª fração temos um sinal de negativo, ele troca todos os outros sinais do numerador, inclusive o do (- 1).
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Re: Radiciação

Mensagempor TAE » Seg Mai 21, 2012 16:42

Essa era minha dúvida dan, se quando você calcula o mmc troca o sinal de todos ou só do primeiro nº da fração, valeu, sempre aprendendo:

*mmc=\frac{6+3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}+2}{2}=\frac{8+\sqrt[]{2}}{2}

*Arrumei
:coffee:
Editado pela última vez por TAE em Ter Mai 22, 2012 23:20, em um total de 2 vezes.
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Re: Radiciação

Mensagempor DanielFerreira » Ter Mai 22, 2012 23:00

TAE escreveu:Essa era minha dúvida dan, se quando você calcula o mmc troca o sinal de todos ou só do primeiro nº da fração, valeu, sempre aprendendo:

*mmc=\frac{6-3\sqrt[]{2}-2\sqrt[]{2}+2}{2}=\frac{8+\sqrt[]{2}}{2}

:coffee:

Note que o sinal de 3\sqrt[]{2} é positivo, e não negativo.
Se foi um erro de digitação desconsidere este post.

Obs.: Quanto a sua dúvida ('ex'), o sinal de menos é da fração, ou seja, todos os termos do numerador; e, não apenas do \sqrt{2}.
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?